Bom dia Kennedy,
Posso tentar responder sua dúvida, na verdade é obrigatório uma empresa ter Contador, onde o mesmo profissional representa a empresa nos órgãos Federais, Estaduais e Municipais. Como exemplo temos o cadastro do CNPJ na Receita Federal que é obrigatório ter um Registro do Profissional no Conselho Federal de Contabilidade.
Com relação ao DAS que ele vai deixar a você, é referente a escrituração fiscal da empresa, onde esse procedimento consiste em analisar as notas fiscais de Entrada e Saída, o contador realiza também a obrigação acessória (de caráter informativo) que são a confecção dos livros fiscais determinado por leis como Livro de Registro de Entrada e Saída. Além dessa obrigação acessória citada acima, existe outras a ser entregue mensalmente.
Com relação ao INSS, é semelhante ao DAS, gera obrigações acessórias.
Concluindo, você mesmo pode gerar o DAS e o INSS, mas pode acontecer casos que possa aparecer informações de caráter técnico, onde somente o contador pode responder, outro ponto são as declarações acessórias onde é indispensável a entrega mensal e correta, pois essas obrigações acarretam multas. Por fim é necessário o Registro no Conselho Federal de Contabilidade, onde tem que existir um Contador vinculado ao cadastro da empresa em órgãos como Receita Federal e Sefaz.