x

FÓRUM CONTÁBEIS

SOBRE O PORTAL CONTÁBEIS

respostas 5

acessos 2.023

Início Escritório Contábil

Juliana Slawinski

Juliana Slawinski

Prata DIVISÃO 1 , Contador(a)
há 9 anos Sexta-Feira | 14 agosto 2015 | 20:44

Boa noite pessoal!

Estou iniciando a prestação de serviços contábeis em São Paulo capital, porém ainda em fase de Plano de Negócios. Tenho 9 anos de experiência contábil, financeira e DP, e estou me lançando no meu sonho de trabalhar para mim mesma.
E nesta fase, estou em dúvida quanto ao orçamento do meu futuro escritório contábil, como por exemplo:

- Fazendo toda uma estrutura de marketing (internet, rodadas comerciais, abordagem de possíveis clientes, etc), normalmente costumam entrar quantos clientes por mês? (considerando os serviços padrões de contabilidade, pessoal e fiscal, além da assessoria financeira)
- Fazendo uma relação entre Y clientes x Z funcionários, quantos funcionários tenho que ter para XXX clientes para entregar tudo com qualidade?
- Quais as principais reclamações de empresários quanto aos escritórios contábeis?

Peço a ajuda de vocês para tirar essas minha dúvidas.

Obrigada!
Juliana Slawinski

Hugo Ribeiro
Moderador

Hugo Ribeiro

Moderador , Contador(a)
há 9 anos Sábado | 15 agosto 2015 | 16:59

Juliana, boa tarde.

O marketing é importante para promover segmentos, mas não é garantia de mais clientes. No início, vale mais a indicação de outros clientes.

Em relação a quantidade de funcionários, também é relativo. Vai depender com quantos clientes irá começar o seu labor, sendo que a quantidade irá aumentando gradativamente de acordo com o crescimento do seu escritório.

De antemão, há de ter um bom sistema de contabilidade e estar preparada financeiramente para os custos e investimentos iniciais.

Boa sorte!!!

Hugo Ribeiro - Cristalina Goiás
[email protected]
Raji Fellipe

Raji Fellipe

Bronze DIVISÃO 3 , Contador(a)
há 9 anos Quarta-Feira | 2 setembro 2015 | 19:32

Boa noite, Juliana!

Também estou no início da minha jornada como empresário contábil. Será que podemos manter contato para compartilhar experiências?

Sou do RJ, meu e-mail é @Oculto

Atenciosamente,
Raji F.

Mateus da Silva Barbosa

Mateus da Silva Barbosa

Bronze DIVISÃO 4 , Contador(a)
há 9 anos Quarta-Feira | 2 setembro 2015 | 20:05

Boa noite Juliana,

Quanto a quantidade de empresas que passarão a escrita para seu escritório, é incerto qualquer número que te dermos aqui. O que se sabe baseado em estudos, que é muito mais rentável você manter os que já tem do que conquistar novos (isso a longo prazo), é logico que a cartela tem de crescer, mas de forma MUITO segura. Em relação ao numero de funcionários/empresa, uma média geral de vários escritórios que conheço são de aproximadamente 1 funcionário a cada 8 clientes (lembrando: não é regra, somente uma média geral de escritórios que conheço!). Quanto ao fator que mais gera reclamação dos clientes, pelo menos em escritórios que conheço e ao que presta serviço pra nosso grupo, é a falta de suporte e informação. É claro que a maioria dos escritórios trabalham em cima disso, mas o que vai te trazer sucesso, não é ficar somente bitolada em calcular e cumprir com as obrigações fiscais de seu cliente, mas sim às vezes, uma vez no mês visite cada um deles, dê um aperto de mão no sócio e vá até ao administrativo, pergunte se está tudo bem, se necessita de algum auxílio, etc. Verá que seu nome vai crescer de forma muito mais sólida, e, a cada dia mais essa solidez tomará conta de seu escritório e colaboradores.

Sucesso!

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade