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Cliente não confirma recebimento de email

ADILSON PEREIRA DOS SANTOS

Adilson Pereira dos Santos

Prata DIVISÃO 1 , Contador(a)
há 9 anos Terça-Feira | 20 outubro 2015 | 09:01

Quando enviamos um email de advertência para o cliente e ele não responde seu email... isso é falta de compromisso? que fazer para se documentar?


colegas qual a sua sugestão ou opinião?


Grato.

Adilson Pereira
S.Paulo.

Marcos Nunes

Marcos Nunes

Ouro DIVISÃO 2 , Consultor(a)
há 9 anos Terça-Feira | 20 outubro 2015 | 10:24

Bom Dia,
Adilson

há algumas jurisprudências e ate casos julgados a favor, com email como prova.
Se o envio e recebimento de emails é comum, nada justifica ele não confirmar.

É rotineiro, sempre tem email seu enviado a ele, e ele envia algo pra você?
agora, se ela não envia e nem responde, mas sabe que ele visualiza (exemplo envia guia para pagar, e ela consta paga depois.... pagou a guia que a recebeu no email), é imprimir o envio e se resguardar.

há aplicativos de gestão, onde o cliente tem um acesso, e voce envia tudo para a conta dele, como se fosse email, e quando o seu cliente receber, consta para voce a data e hora que o cliente abriu, ou não.


Abçs.

Israel Ferreira

Israel Ferreira

Prata DIVISÃO 3 , Contador(a)
há 9 anos Terça-Feira | 20 outubro 2015 | 15:38

Adilson,


Caso seja uma advertência de cobrança financeira (honorários), você pode encaminhar um e-mail para o Cliente informando a situação, e que deixará uma cópia de um demonstrativo assinado por você na empresa dele. Caso ele não esteja para assinar o recebimento, a assinatura do livro protocolo por um funcionário servirá como prova.

"Respostas em caráter de orientação, não produzem os efeitos da consulta formal junto ao órgão competente."


Israel Ferreira
Contador
Campos de Sousa Assessoria Contabil
Eduardo Molinari
Consultor Especial

Eduardo Molinari

Consultor Especial , Controller
há 9 anos Terça-Feira | 20 outubro 2015 | 15:58

Boa tarde Adilson!

Se você confirmar que no Cadastro do Cliente consta o endereço do email e você tiver guardado os emails que enviou para ele, na cobrança em juízo, ele não poderá alegar que não sabia da cobrança.


Sds

Não se iluda com os seus seguidores no Facebook, Twiter, WhatsApp, etc....
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Meus filhos... minha vida
Paulo

Paulo

Ouro DIVISÃO 1 , Sócio(a) Comercial
há 9 anos Quarta-Feira | 21 outubro 2015 | 08:44

Bom dia Adilson,

Eu recomendo procurar um e-mail que dê suporte de aviso de recebimento e aviso de leitura, apenas isto comprova que o cliente de fato recebeu o e-mail e o tomou ciência. As alegações para não ter recebido são inúmeras, como caixa de emails lotadas, extravio, spam, lixeira, não viu, apagou sem querer junto com outras coisas... E em nenhum dos casos tomou ciência.

Outra estratégia interessante é manda junto alguma coisa que a pessoa não poderá ignorar...

Forte abraço.

Eduardo Molinari
Consultor Especial

Eduardo Molinari

Consultor Especial , Controller
há 9 anos Quarta-Feira | 21 outubro 2015 | 09:04

Complementando o Sérgio, em vez de EMAIl, porque não manda uma Cobrança via Correios com AR? Assim, você terá a certeza do recebimento da mesma... fica mais caro mas é uma atitude sólida.....



Sds

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Paulo

Paulo

Ouro DIVISÃO 1 , Sócio(a) Comercial
há 9 anos Quarta-Feira | 21 outubro 2015 | 09:08

De fato, o bom e velho correio é sempre o melhor instrumento probatório... E tem algumas opções que dá para usar pela internet, sem incomodo de sair...

 Eduardo  Freitas

Eduardo Freitas

Prata DIVISÃO 5 , Contador(a)
há 9 anos Quinta-Feira | 22 outubro 2015 | 15:56

Caro Sergio,

Concordo com vc, o velho e bom AR(aviso de recebimento) ainda é o meio mais seguro de se ter um documento comprobatório do recebimento por parte da empresa. Atualmente, existem mecanismos na área de informática(e-mail) que comprovam o recebimento da correspondência.

Att

Eduardo Freitas
FMS CM
Controlador Geral
[email protected]
Phillipe Gambôa
Consultor Especial

Phillipe Gambôa

Consultor Especial , Gestor(a)
há 9 anos Quarta-Feira | 28 outubro 2015 | 10:31

Sempre que envio e-mails importantes coloco o endereço do e-mail do cidadão por 2 vezes e o meu como cópia.

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Abertura, alterações e baixas em PE
Revisão de processos
Implantação de padronização em escritórios contábeis
Consultoria e assessoria empresarial
Auditoria para escritórios e gestão de processos internos
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Orçamento gratuito
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Tel/Whats - (81) 99801.9055
Guilherme Heiderichi

Guilherme Heiderichi

Ouro DIVISÃO 1 , Consultor(a)
há 9 anos Quarta-Feira | 28 outubro 2015 | 10:46

Só muda o endereço, esses que nos deixam sem resguarda sempre irão existir.

A sugestão de um sistema conforme o Marcos citou seria o melhor para os escritórios, creio que um dia será assim na grande maioria, e inclusive foi tema de um trabalho na matéria de TI que tive na faculdade, uma plataforma online em que cada setor carregasse guias, documentos, etc... e que cada acesso gerasse um protocolo, disponibilizando (atualizado) inclusive aqueles documentos que os clientes sempre precisam. É questão de adaptar a cultura dos procedimentos na relação do serviço, se alguém conhecer uma plataforma deste tipo para escritório, eu gostaria de conhecer.

Atenciosamente,
Guilherme Heiderichi Correia - Contador/CRCSP - Especialista em Controladoria e Finanças
Foco em Incorporação, Construção e Serviços
Instagram: @newyorkcontabilidade

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