Jessé, tudo bem?
É muito comum no ambiente profissional as pessoas pensarem que mais atividades ou atividades mais difíceis ou desconhecidas são a justificativa de um aumento salarial. De uma forma geral sim, mas preliminarmente não.
Na minha opinião, para que uma promoção ou um aumento de salário se concretize, devemos estar de ante-mão preparados para as oportunidades que poderão aparecer. Em todas as empresas em que trabalhei, este conceito é consenso.
Se o "João" é analista contábil, trabalha em uma empresa de abrangência nacional, tem desejo de se tornar controller e sabe que a empresa tem planos para abrir filiais na América Latina, eu te pergunto:
- João espera ser promovido para estudar espanhol ou outra língua; ou
- João antecipadamente se prepara, estuda, para que caso a oportunidade apareça, ele seja o primeiro a ser visto?
Tu concorda que se João deixar para estudar depois da incerta promoção, ele poderá não ser o escolhido?
O exemplo que eu te dei é de uma situação ligeiramente diferente, mas o que eu queria deixar claro é que primeiro vem os desafios e depois virão as recompensas. Mas isto também nada impede que você já peça um aumento e teu chefe aceite... quem sabe.
Pense um pouco antes de falar com ele, será que não é melhor realizar esta tarefa, concluí-la com mérito, entregar o teu melhor e DEPOIS negociar um $$$? Você terá todas as suas conquistas para utilizar na negociação, diferente de apenas uma promessa, já que como você mesmo disse... ainda não tem experiência na prática. Pelo menos já tenha em mente que se o teu chefe te reposicionou para esta "nova" atividade, é porque ele confia na teu potencial.
É a minha humilde opinião...