x

FÓRUM CONTÁBEIS

SOBRE O PORTAL CONTÁBEIS

respostas 7

acessos 1.137

Abertura de escritório Contábil

Raphael de carvalho Nogueira

Raphael de Carvalho Nogueira

Bronze DIVISÃO 4 , Auxiliar Escrita Fiscal
há 9 anos Segunda-Feira | 18 janeiro 2016 | 17:06

Boa Tarde
Pessoal sempre tive o sonho de montar meu próprio negócio ou seja a minha contabilidade, agora estou no 3º ano de faculdade e o meu sonho ainda persiste porem notei que os escritórios de hoje não atendem todas as necessidades do empresario apenas atendem o fisco, então eu queria montar um escritório onde desse uma assistência ao cliente nas tomadas de decisões , porem sabemos que não é uma tarefa fácil.
No tempo em que estamos, em uma cidade do interior com pouco mais de 25 mil habitantes seria um negocio interessante ?
Sabendo que terei 5 ou 6 concorrente?

Raphael C. Nogueira
Eduardo Molinari
Consultor Especial

Eduardo Molinari

Consultor Especial , Controller
há 9 anos Terça-Feira | 19 janeiro 2016 | 07:31

Bom dia Raphael!

Na minha opinião, mesmo com 25.000 habitantes, você precisa analisar o potencial de empresas que estão funcionando na sua cidade.
Quanto a concorrência é nesse momento os diferenciais que você poderá oferecer o que pode dependendo do quê é oferecido, trazer clientes.

Eu não sou Escritório, mas o grande diferencial que eu procuraria num escritório seria:

1 - Excelência nos Serviços Contábeis, fiscais e trabalhistas
2 - Experiência em Planejamento Tributário (esse sim um enorme diferencial)
3 - Conhecimentos profundos da legislação Federal, Estadual, Trabalhista e Contabilidade pura
4 - Conhecimento das obrigações acessórias

Hoje em dia, muitos escritórios tem preferência em clientes que estão no Simples Nacional, pois é uma contabilidade mais, digamos, fácil de se fazer, e não tem muitas das obrigações acessórias que uma empresa do L.Real ou Presumido tem (os destestáveis SPED), mas esse, para mim é um grande erro. O profissional deve saber fazer as contas para apresentar ao cliente qual a melhor maneira dele economizar em tributos para que possa investir mais na empresa em sí, vou das um exemplo:

Um Representante Comercial, hoje ele pode se enquadrar no Simples Nacional, mas será que é vantagem? Será que o Lucro Presumido/Real não seria mais interessante para ele?

Esse é um diferencial que caso você domine, poderá ser o seu cartão de visitas.

Sds

Não se iluda com os seus seguidores no Facebook, Twiter, WhatsApp, etc....
Jesus só tinha 12 e ainda foi traído por um...

Meus filhos... minha vida
Kaik R. Vieira
Moderador

Kaik R. Vieira

Moderador , Coordenador(a)
há 9 anos Terça-Feira | 19 janeiro 2016 | 07:41

Concordo com o colega Eduardo, trabalho no ramo de escritórios a cerca de 9 anos e cidades pequenas lhes dão uma defasagem de renda muito alta, pois o mercado sendo do interior não segue a risca do valor mencionado pelo CRC a ser cobrado, mas como assim? Por exemplo na capital a faixa de honorário por empresa é 880,00 porém no interior o valor reduz a 50%, sendo assim você tem de analisar se é vantajoso pois poderá ser que no futuro sem planejamento em vez de ganhar digamos que você esteja pagando para trabalhar rs...

Tudo é questão de pesquisa, planejamento e análise, como mencionado acima após ter um grau de confiabilidade favorável ai sim você está pronto para seu negócio..

E por fim analise direitinho para não ter que abrir seu tão sonhado negócio e precocemente fechar. Boa sorte!!

Sds.

"A virtude de uma pessoa mede-se não por ações excepcionais, mas pelos hábitos cotidianos!"

Kaik R. Vieira
Contador (setor público e privado)
Ex-Perito Judicial
CRC: 0021187/O - ES
Vitória/ES
Fernanda Medeiros

Fernanda Medeiros

Prata DIVISÃO 1 , Contador(a)
há 9 anos Terça-Feira | 19 janeiro 2016 | 07:53

Bom Dia Raphael!!!

Sempre precisamos dá o primeiro passo, tenho certeza que você será um profissional diferenciado dos que tem no mercado... Não é todo mundo que tem esse pensamento... mais o mais importante é que você seja um profissional correto com o fisco e bem atencioso com os cliente...Não se preocupe com a concorrência existe espaço para todos... mais no inicio deverá ter um pouco de paciência até fazer a sua própria clientela.

Fernanda Medeiros
Contadora
CRC/DF 026578
" Se o tempo envelhecer o seu corpo mas não envelhecer a sua emoção, você será sempre feliz. "
Marcos V. Lubave

Marcos V. Lubave

Prata DIVISÃO 3 , Contador(a)
há 9 anos Terça-Feira | 19 janeiro 2016 | 08:52

Bom dia Raphael de Carvalho Nogueira ,

Endosso tudo o que os colegas acima escreveram. Porem você verá que não é fácil prestar um serviço extra de contabilidade, que ajude na tomada de decisões, que não seja puramente fiscal. Não estou falando isso para te desmotivar, longe disso. Digo isso para te alertar que você terá que cativar o seu cliente e mostrar-lhe os benefícios financeiros e econômicos de um acompanhamento contábil, seja ele até mesmo em ensinar a fazer um fluxo de caixa. Nas empresas menores os empresários tem medo de mudança e não querem nunca mostrar a verdadeira situação da empresa para o contador. Nas empresas maiores isso já muda um pouco.
Então você terá que lutar para seguir esse seu ideal, que diga-se de passagem é muito interessante. Não é impossível de ser conseguir prestar esse tipo de serviço, de auxilo através da contabilidade.
Se você sentir que apenas fazer a parte fiscal da empresa não te satisfaz, você também pode pensar em seguir o ramo da consultoria financeira, contábil, fiscal, organizacional.

Att.

Eduardo Freitas

Prata DIVISÃO 5 , Contador(a)
há 9 anos Terça-Feira | 19 janeiro 2016 | 10:35

Caros colegas,

Gosto de ver a coragem do Raphael em querer montar um escritório de contabilidade em uma cidade pequena e em um ano de profunda recessão, mas desejo $uce$$o e que seus planos se realizem.... mas que será uma luta diaria, isso vai.

Att

Eduardo Freitas
FMS CM
Controlador Geral
assinco.carloseduardo@gmail.com
Marcos V. Lubave

Marcos V. Lubave

Prata DIVISÃO 3 , Contador(a)
há 9 anos Terça-Feira | 19 janeiro 2016 | 10:49

É isso mesmo...
Coragem e bola pra frente!!! Haverão dificuldades, mas que não há jeito de superar com persistência... Sucesso!

Att.

Raphael de Carvalho Nogueira

Bronze DIVISÃO 4 , Auxiliar Escrita Fiscal
há 9 anos Terça-Feira | 19 janeiro 2016 | 11:39

Gostaria de agradecer a todos que expressaram suas opinião, pois o meu objetivo foi alcançado, que era ver varias ideias diferentes para que eu possa filtrar o que me falta e me aprimorar , para que no futuro esse meu plano torne-se algo sólido, não apenas um sonho que se desmorone como varias empresas que podemos ver.
Agradeço a todo, e se Deus quiser esse meu sonha sera realizado no seu tempo .

Raphael C. Nogueira

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade

Algumas informações precisam ser revistas: