x

FÓRUM CONTÁBEIS

SOBRE O PORTAL CONTÁBEIS

respostas 3

acessos 6.879

Modo Correto de Fazer Pergunta

Ricardo C. Gimenez
Moderador

Ricardo C. Gimenez

Moderador , Assessor(a) Contabilidade
há 16 anos Terça-Feira | 2 setembro 2008 | 17:14

Participantes do Fórum:


Em especial aos participantes que postam suas dúvidas, solicito que bem observem o conteúdo do texto da pergunta, bem como os valores citados, principalmente nas questões postadas na sala de Contabilidade em Geral.

No intuito de contribuir com outros profissionais eliminando suas dúvidas, já deparei-me com várias questões em que o texto não era claro, objetivo e corente e/ou que os valores envolvidos na questão não mantinham relação entre si, fora as questões que são colocadas em salas erradas.

Em suma, ao solicitar que o consulente "melhore" a pergunta, em geral este melhora o termo só parcialmente e ainda precisamos solicitar novamente que a questão seja melhor esclarecida, mais completa e com valores passíveis de cálculos corretos, exatos.

Logo, com perguntas incorretas/incompletas/valores implicitamente incoerentes é desperdiçado pelo menos o triplo do tempo disponível de quem estiver disposto a responder dúvidas, enquanto as perguntas em salas erradas desperdiçam o tempo dos moderadores (fora o tempo que estes também perdem com perguntas deficientes), além do desperdício do espaço disponível nos arquivos.

Ainda neste assunto, é extremamente importante citar que as perguntas devem ser o mais completas possível, mais corretas possível e com valores matematicamente corretos porque a questão receberá respostas conclusivas e isto servirá para análise de outros participantes. Com questões muito alongadas em "solicitações de esclarecimento" só conseguiremos confundir quem visualizar a questão.

Na condição de usuário coloco estas palavras porque julgo que o Fórum destina-se a trocar experiências entre profissionais, e profissionalmente não fazemos coisas superficiais ou pela metade como ultimamente está nas perguntas.

Meu prazer é responder com coerência, utilidade, validade e comprovação (exemplos práticos) e isto requer questões inteligíveis logo em sua postagem.

Antecipadamente peço desculpas se me excedi em algo, embora a realidade esteja neste patamar.

Saudações

Prof. Ricardo
Professor público de matemática
Contador
Wilson Fernando de A. Fortunato
Moderador

Wilson Fernando de A. Fortunato

Moderador , Contador(a)
há 16 anos Terça-Feira | 2 setembro 2008 | 18:08

Apoiado Ricardo.

E ainda complementando: Como disse nesta postagem, é necessário fazer primeiro uma pesquisa sobre o assunto antes de postar uma dúvida.
O fórum tem muitas questões sobre quase tudo e, sempre que faz-se a pesquisa, acaba até mesmo aprendendo mais do que se espera.

Sempre pesquise antes de postar
Visite o meu Facebook.
***CCB
Ricardo C. Gimenez
Moderador

Ricardo C. Gimenez

Moderador , Assessor(a) Contabilidade
há 13 anos Quarta-Feira | 16 fevereiro 2011 | 13:17

Boa tarde, Janaina De Oliveira Ribeiro


Bem-vinda ao Fórum Contábeis.

Sugiro-lhe inicialmente ler as Regras do Fórum (clique aqui), e depois buscar estas informações na sala correta, que é a de "Registro de Empresas".

Observe que o nome deste tópico é "Como Fazer Perguntas", que foi por mim criado no intuito de instruir os participantes sobre o melhor modo de se fazer uma pergunta, o que não significa que perguntas como a sua sejam feitas neste tópico, até mesmo porque ele está depositado na sala "Sobre o Portal Contábeis", onde são feitas postagens sobre o funcionamento do fórum geral, e não para dirimir dúvidas deste tipo.

Obrigado pela compreensão.


Boa sorte

Prof. Ricardo
Professor público de matemática
Contador

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.