Diego de Oliveira
Bronze DIVISÃO 1 , Auxiliar ContabilidadeBoa tarde, desculpe se estiver postando na sala errada, mas não encontrei uma que me parecesse mais apropriada.
Trabalho em um escritório e um de nosso clientes resolveu mudar de contador. Foi entregue a ele, todos os livros e documentos impressos referentes a sua empresa.
Porém o novo contador tem insistido em solicitar um backup do nosso sistema de escrituração contábil, visto que ele utiliza o mesmo sistema e isso facilitaria para que ele desse prosseguimento com a escrituração da empresa.
Porém meu patrão o contador responsável se nega a entregar, alegando que toda a informação que consta no sistema foi entregue impressa nos livros, e que não tem obrigação e não se sente a vontade em entregar cópia dos sistemas contábeis.
Já vasculhei na internet e pelo que encontrei constatei que realmente não há obrigação de entregarmos cópias do sistema, mesmo que apenas a parte que consta apenas os dados da empresa em questão, porém o novo contador e o próprio cliente estão importunando frequentemente alegando que é uma obrigação nossa, mesmo eu ciente de que não é, como constatei através de posts antigos do portal, não encontrei uma base legal para negar a entrega. Alguém saberia me informar a legislação que trata desse assunto de modo que eu possa mostrar ao novo contador e ao cliente que esta não é uma obrigação nossa?
Desde já muito obrigado.