Vanessa R.
Bronze DIVISÃO 3 , Contador(a)Olá caros colegas,
Venho aqui relatar algo que acabou de me acontecer, neste exato momento, e que me deixou um tanto quanto abalada. Na verdade eu não sei nem porque me abalou tanto, já que isso acontece toda hora, mas me deixou bastante triste e sem reação.
Há 10 minutos recebi uma ligação de um senhor, médico, indagando sobre meus serviços contábeis e pedindo um valor de mensalidade (sic). Não gosto de dar informações assim por telefone, prefiro um email mais formal, com mais informações dadas com calma ou com uma visita pessoal ao possível futuro cliente, mas de qualquer modo eu acabei conversando com ele e explicando meus serviços.
Ele me disse que sua empresa, uma clínica médica, é composta por 4 sócios, todos médicos, e que possui 2 funcionários e que ela é tributada pelo lucro presumido.
Sem pensar muito, só com essas informações, eu lhe falei que cobraria R$ 1.200,00 para fazer toda a contabilidade, todas as obrigações acessórias inerentes à atividade, quaisquer relatórios que fosse do interesse de gestão dele, e que até 10 funcionários este valor não se alteraria. Falei que todos os documentos que ele precisaria estaria disposto em meu site, online 24hrs, e estaria incluso assessoria e consultoria contábil. Expliquei das responsabilidades e implicações de um serviço mal executado e dei garantia de um serviço bem feito.
Pra minha surpresa ele falou que o valor que eu havia lhe dado era o mais 'alto' entre os que ele havia visto, que na cidade de Pelotas, vizinha à minha, havia um contador cobrando R$ 300,00 para fazer a contabilidade para uma empresa do LP e que o mais alto que ele havia visto até então foi de R$ 600,00.
Gente, eu fiquei sem reação. Na hora eu me questionei se eu estava realmente com preço exorbitante ou se o aviltamento de honorários está comendo solto por aí e nosso órgão regulador não conseguiu detectar isso ainda.
Falei pra ele que eu achava um pouco difícil ele conseguir um preço tão baixo aqui na minha cidade - no fim eu já passei a duvidar disso - e resolvi refazer meu honorário para ele. Isto mesmo, refiz o meu honorário prometendo cumprir os mesmos serviços, Ah, e ainda, sem cobrar a 13ª parcela de honorário. Passei para R$ 880,00.
E ele me respondeu o seguinte: "-Pois é, acho que vou ter que procurar por um contador em Pelotas".
GENTE! É inacreditável isso, juro que me senti tão mal por isso que eu nem sei como terminei a ligação.
Fica aqui o meu desabafo a vocês e a dúvida: Estou errada na valoração dos meu serviços?
Obrigada, e desculpem qualquer coisa.
Vanessa Ramos