x

FÓRUM CONTÁBEIS

SOBRE O PORTAL CONTÁBEIS

respostas 1

acessos 2.815

Entendendo os débitos e créditos em contabilidade

Lucivando Coelho Guimaraes Coriolano

Lucivando Coelho Guimaraes Coriolano

Prata DIVISÃO 3 , Contador(a)
há 8 anos Quarta-Feira | 9 novembro 2016 | 15:50



É muito comum o estudante iniciante em contabilidade e às vezes quando termina a faculdade não sabe debitar e creditar contas. Entender o funcionamento do método das partidas dobradas é essencial para fazer lançamentos em contabilidade e a partir daí será possível elaborar demonstrações contábeis. O método das partidas dobradas surgiu por volta de 1492 na Itália. Não se sabe quem é o idealizador de tal método, mas supõe-se que o Frei Lucas Pacioli é o inventor. Passados mais de 500 anos, ninguém jamais conseguiu modifica-lo e é aceito no mundo todo. O princípio básico do método é que "para todo débito há um crédito correspondente e de igual valor e vice-versa".
A conta caixa por exemplo, tem natureza devedora e aumenta-se de saldo a medida que debitamos tal conta. Mas, a confusão é que débito para as coisas é algo ruim e negativo e logo, não há como entender sendo caixa uma coisa boa para empresa ser devedora e não credora.
Débito em latim significa ALGO QUE PERTENCE A EMPRESA e crédito quer dizer CONFIANÇA. Logo, se o caixa da empresa é algo que pertence a ela própria, isto é, é um bem, o caixa é de natureza devedora. No caso por exemplo da conta fornecedores que é uma obrigação da empresa. A empresa quando tem saldo na conta fornecedores quer dizer que tem um CRÉDITO COM TERCEIROS. Daí que a conta fornecedores é de natureza CREDORA.
Alguns autores trazem a explicação que isto é uma convenção estabelecida na contabilidade. Você pode perguntar POR QUE AS CONTAS DO ATIVO SÃO DEVEDORAS E AS DO PASSIVO SÃO CREDORAS. É meramente uma convenção estabelecida pela Contabilidade. Se vc pensar nos números e traçar uma reta, a esquerda do 0 tem-se os números negativos e a direita tem-se os números positivos. POR QUE? É uma convenção. Logo, AS CONTAS DO ATIVO representa tudo que pertence a empresa, são as aplicações de recursos e devem ser debitadas para aumentar seu saldo, já as do PASSIVO são as origens de recursos da empresa, é de onde veio o dinheiro, devem ser creditadas pelo seu aumento. A exceção disso são as chamadas CONTAS REDUTORAS DO ATIVO E PASSIVO. Se do ativo, devem ser creditadas, como é o caso da depreciação acumulada. Bem espero com esta breve explicação ter aberto sua mente para iniciar o estudo da contabilidade. É essencial entender partidas dobradas e sem isso, nada se saberá de contabilidade. É a base da base. Até breve!!!

Para saber mais:

MÉTODO DAS PARTIDAS DOBRADAS

ou

http://www.professordecontabilidade.com.br

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade