x

FÓRUM CONTÁBEIS

SOBRE O PORTAL CONTÁBEIS

respostas 2

acessos 3.344

Abrir escritório - recém-formada - sem experiência

Renata Salles

Renata Salles

Bronze DIVISÃO 3, Consultor(a) Tributário
há 6 anos Sexta-Feira | 13 abril 2018 | 10:40

Olá, caros colegas, bom dia!

Me chamo Renata, e estou formada há aproximadamente 1 ano em Contabilidade (março/2017).
Tenho apenas 8 meses de experiência na área fiscal em uma empresa de energia, e nem vi grandes coisas por lá, foi tudo bem básico.
Saí do estágio em 2014, e desde então, não trabalhei mais, por vários motivos. No final do ano passado, eu e meu noivo começamos um MBA em Gestão Fiscal e Tributária, sendo que ele já é advogado especializado na área tributária, mas com pouca experiência.

E eu e meu noivo gostaríamos de constituir um escritório juntos. No caso, nossa ideia é ter um escritório que fizesse toda a rotina contábil, financeira, DP, fiscal, e ter a parte específica de tributos, com recuperação de créditos, compliance etc, onde ele atuaria mais que eu.

O problema é que eu e ele (mais eu que ele, rs) temos medo de fazer besteira! Porque são tantas declarações, obrigações acessórias, rotinas, detalhes, que temos medo de fazer nosso cliente acabar pagando multa, ou acabar perdendo dinheiro, e não recuperando, ou dar algum problema com a contabilidade, enfim!

Então minha questão é a seguinte: devemos abrir um escritório? Nossa ideia era começar só com empresas pequenas, do Simples e MEI, para ir pegando o "jeito" das rotinas, principalmente na parte que seria de escritório contábil.

Muitos colegas meus da faculdade falam que temos que "dar a cara a tapa" mesmo, ir aprendendo conforme o tempo for passando, porque é isso que a maioria deles está fazendo, só que quase todos eles tem pelo menos 2 anos de experiência em diversas áreas e empresas, e nossa experiência é bem limitada (meu noivo, por exemplo, ainda não trabalhou na área tributária).

Dando uma olhada no fórum, observei que o conselho da maioria é trabalhar por um tempo primeiro em um escritório para pegar experiência, e depois ter o próprio; mas hoje em dia, até para trabalhar como auxiliar contábil, as empresas têm pedido pelo menos 1 a 2 anos de experiência! Como posso aprender, se não consigo ser contratada?
Então pensamos, ao invés de perder tempo tentando ser contratados, de a gente abrir nosso escritório (estudando muito antes, durante, e depois, obviamente) e tentar a "sorte".

Gostaria de saber o que os colegas acham disso?

Obrigada desde já pela atenção,
Renata Salles.

OBS.: existe um curso do Anderson Hernandes (https://www.andersonhernandes.com.br) que ensina rotinas de escritório, gostaria de saber se ele é bom, se vale a pena comprar o curso online? Obrigada.

CLÁUDIO ANTÔNIO DA SILVA

Cláudio Antônio da Silva

Ouro DIVISÃO 3, Técnico Contabilidade
há 6 anos Sexta-Feira | 13 abril 2018 | 10:56

Renata Izandra Affonso de Salles

Vocês podem começar sim, mas claro, devem ficar muito atentos às rotinas de um escritório de contabilidade, pois como você mesmo mencionou, são muitas obrigações. Seria bom vocês iniciarem e junto com isso, terem uma consultoria para vocês terem onde buscar informações sobre todas as rotinas, eu incido a Econet (http://www.econeteditora.com.br) e tembém sugiro o site Só contabilidade (http://www.socontabilidade.com.br) onde tem informções detalahdas sobre contabilidade.

Sucesso!

Cláudio Antônio da Silva
CRIATIVA Contabilidade Ltda
WhatsApp Business (51) 986320450
[email protected]
---
Contabilidade para Igrejas
Emissão de Certificado Digital
---
Empresa Associada à Contadores S/A
Empresa Membro do ICBR | Instituto dos Contadores do Brasil
olnei gomes

Olnei Gomes

Iniciante DIVISÃO 3, Consultor(a) Contabilidade
há 6 anos Sexta-Feira | 13 abril 2018 | 11:03

Bom dia Renata

Tua preocupação é compreensível, visto que o profissional de contabilidade
tem um padrão ético muito rígido a ser observado.

Com esta preocupação, visando auxiliar os novos profissionais que estão
entrando no mercado autônomo, abrindo seus escritórios, dando seus primeiros passos,
criamos uma base de apoio direcionada a estes profissionais.

Nosso trabalho é orientar em todas as etapas com as declarações, obrigações acessórias, rotinas trabalhistas e previdenciárias,
enfim, atuamos como "supervisores de estágio", que auxiliam o profissional em todos os momentos de dúvidas,
garantindo que não deixe de cumprir nenhum prazo ou omissão e alguma rotina/obrigação.

Nosso trabalho/missão é acompanhar o profissional até que ele se sinta plenamente seguro no desempenho
de suas atividades.

Se desejar maiores esclarecimento, pode fazer contatos por nosso e-mail: @Oculto

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.