Fórum Contábeis - propósito
Depois de sete mil respostas e pelos menos três vezes mais de comentários lidos, muitos deles absorvidos e aprendidos, vou me dar o direito (desculpem a pretensão) de tecer alguns comentários sobre o propósito deste Fórum.
Aqui temos de "tudo um pouco". Desde aqueles que se dizem mestres em contabilidade e que mal sabem diferenciar débitos de créditos, até os que humildemente nos agraciam com verdadeiras lições acerca do assunto discutido.
Quer queiramos ou não, este é (sim) um serviço de consultoria, ainda que afirmemos não se prestar a isto.
E digo mais, sob determinado aspecto é uma das consultorias mais confiáveis e completas que já tive a oportunidade de ter disponível e usar. Isto porque é fundamentada em situações vividas e nos comentários de pessoas diferentes. Para obtê-la não precisamos mais do que saber dos autores e ler seus comentários e respostas.
A meu ver é gratuita porque é impagável.
Como aquilatar (e valorizar) a experiência já vivida por pessoas como o Elias, o Wilson, o Ricardo, o Osvaldo, o Claudio, o José Luiz, o M. Messias (cito apenas alguns de nossa área) e outros que diariamente brindam-nos com verdadeiras lições acerca de assuntos que "dominam"?
Suas respostas fundamentam-se em puro conhecimento vivenciado, nos estudos, na rotina, não estão nos manuais de Perguntas e Respostas nem em conclusões particulares extraídas da caótica legislação de nosso país.
Como atribuir valores a tais conhecimentos?
Na contramão do conhecimento vivenciado estão alguns consultores - de quem não raro discordamos - que ministram cursos relâmpagos com vistas unicamente voltadas ao aspecto financeiro e aqueles que fazem pior "chutam" opiniões e fomentam a lei do "jeitinho".
O Fórum não é serviço de consultoria (concordo) por não ter a obrigatoriedade da resposta, uma vez que é ministrado principalmente por pessoas que julgo insuperáveis naquilo que ensinam sempre que conseguem roubar um pouco de seu próprio tempo.
Daí - perdoem-me os que discordam - para mim, este Fórum tem sido o serviço de consultoria mais completo que já obtive. Considerem que mantenho os de consultoria paga.
Há os que abusam, os que exigem e até os que acham que somos obrigados a responder com a mesma rapidez com que (idiotamente) foi imposta. Sob este aspecto é inegável a razão com que se revestem as afirmações do Wilson que tem minha particular admiração.
A parte de tudo isto está o propósito do Fórum Contábeis.
A meu ver e acima de todos os que lhe atribuímos, o real propósito é o de propiciar o repasse de conhecimentos sem distinção, movidos pelo simples prazer de ajudar, de ensinar o que aprendemos para que no menor tempo possível, sejamos muitos sabendo muito.
Neste aspecto está de parabéns o Ricardo que (por profissão) cobra para ensinar e aqui o faz gratuitamente.
...