x

FÓRUM CONTÁBEIS

SOBRE O PORTAL CONTÁBEIS

respostas 4

acessos 435

Curso para exercer funções do escritório Contábil

JESSICA DA CRUZ ALVES

Jessica da Cruz Alves

Ouro DIVISÃO 1, Assistente Administrativo
há 4 anos Quinta-Feira | 19 dezembro 2019 | 16:50

Olá.

Preciso da orientação dos colegas que já são formados em Contabilidade, são contadores, trabalham na área, e sabem a risca as obrigações de um escritório contábil e suas normas perante o CRC. Para me esclarecerem algumas dúvidas:

1º: Para trabalhar em um escritório Contábil, precisa obrigatoriamente ter estudado Ciências Contábeis?

2º: Para executar diversas funções, como legal, societário e fiscal, também precisa ter estudado Ciências Contábeis?

3º: É correto e legalmente falando, trabalhar em um escritório contábil sem ter formação nenhuma?

Jessica da Cruz Alves
junia santos

Junia Santos

Ouro DIVISÃO 1, Auxiliar Contabilidade
há 4 anos Sexta-Feira | 20 dezembro 2019 | 10:27

Jessica da Cruz Alves
bom dia

Preciso da orientação dos colegas que já são formados em Contabilidade, são contadores, trabalham na área, e sabem a risca as obrigações de um escritório contábil e suas normas perante o CRC. Para me esclarecerem algumas dúvidas:
1º: Para trabalhar em um escritório Contábil, precisa obrigatoriamente ter estudado Ciências Contábeis?
2º: Para executar diversas funções, como legal, societário e fiscal, também precisa ter estudado Ciências Contábeis?
3º: É correto e legalmente falando, trabalhar em um escritório contábil sem ter formação nenhuma?
1 nao necessariamente precisa ter estudado 
2 Quem faz o serviço de lançamento e conciliação contabil, sim, precisa ter registro no CRC pois esses serviços são privativos de um contador
3 vc pode exercer atividade como auxiliar, mas nunca podera assinar como contador

Junia Meireles
JESSICA DA CRUZ ALVES

Jessica da Cruz Alves

Ouro DIVISÃO 1, Assistente Administrativo
há 4 anos Sexta-Feira | 20 dezembro 2019 | 11:31

Obrigada pela resposta.

Sobre a 2ª e 3ª questão, meu problema é quando preciso sanar duvidas de clientes.

Todas as vezes em que não sei responder, eu pesquiso no google, venho até o portal Contábeis, e tento ajudar o cliente no que é possível, porém, na maioria das vezes eu não tenho 100% de certeza sobre minha resposta.

Tenho medo de orientar cliente errado, como aconteceu ontem, mas prefiro não comentar o que aconteceu, pois fiquei com muita vergonha, e tive que explicar para o cliente que eu não estudei contabilidade. Eu não tenho base teórica nenhuma pra orientar alguém. Por sorte, a cliente é muuuito gente boa, e me entendeu.

Mas fico com receio disso acontecer com outros clientes, e bomba explodir pra cima de mim.

Onde trabalho não é um escritório de contabilidade legalizado pelo CRC. Ele será regularizado agora por que o fiscal do CRC bateu aqui há algumas semanas atras, e agora estamos providenciando as alterações e registro necessários...

Mas só quem tem contabilidade de formação é o Contador responsável pelo escritório...

Aí fiquei com essas dúvidas, por que não sei se o CRC obriga a contabilidade registrada a ter somente funcionários formados na área...




Jessica da Cruz Alves
Marcilon Farias de Lima Junior

Marcilon Farias de Lima Junior

Bronze DIVISÃO 5, Analista Fiscal
há 4 anos Sexta-Feira | 20 dezembro 2019 | 11:47

Oi Jéssica. 
Bom dia!

Logo no artigo 1º, da resolução CFC n° 1.494/15 diz:
Art. 1ºSomente poderá exercer a profissão contábil, em qualquer modalidade de serviço ou atividade, segundo normas vigentes, o contador ou técnico em contabilidade registrado em CRC.
Então, mesmo que seja uma assistente, analista, auxiliar, o mesmo deverá ter registro.
Para exemplificar de outras profissões, os advogados tem registro de estagiários para estudantes.
E acredito que você não aceitaria passar por um médico, mesmo assistente, que não tivesse CRM.
Isso, além de tudo, valoriza a nossa profissão, e contribui para um país melhor.
Em relação a pesquisar no Google, até ajuda, mas na contabilidade cada caso é um caso, e a forma correta é entender o caso, procurar na legislação, interpreta-la e ai sim formar sua resposta.
Tenha um Feliz Natal e próspero Ano Novo =)

Marcilon Júnior

"Gente grande de verdade, sabe que é pequeno e por isso cresce."
(Mario Sergio Cortella)

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.