Parabéns Wilson pela sua trajetória. Receita de sucesso: autoconfiança, educação e disposição para aprender e exercer a profissão.
Ao nosso colega Sergio Couitinho, posso tbm relatar minha experiencia para ele melhor avaliar cada caso: fiz curso técnico em contabilidade e assim que terminei, iniciei como empregada na função de auxiliar num escritório contábil, após trabalhar em 2 escritórios e por 6 anos.
Resolvi me arriscar e assumi a contabilidade de duas empresas do mesmo dono e por lá fiquei 15 anos. Tive que aprender muito e sozinha, já que como auxiliar sempre podia recorrer ao chefe, mas em escritórios normalmente ficamos presos ao setor em que trabalhamos, pois as atividades diárias são tantas, que dificilmente temos chance de tentar aprender serviços de outros setores, mas não é impossível.
Resolvi fazer o curso superior porque o mercado exige cada vez mais e também para me atualizar e abrir novos horizontes na minha profissão.
Nesse período o meu patrão resolveu vender uma das empresas, e por sorte, o novo dono me contratou e gostou do meu trabalho e acabei me transferindo para um escritório dentro dessa empresa. Após 1 ano, a mesma empresa foi vendida novamente, foi quando senti a necessidade de ter meu próprio escritório. (Como você citou, a gente se acomoda em emprego fixo, mesmo não sendo o que desejamos).
Já havia se passado um ano da conclusão do curso superior quando abri meu próprio escritório, mas antes eu já vinha pegando a contabilidade de algumas empresas pequenas (autorizada pelo dono das empresas em que eu era empregada). Somando essas e as outras que eu já tinha começado a prestar serviços, abri o escritório com 09 empresas, em julho/2009. Atualmente já tenho o dobro de empresas e conto com 4 colaboradores.
Mas, afirmo que não tem sido fácil, a contabilidade é um leque muito grande para ser desenvolvida, com responsabilidade, competencia e eficiencia. Pois, qualquer falha tem multas severas e em caso de erros temos de assumir as responsabilidades, inclusive, pagar as multas, se for caso. São tantos prazos para serem cumpridos, inúmeras obrigações acessórias, fora as principais.
Nós Contadores cada dia estamos "trabalhando" mais para o fisco, pois com a tecnologia evoluída, a fiscalização tem sido feita, praticamente toda ela, através das declarações que enviamos ao Fisco. Há uma rede de troca de informações entre o fisco federal e os estados, administradoras de cartões, cartórios, bancos, enfim.
No meu caso, especificamente, a impressão que tenho é que "papai do céu" quer testar meus conhecimentos, pois frequentemente entra pela porta do meu escritório um cliente de uma atividade nova, que ainda não conheço. Daí corro atrás do prejuízo, uso minha consultoria tributária, e corro também aqui para o fórum e faço pesquisas, perguntas e vou sanando minhas dúvidas, mas enquanto isso, tem uma declaração, uma apuração de tributo, uma reunião que foi adiada, enquanto faço minhas pesquisas.
Enfim Sergio, o intuito não é desanimá-lo e sim de colocá-lo a par da real situação do que é assumir a responsabilidade de um escritório contábil apenas com os estudos. A experiencia é tão importante quanto.
Assim que concluir o seu curso e se registrar no CRC da sua localidade, informe-se sobre os cursos oferecidos pelo conselho, são muito bons. Tem também os oferecidos pelo SESCON. A contratação de uma boa consultoria tributária tambem ajuda muito. E claro, a participação aqui no fórum, sempre aprendemos e podemos também contribuir de alguma forma.
Abraços e muita sorte para você!!!