x

FÓRUM CONTÁBEIS

SOBRE O PORTAL CONTÁBEIS

respostas 10

acessos 3.020

dúvidas sobre a profissão.

Sérgio Coutinho

Sérgio Coutinho

Prata DIVISÃO 1 , Auxiliar Escritório
há 15 anos Segunda-Feira | 15 março 2010 | 12:44

Boa tarde,

Tenho lido bastante este site, mas nunca me pronunciei. Gostaria de saber se algum dos frequentadores deste espaço, montaram seus escritórios mesmo sem experiência profissional.
Estou fazendo um curso técnico de contabilidade, sei que é dificílimo alguém trabalhar bem só com o curso, queria saber se existe algum caso de sucesso, ou todos sempre trabalharam com contabilidade antes de terem seus próprios escritórios.

Tudo aquilo que é urgente, é algo que algum imbecil não conseguiu fazer em tempo abil, e um idiota quer que você faça em tempo record.
Wilson Fernando de A. Fortunato
Moderador

Moderador , Contador(a)
há 15 anos Terça-Feira | 16 março 2010 | 09:05

Bom dia Sérgio Couitnho!

Em primeiro lugar gostaria de lhe dar as Boas Vindas em nome de todos aqui do Fórum.
É um prazer tê-lo aqui e espero que goste do nosso Fórum, aprenda muito e nos ajude ainda mais.

Sobre sua indagação, imagino eu que posso dizer que sou um caso de sucesso pela minha curta história na contabilidade.

Meu tio abriu o escritório aqui na cidade em sociedade com um amigo. Ele (meu tio) era o contabilista resposável (com o CRC) e o amigo dele tinha toda esperiência.
Eu e meu primo começamos a trabalhar na função de office-boy e sempre busquei aprendizado. Comecei aprendendo a fazer os lançamentos fiscais (livro de entrada, saída, inventário), cálculo de impostos, folha de pagamento e algumas declarações.

Certo dia, este amigo do meu tio resolveu "abandonar" o escritório e mudou-se para outra cidade.
Meu tio estava muito afastado do escritório e eu tive, de uma hora para outra, que assumir a responsabilidade de todos os serviços do escritório.
Neste momento, eu não tinha nenhum curso e muita (mas muita mesma) pouca esperiência na área.

Foi uma fase muito difícil. Tive que aprender muita coisa de forma rápida e sozinho.
Depois de algum tempo, fiz um curso superior em Administração de Empresas (na época não havia nenhum curso de contabilidade próximo de minha cidade). Outro tempo depois, fiz o curso Técnico Contábil e hoje estou pensando em iniciar um curso Superior em Contabilidade.

Sei que falta muita coisa ainda para caminhar mas, posso dizer que adquiri muita esperiência e algum conhecimento.
Temos um escritório de contabilidade em nossa cidade e, graças ao nosso Bondoso Deus, estamos crescendo a cada dia (de vagar e sempre...rrsss).

Do pouco que já vivi até hoje, posso te dizer uma coisa: Só a experiência não basta, da mesma forma que somente o estudo não basta.
É necessário mesclar a experiência com os estudos. Com muita dedicação, paciência e força de vontade, na minha opinião, essa é fórmula ideal para alcançar o sucesso.

Vai uma importante dica: Use bastante o Fórum Contábeis.
Não existe em lugar algum no mundo uma ferramente onde podemos colocar em prática os conhecimentos, como no Fórum Contábeis.

Aqui você encontrará situações reais que ocorrem no dia-a-dia de nossa profissão. Situações estas que estão ocorrendo com um colega e que, ainda não ocorreu com você.
Ao ajudá-lo, você irá colocar em prática o seu conhecimento, ou irá aumentá-lo. Quando a situação "aparecer" no seu escritório, já saberá como resolver.

...

Sempre pesquise antes de postar
Visite o meu Facebook.
***CCB
Sérgio Coutinho

Sérgio Coutinho

Prata DIVISÃO 1 , Auxiliar Escritório
há 15 anos Terça-Feira | 16 março 2010 | 09:17

Valeu Wilson pela resposta.

Estou perguntando a todos que conheço e lendo muito, pois estou centrado em abrir meu escritório assim que terminar o curso, não penso de forma alguma em trabalhar empregado, pois, as vezes nos acomodamos com um emprego fixo.

Tudo aquilo que é urgente, é algo que algum imbecil não conseguiu fazer em tempo abil, e um idiota quer que você faça em tempo record.
KEILA REJANE ROCHA ROSAL

Keila Rejane Rocha Rosal

Prata DIVISÃO 4 , Contador(a)
há 15 anos Quarta-Feira | 17 março 2010 | 00:54

Parabéns Wilson pela sua trajetória. Receita de sucesso: autoconfiança, educação e disposição para aprender e exercer a profissão.

Ao nosso colega Sergio Couitinho, posso tbm relatar minha experiencia para ele melhor avaliar cada caso: fiz curso técnico em contabilidade e assim que terminei, iniciei como empregada na função de auxiliar num escritório contábil, após trabalhar em 2 escritórios e por 6 anos.

Resolvi me arriscar e assumi a contabilidade de duas empresas do mesmo dono e por lá fiquei 15 anos. Tive que aprender muito e sozinha, já que como auxiliar sempre podia recorrer ao chefe, mas em escritórios normalmente ficamos presos ao setor em que trabalhamos, pois as atividades diárias são tantas, que dificilmente temos chance de tentar aprender serviços de outros setores, mas não é impossível.

Resolvi fazer o curso superior porque o mercado exige cada vez mais e também para me atualizar e abrir novos horizontes na minha profissão.

Nesse período o meu patrão resolveu vender uma das empresas, e por sorte, o novo dono me contratou e gostou do meu trabalho e acabei me transferindo para um escritório dentro dessa empresa. Após 1 ano, a mesma empresa foi vendida novamente, foi quando senti a necessidade de ter meu próprio escritório. (Como você citou, a gente se acomoda em emprego fixo, mesmo não sendo o que desejamos).

Já havia se passado um ano da conclusão do curso superior quando abri meu próprio escritório, mas antes eu já vinha pegando a contabilidade de algumas empresas pequenas (autorizada pelo dono das empresas em que eu era empregada). Somando essas e as outras que eu já tinha começado a prestar serviços, abri o escritório com 09 empresas, em julho/2009. Atualmente já tenho o dobro de empresas e conto com 4 colaboradores.

Mas, afirmo que não tem sido fácil, a contabilidade é um leque muito grande para ser desenvolvida, com responsabilidade, competencia e eficiencia. Pois, qualquer falha tem multas severas e em caso de erros temos de assumir as responsabilidades, inclusive, pagar as multas, se for caso. São tantos prazos para serem cumpridos, inúmeras obrigações acessórias, fora as principais.

Nós Contadores cada dia estamos "trabalhando" mais para o fisco, pois com a tecnologia evoluída, a fiscalização tem sido feita, praticamente toda ela, através das declarações que enviamos ao Fisco. Há uma rede de troca de informações entre o fisco federal e os estados, administradoras de cartões, cartórios, bancos, enfim.

No meu caso, especificamente, a impressão que tenho é que "papai do céu" quer testar meus conhecimentos, pois frequentemente entra pela porta do meu escritório um cliente de uma atividade nova, que ainda não conheço. Daí corro atrás do prejuízo, uso minha consultoria tributária, e corro também aqui para o fórum e faço pesquisas, perguntas e vou sanando minhas dúvidas, mas enquanto isso, tem uma declaração, uma apuração de tributo, uma reunião que foi adiada, enquanto faço minhas pesquisas.

Enfim Sergio, o intuito não é desanimá-lo e sim de colocá-lo a par da real situação do que é assumir a responsabilidade de um escritório contábil apenas com os estudos. A experiencia é tão importante quanto.

Assim que concluir o seu curso e se registrar no CRC da sua localidade, informe-se sobre os cursos oferecidos pelo conselho, são muito bons. Tem também os oferecidos pelo SESCON. A contratação de uma boa consultoria tributária tambem ajuda muito. E claro, a participação aqui no fórum, sempre aprendemos e podemos também contribuir de alguma forma.

Abraços e muita sorte para você!!!

Keil@Rejane
MARLON NASCIMENTO CUIABANO

Marlon Nascimento Cuiabano

Bronze DIVISÃO 2 , Assistente Administrativo
há 15 anos Sexta-Feira | 26 março 2010 | 18:07

A escolha da profissão é realmente um ponto crucial na nossa vida, é a hora de decidirmos aquilo que gostamos alem do entrave de ganhar bem fazendo o que gosta. É bastante dificil conseguir isto mas à relatos de sucesso de pessoas que fizeram o que não gostavam mas que hoje gostam do que fazem e outros de pessoas que vivem sem aquele interesse profissional desejado pelas empresarios, aquele profissional motivado. Escolha aquilo que goste porem se desejar fazer aquilo que te de lucro tente ser feliz fazendo-o da melhor maneira possivel.

TUDO NA VIDA SE CONSEGUE PROCURANDO NOS LUGARES CERTOS.
suely pereira

Suely Pereira

Iniciante DIVISÃO 2 , Analista Financeiro
há 14 anos Domingo | 20 junho 2010 | 11:57

Boa tarde

Já que todos deram a sua receita do sucesso, gostaria de esclarecer que comecei minha carreira de forma um pouco difícil de trilhar, pois não fiz curso técnico, entrei direto para uma faculdade onde tive a oportunidade de estagiar e trabalhar em uma grande multinacional, com um salário muito bom , um tanto em desacordo para minha idade, mas em mátéria de conhecimento não era muito bom. Pois em empresas grandes , existem setores distintos, ou seja , um dpto para contas a pagar, contas a receber , análises de contas, estoque, contabilidade, fiscal, ou seja , vc acaba se limitando , conhecendo apenas uma parte da contabilidade que é um mundo de conhecimento e atualmente se inovando a cada dia.

Gosto da sua garra, mas as escolas ensinam a teoria, porém os problemas que vc enfrentará no seu próprio negócio, apenas vc conseguirá resolver , através dissernimento, equilíbrio e muita força de vontade.

Aércio Fernando Bocolli

Aércio Fernando Bocolli

Iniciante DIVISÃO 3 , Auxiliar Contabilidade
há 14 anos Quarta-Feira | 23 junho 2010 | 17:55

Olá pessoal sou novo no Forum!! Gostaria primeiramente de parabenizar a todos por esse idealizismo. Como faço qunado estou com uma duvida para enviar ao Forum, pois o unico campo que achei para enviar foi esse. Se caso estou errado por favor me corrigem..

Agradeço a atenção de todos

Att
Aércio

Moderador

Moderador , Contador(a)
há 14 anos Quinta-Feira | 24 junho 2010 | 09:00

Bom dia Aércio Fernando Bocolli!

Em primeiro lugar gostaria de lhe dar as Boas Vindas em nome de todos aqui do Fórum.
É um prazer tê-lo aqui e espero que goste do nosso Fórum, aprenda muito e nos ajude ainda mais.

Em relação à sua dúvida, aconselho você a fazer uma atenciosa leitura nas Regras do Fórum.
Lá você verá (dentre outros):

1 - Como criar um novo Tópico

- Entre no departamento/sala onde deseja enviar uma mensagem, a relação das salas está na Página Principal do Fórum
- Leia os tópicos e faça uma pesquisa para verificar se já existe informações sobre sua dúvida.
- Se não encontrar resposta para seu problema, clique no botão Nova mensagem e preencha o formulário.
- Aproveite para ler outros tópicos e contribua com o Fórum respondendo.
- Você precisa estar cadastrado no Portal Contábeis e fazer o login para criar Tópicos.

Visite o meu Facebook.
***CCB
Moderador

Moderador , Contador(a)
há 14 anos Terça-Feira | 23 novembro 2010 | 16:17

Boa tarde Edinaldo Antonio dos Santos!

Em relação à sua postagem, por acaso a pergunta que você está se referindo é esta aqui (sobre red. base cálculo)?
Qual o problema que não consegue ler sua pergunta?

Persistindo as dúvidas, volte a postar.

No mais, desejo-lhe um ótimo dia!

Visite o meu Facebook.
***CCB

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade