x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS FEDERAIS

respostas 3

acessos 164

simples nacional quantas vezes posso desistir e solicitar nova inclusão

REGINALDO PENTEADO RAMOS

Reginaldo Penteado Ramos

Iniciante DIVISÃO 5, Contador(a)
há 3 anos Terça-Feira | 5 janeiro 2021 | 17:52

Boa Tarde
Minha duvida é quantas vezes posso desistir e solicitar a inclusão no Simples Nacional ate a data limite de 31/01/202, pois já existia um parcelamento que só foi cancelado após efetuar solicitação de opção do simples. Com isso quando vou parcelar os débitos esses valos não estão sendo considerados para efeito do novo parcelamento.
Então pensei em cancelar o pedido de inclusão no Simples Nacional é solicitar um novo?
 

RODRIGO PAIVA CAMPOS CARVALHO

Rodrigo Paiva Campos Carvalho

Bronze DIVISÃO 3, Agente Administrativo
há 3 anos Segunda-Feira | 11 janeiro 2021 | 21:15

Reginaldo.

A legislação não impõe limite de vezes.

Porém, cabe ressaltar que a opção deve se dar somente no próximo ano, até o ultimo dia de janeiro (Cap. IV, Seção I, art. 16)

§ 2o  A opção de que trata o caput deste artigo deverá ser realizada no mês de janeiro, até o seu último dia útil, produzindo efeitos a partir do primeiro dia do ano-calendário da opção, ressalvado o disposto no § 3o deste artigo.

Solano

Solano

Bronze DIVISÃO 4, Contador(a)
há 3 anos Sexta-Feira | 15 janeiro 2021 | 17:19

Boa tarde, Reginaldo!

Como citado acima, não existe limite. porém, a precisa ser solicitada até o dia 31/12 se estiver tudo em dia, ou regularizar em janeiro e fazer a opção até 29/01.

PAULA

Paula

Prata DIVISÃO 1, Diretor(a) Administrativo
há 3 anos Terça-Feira | 2 fevereiro 2021 | 09:43

Bom dia,

Cliente lucro presumido com dividas que gostaria de optar ao simples nacional.
As dividas foram pagas e algumas parceladas, foi feita a solicitação ao simples porém só sairá o deferimento em 25/02/2021.

1- Como proceder com o SPED ICMS/IPI que o prazo vai até dia 15/02? Declaro ou não?
2- Como proceder com a folha de pagamento de janeiro/2021, informei como não optante, devo fazer uma retificadora?
3- Sobre a DCTF trimestral como informo?  nunca fiz de mudança de regime.

Se puderem me ajudar fico imensamente grata!!

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.