Uma nova IOB agora com Inteligência Artificial
x

FÓRUM CONTÁBEIS

SOBRE O PORTAL CONTÁBEIS

respostas 7

acessos 1.446

DESABAFO PESSOAL

WEVERTON BORGES

Weverton Borges

Iniciante DIVISÃO 3, Estagiário(a)
há 2 anos Segunda-Feira | 24 maio 2021 | 22:53

Boa noite, sou novo no fórum e gostaria de compartilhar algo com vocês em busca de ajuda e de uma palavra amiga.
me chamo weverton borges, voltei a cursar a faculdade (Estácio) no 6 período de contabilidade depois de quase 2 anos parado por motivos financeiros. consegui uma bolsa e reabri minha matrícula. me formar na faculdade sempre foi um sonho de infância, sou de origem pobre e ninguém da minha família jamais pisou em uma faculdade.

enquanto estava com a faculdade trancada, sempre dizia que quando voltasse seria pra mudar minha vida, que me dedicaria como nunca fizera, que entraria de cabeça nos estudos, faria muitos exercícios e leria muito para ser o profissional que almejo, acontece que não estou conseguindo cumprir nem 20% do que dizia pra mim mesmo que faria. tenho um trabalho de peão no CEASA-rj que consome toda minha energia, tento estudar no ônibus na ida e na volta mas não consigo absorver nada. falta 1 ano e meio para me formar e eu não sei ABSOLUTAMENTE NADA. tudo que eu aprendi nos 5 primeiros meses eu ja esqueci(visto que fiquei 2 anos parado) e me sinto muito mal com isso. penso como vai ser quando estiver prestes a me formar e notar que fiz 4 anos de faculdade e não sei fazer uma questão básica da área. gostaria de alguns conselhos, ajuda sobre como estudar melhor, por onde começar, se alguém ja passou por algo parecido e se viu na mesma situação.  muito obrigado pelo espaço e por terem lido esse desabafo.

weverton borges.

Vanderlei Montrezol

Vanderlei Montrezol

Ouro DIVISÃO 1, Contador(a)
há 2 anos Terça-Feira | 25 maio 2021 | 09:00

Bom dia Weverton.

O mercado de trabalho de profissionais da Área contábil é muito abrangente (Ex.: Contábil, Fiscal, Financeiro, Legal, Depto Pessoal, Controladoria, Auditoria etc...),  você pode se especializar em determinada área e focar seus estudos nisso.

O melhor caminho para você é tentar trabalhar em escritório contábil, tenho certeza que você irá ter oportunidade de aprendizado.

Abs e boa sorte.

Vanderlei Montrezol

Graduado em Ciências Contábeis e Pós-Graduado em Normas Internacionais de Contabilidade (IFRS-BRGAAP) pela FECAP, empresário Contábil atuante desde 2010.

https://www.invictusbps.com.br
Hugo Ribeiro
Moderador

Hugo Ribeiro

Moderador , Contador(a)
há 2 anos Domingo | 6 junho 2021 | 02:27

Weverton, há muitos profissionais contábeis que carecem de profissionais com a sua garra e determinação.
Não desista e tenha fé sempre.

Alguém seguramente será o seu apoio quando você efetivamente precisar ter uma oportunidade em um escritório de contabilidade, e creia, se fosse aqui na minha cidade, seguramente você já estaria trabalhando comigo, onde a mão de obra é muito escassa e precisamos de pessoas que de fato queiram trabalhar.

Quanto a faculdade... sinceramente eu prefiro a pessoa com prática...

Como disse o colega Vanderlei, tente o quanto antes uma colocação num escritório de contabilidade, pois diante da sua história de vida, creia, imagino que terá sucesso nessa empreitada.

Boa sorte, companheiro.


Hugo Ribeiro - Cristalina Goiás
[email protected]
Cristian Alen Silva Resende

Cristian Alen Silva Resende

Ouro DIVISÃO 2, Administrador(a) Empresas
há 2 anos Quarta-Feira | 23 junho 2021 | 11:00

Bom dia!

Faculdade depois você esquece tudo que aprendeu praticamente, tenta arruma um estagio na área, ingressa em algum escritório  ai você vai aprender a trabalha.

Não pode é desistir, ainda mais que já esta quase formando, depois faz uma pós ou alguma especialização, dependendo da área que você entra no mercado, você não vai vê 1/3 do que aprendeu na faculdade.

Cristian Alen
[email protected]

\"Não tenho um caminho novo, o que tenho de novo é o jeito de caminhar\" (autor desconhecido)
Danilo Cipriano

Danilo Cipriano

Prata DIVISÃO 2, Analista Tributos
há 2 anos Segunda-Feira | 4 outubro 2021 | 14:45

Caro colega,

A Contabilidade é uma ciência tão complexa que nos 4 anos de faculdade, só da pra pincelar um pouco de tudo, logo, é normal a gente se sentir inseguro mesmo. Minha humilde sugestão é que você procure algo para trabalhar na área o quanto antes, certamente você vai aprender muito mais. Eu passei por uma situação com certa semelhança, passei quase todo o meu tempo de faculdade servindo ao exército e saí quase sem experiência na área. Tive que descer alguns degraus e topar trabalhar como estagiário, e acredito ter sido uma boa escolha.

Te desejo força e sorte. Continue  na luta.

Cristina da Silva Costa Fama

Cristina da Silva Costa Fama

Bronze DIVISÃO 4, Contador(a)
há 2 anos Quinta-Feira | 25 novembro 2021 | 13:25

Boa tarde!!!

Posso dizer que a faculdade é a porta de entrada para um leque muito, mas muito amplo de conhecimento, que na realidade só pode ser adquirido no exercício efetivo da profissão, o que você tem que analisar e como vc se sente quando vai ler um assunto contábil, quando houve sobre as mudanças tributárias, etc. Pois a contabilidade está em constante transformação. Posso te garantir que o melhor é não desistir, mas buscar uma oportunidade já em algum escritório, ao até mesmo numa função administrativa dentro da empresa, ou até mesmo se informar no seu emprego o que você precisa para apoiar o setor administrativo, pois aí mesmo com certeza vc já pode adquirir experiência verificando os processos, se informando sobre os contratos, que tipo de empresa é o ceasa e assim por diante.
O que vai te definir como profissional é a forma que você vai trabalhar o conhecimento adquirido. A faculdade é somente a porta de entrada.

CLÁUDIO ANTÔNIO DA SILVA

Cláudio Antônio da Silva

Ouro DIVISÃO 3, Técnico Contabilidade
há 1 ano Quinta-Feira | 28 abril 2022 | 09:12

Olá Weverton

Voce fez um desabafo, que com certeza é a história de muitos colegas da área, minha história é parecida com a tua, por escolha, fiz apenas o técnico em contabilidade. Na época, o que ganhava como estagiário, dava para pagar o aluguel onde morava e a passagem de ônibus para ir e voltar de escola onde estudava, que era em outra cidade, foram quatro anos, nessa jornada, contando com a ajuda de amigos para a alimentação e vez por outra doações de roupas, mas segui em frente e me formei, hoje, já estou atuando na área faz 23 anos. Com base nisso, te digo, se mantenha firme no foco, você vai conseguir, o que sei hoje, é o que aprendi durante o exercício da profissão, o máximo que lembro dos quatro anos de estudo, é o nome de alguns poucos colegas e professoras.

Sucesso !

Cláudio Antônio da Silva
CRIATIVA Contabilidade Ltda
WhatsApp Business (51) 986320450
[email protected]
---
Contabilidade para Igrejas
Emissão de Certificado Digital
---
Empresa Associada à Contadores S/A
Empresa Membro do ICBR | Instituto dos Contadores do Brasil

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.