
Ricardo Saul
Bronze DIVISÃO 2 , Consultor(a)Boa tarde meus caros, sou Ricardo Saul, advogado e contador, e faz alguns anos, quando desempregado cheguei a montar um escritório de advocacia em conjunto com dois colegas. Por se tratar de uma área saturada acabou todos voltamos a ser empregados em menos de um ano. Apesar de termos estrutura, a grande questão era a captação de clientes. Acreditávamos que formaríamos parcerias, e que com base nos nossos contatos conseguiríamos clientes sobretudo empresas. Infelizmente em um ano tivemos apenas dois clientes.
Hoje eu gostaria de novamente tentar empreender, junto a mais alguns companheiros, e montar um novo escritório, contudo é necessário entender que a estrutura de uma empresa hoje, está completamente mudada. Não parece mais viável simplesmente abrir um escritório e distribuir cartões/panfletos. Na realidade acho que hoje o home office já seja regra, o que torna o relacionamento com cliente algo mais "distante".
Mas mais do que isso, gostaria da opinião de vocês, sobre como estruturar um escritório hoje, como definir o público alvo, e torná-lo efetivamente um cliente, como usar as mídias digitais/tecnologia como facilitador, etc....
Suponho que hoje o mais importante ainda seja um ERP, e algum serviço de suporte/consultoria de dúvidas (sobretudo na parte fiscal). Mas fora isso, que outros custos já são relevantes? Um domínio próprio "@Oculto"? Uma consultoria em marketing digital? Como devo calcular o Payback dessa empresa e afins.