Vanessa
Bronze DIVISÃO 5 , Assistente FiscalBoa tarde!
Por gentileza , estou com duvida , de como faço o a passa a passo do pedido do ressarcimento ipi perdcomp.
Meu cliente credito faz tempo , nunca utilizou como faço isso ?
respostas 1
acessos 23
Vanessa
Bronze DIVISÃO 5 , Assistente FiscalBoa tarde!
Por gentileza , estou com duvida , de como faço o a passa a passo do pedido do ressarcimento ipi perdcomp.
Meu cliente credito faz tempo , nunca utilizou como faço isso ?
Presley Marcio Souza Santana
Bronze DIVISÃO 4 , Contador(a)Boa tarde Vanessa,
Se o seu cliente tem créditos de IPI acumulados que nunca utilizou, ele pode pedir o ressarcimento ou compensação desses valores via o sistema PER/DCOMP Web, acessado pelo portal e-CAC da Receita Federal. Primeiro, você precisa reunir toda a documentação que comprova o acúmulo do crédito — como notas fiscais de exportação, registros contábeis e apurações de IPI. Depois, entra no e-CAC com certificado digital, acessa o PER/DCOMP Web, escolhe a opção de ressarcimento de IPI e preenche os dados com cuidado, informando o período, valores e anexando os comprovantes se for solicitado.
Se for o primeiro pedido, vale a pena conferir se os créditos estão registrados corretamente na EFD-ICMS/IPI e se houve a escrituração adequada nos livros fiscais. A Receita cruza esses dados, então qualquer divergência pode travar o processo. Além disso, o sistema pode pedir que o crédito seja homologado previamente (em alguns casos), então é bom ter tudo muito bem documentado. Outra opção, se o cliente tiver débitos federais, é pedir compensação, que também é feita pelo PER/DCOMP.
Por fim, depois de enviado o pedido, é só acompanhar a análise no próprio e-CAC. Se for deferido, o crédito pode ser usado para compensar tributos federais ou até mesmo ser ressarcido em dinheiro (dependendo do caso e do direito). Pode levar um tempo, mas se tudo estiver certo e bem embasado, o processo costuma andar.
O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.
Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies
1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade