
Gilberto Azevedo e Silva
Prata DIVISÃO 2 , Analista FiscalBoa tarde,
Foi publicada no site uma matéria sobre o assunto citado acima. De fato, isso será mesmo aplicado? Considerando que existem mais de 5.000 municípios, acredito que não será viável de forma imediata. Inclusive, ao entrar em contato com algumas prefeituras, verificamos que elas ainda não sabem como será a implementação, já que a Receita Federal apresentou duas alternativas:
1 - Os ERPs enviarem as informações diretamente para o padrão nacional da NFS-e;
2 - Os municípios continuarem a receber as notas da forma atual, ficando a cargo do software contratado por eles a transmissão para o padrão nacional.
Na minha opinião, a segunda alternativa seria a mais interessante para as prefeituras, pois o controle permaneceria com elas. Caso fosse enviado diretamente para a Receita, os resultados seriam apurados apenas posteriormente, sem a possibilidade de auditoria dos valores em tempo real.
Vocês têm informação de alguma prefeitura que já tenha se manifestado sobre esse assunto?