Olá Victor Hugo, tudo bem?
Posso te dar uma dica em questão de arquivos de declarações federais. Agora com a Certificação Digital, não vejo necessidade em manter arquivos de mais de um ano no escritório. Eu devolvi todas declarações de 2009 pra trás, só deixei a DIPJ dos últimos 5 anos, mas tb estou pensando em devolver. A PerdComp tb não devolvi e essa acho melhor manter. Mas as outras, arrumei direitinho e devolvi tudo timbrado. Mantenho apenas as datas de entrega e número de recibo. Assim, em uma pasta só eu consigo manter DCTF e DACON do ano de 2010. No começo do ano que vem, devolvo tudo novamente e começo 2011. Pelo menos pra mim está funcionando e tem que orientar o cliente que não pode jogar fora ou colocar fogo, sério, tem um cliente aqui que queima tudo que eu mando! Mas a maioria guarda. É menos espaço que ocupa, menos peso, menos responsabilidade de manter tanto papel guardado. Não vejo necessidade de ser tão específico, só uma pasta escrito DCTF/DACON 2010, na caixa ou gaveta do cliente, já penso ser o suficiente. Guias aqui nós lançamos assim que chega, não sobe guia para arquivo sem estar lançada. Se o cliente ligar e perguntar, ela já está lançada no sistema e de duas uma: ou já está no arquivo definitivo ou no provisório. Tem dado muito certo. A contabilidade anda mais em dia assim.
Mas veja bem como é o perfil do seu escritório. Vc pode ter dicas, mas o que implantar, só vc mesmo pode dizer, pq conhece a realidade dos seus clientes, colegas de trabalho e da chefia.
Tem muito mais coisa, mas por enquanto acho que isso te ajuda, né?
Qq coisa, pode perguntar!
Até a próxima!