x

FÓRUM CONTÁBEIS

SOBRE O PORTAL CONTÁBEIS

respostas 3

acessos 3.135

Reorganização de pastas e arquivos - escritório

victor hugo

Victor Hugo

Iniciante DIVISÃO 3 , Administrador(a) Rede
há 14 anos Segunda-Feira | 4 outubro 2010 | 09:36

Prezados, Preciso fazer uma reorganização no escritório onde trabalho,sou da área de informática,o escritório é de Pequeno Porte, 5 funcionários e 5 computadores e 39 clientes.Nas pastas,os nomes estão desorganizados,as pastas não estão em ordem e não existe um padrão para ter acesso a pasta.Quero deixar o acesso as pastas e arquivos detalhados,mas não tão aprofundados.(ex.: para Declarações como DCTF,estou pensando em fazer assim: Declarações,Dctf,ano,nomes dos clientes,mensal,o mês e ano do dctf).
Esse sistema de acesso está bom?..precisa melhorar?..preciso de ajuda mesmo.

Gisele S. Luiz

Gisele S. Luiz

Prata DIVISÃO 4 , Contador(a)
há 14 anos Segunda-Feira | 4 outubro 2010 | 09:53

Olá Victor Hugo, tudo bem?
Posso te dar uma dica em questão de arquivos de declarações federais. Agora com a Certificação Digital, não vejo necessidade em manter arquivos de mais de um ano no escritório. Eu devolvi todas declarações de 2009 pra trás, só deixei a DIPJ dos últimos 5 anos, mas tb estou pensando em devolver. A PerdComp tb não devolvi e essa acho melhor manter. Mas as outras, arrumei direitinho e devolvi tudo timbrado. Mantenho apenas as datas de entrega e número de recibo. Assim, em uma pasta só eu consigo manter DCTF e DACON do ano de 2010. No começo do ano que vem, devolvo tudo novamente e começo 2011. Pelo menos pra mim está funcionando e tem que orientar o cliente que não pode jogar fora ou colocar fogo, sério, tem um cliente aqui que queima tudo que eu mando! Mas a maioria guarda. É menos espaço que ocupa, menos peso, menos responsabilidade de manter tanto papel guardado. Não vejo necessidade de ser tão específico, só uma pasta escrito DCTF/DACON 2010, na caixa ou gaveta do cliente, já penso ser o suficiente. Guias aqui nós lançamos assim que chega, não sobe guia para arquivo sem estar lançada. Se o cliente ligar e perguntar, ela já está lançada no sistema e de duas uma: ou já está no arquivo definitivo ou no provisório. Tem dado muito certo. A contabilidade anda mais em dia assim.
Mas veja bem como é o perfil do seu escritório. Vc pode ter dicas, mas o que implantar, só vc mesmo pode dizer, pq conhece a realidade dos seus clientes, colegas de trabalho e da chefia.
Tem muito mais coisa, mas por enquanto acho que isso te ajuda, né?
Qq coisa, pode perguntar!

Até a próxima!

Nenhum sucesso na vida compensa o fracasso no lar.
Alexandre Tessler

Alexandre Tessler

Iniciante DIVISÃO 5 , Técnico Contabilidade
há 14 anos Quinta-Feira | 7 outubro 2010 | 22:45

Ola colegas, tudo bem?

O que implantei em meu escritorio foi o armazenamento de arquivos em formato .pdf; assim diminui em 80% o volume de papeis impressos, alem de ter um acesso facil e rapido a documentacao, a economia com folhas, tintas e manutencao de impressoras e muito boa.

No final do ano, os arquivos sao salvos em um CD e entregues ao cliente, que armazena facilmente. Como a facilidade de perda do CD pelo cliente e grande, guardamos tambem uma copia do CD no escritorio, pois nao ocupada espaco e fica pratico, pois temos todas as declaracoes de tal empresa reunidas em um unico CD.

A unica coisa que ainda imprimimos sao os livros de escrituracao, para as empresas que nao utilizam a escrituracao digital.

Ou seja, o objetivo e economia e sustentabilidade, alinhando com agilidade nos processos e facilidades de busca.

Espero ter ajudado e qualquer coisa so perguntar.

PS. desculpe os erros de acentos, pois meu teclado e americano e nao os tem.

Abracos

Alexandre Tessler

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade