x

FÓRUM CONTÁBEIS

SOBRE O PORTAL CONTÁBEIS

respostas 9

acessos 1.862

Minha empresa contábil

Rosanna Sarraino Ferreira

Rosanna Sarraino Ferreira

Bronze DIVISÃO 4, Técnico Contabilidade
há 13 anos Terça-Feira | 8 fevereiro 2011 | 21:49

Boa noite à todos!
Estou prestes a dar um passo muito importante - vou começar a atender empresas prestadoras de serviços. Sou MEI e ainda funcionária de uma empresa. Muitas atividades contábeis já fazem parte do meu dia-a-dia mas ainda não tive a coragem de assumir clientes por pura insegurança... apesar de ter tido oportunidades. Agora gostaria de dar esse passo e enfrentar esse novo desafio, mesmo porque tenho muitos conhecidos que trabalham como PJs, principalmente em informática, e estão aguardando que eu inicie minhas atividades.
Gostaria de solicitar que vocês, colegas de profissão, que provavelmente já sentiram esse medo de começar, essa insegurança apesar de conhecer o que deve ser feito, me dessem algumas dicas de como iniciar - sistemas, organização, dicas... Toda e qualquer informação é muito bem-vinda!
Muito obrigada!

Rosanna Sarraino Ferreira
http://parceriacontabil.blogspot.com
Hugo Ribeiro
Moderador

Hugo Ribeiro

Moderador , Contador(a)
há 13 anos Sábado | 12 fevereiro 2011 | 16:03

Rosana, boa tarde.

Bem vinda ao universo da contabilidade.

Na verdade, não existe uma fórmula ou manual de como iniciar um escritório de contabilidade, pois fatos ocorrem a cada dia e tudo vai depender de como será a sua postura diante do cliente, que deverá ser transmitida com conhecimento de causa e segurança, qualidades adquiridas ao longo do tempo.

Imagino que voce deve dominar pelo menos as 3 operações básicas (fiscal, contábil e depto pessoal), ou seja, que tenha conhecimento suficiente para passar segurança no (sério) desempenho das tarefas a serem executadas.

Algumas dicas:


- Invista num bom sistema operacional (nem pense em começar por aqueles programas gratuitos), ou seja, deverá ter algum capital de giro para bancar este investimento inicial (móveis, linhas telefonicas, computadores, assinaturas, etc, etc).

- Procure trabalhar com um capital inicial que lhe permita bancar suas despesas fixas por no mínimo 1 mês, dessa forma, não precisará ficar dependendo dos primeiros honorários para custear o seu dia a dia.

- Cobre preço justo por honorários, sabendo que a garantia que damos pelos nossos serviços prestados é de 5 anos.

- Elabore um bom contrato de prestação de serviços.

- Estando no começo, terá condições de (tentar) mostrar um serviço diferenciado ao seu cliente, ou seja, tente mostrar algo que a maioria dos profissionais ainda não teve tempo de mostrar.

- Fuja dos clientes enrolados, aqueles que não pagam impostos, que atrasam pagamentos dos honorários.

- Procure ter um(a) bom(a) auxiliar no seu escritório, inclusive que lhe permita ausentar-se quando solicitada for.

-Respeite sua agenda, procurando atender seus clientes mediante horário previamente combinado.

- Não é pelo fato de ser iniciante que deverá dizer amém a tudo, certo?
(dessa forma, a sua marca inicial é que irá determinar que tipo de profissional será daquí a 5, 10 anos).

- Procure ter aproximação com algum(a) profissional ja atuante aí na sua cidade para aquelas trocas de idéias básicas. Mas mais que profissional, deverá antes de tudo, ser seu(sua) amigo(a).

- Faça visitas aos clientes (se acostumar-se a não fazer no início, dificilmente o fará no futuro)

- Etc, etc. etc...

Boa sorte neste seu novo (e bonito) empreendimento.

E conte com o Fórum Contábeis sempre.



Att

Hugo.



N O T A:

A mensagem final que fica para voce:

Estude, estude, estude...



Hugo Ribeiro - Cristalina Goiás
[email protected]
katia barbosa saraiva

Katia Barbosa Saraiva

Bronze DIVISÃO 4, Contador(a)
há 12 anos Quinta-Feira | 7 julho 2011 | 16:11

Ola tbem estou iniciando, atendendo ainda uma sala cedida na casa de meu pai, começamos com 01 cliente e hoje já temos 15, como disse o Hugo muito sabiamente o importante é estudar e valorizar nosso conhecimento.

Katia
marcelo oliveira mendes

Marcelo Oliveira Mendes

Ouro DIVISÃO 2, Relações Públicas
há 12 anos Sexta-Feira | 8 julho 2011 | 19:04

Rosanna Sarraino Ferreira

após 120 dias aproximadamente oquê você pode relatar sobre a experiência de sua indepenência profissional, acabou aquele mêdo na verdade ele nunca acaba pois a cada dia temos questões diferêntes e não podemos deixar o mêdo nos dominar.

quê o senhor ilumine seus caminhos

marcelo

marcelo oliveira mendes

Marcelo Oliveira Mendes

Ouro DIVISÃO 2, Relações Públicas
há 12 anos Sexta-Feira | 8 julho 2011 | 19:10

Gleice Oliveira

nóssa eu sou do registro de empresas ' meu tópico favorito' mas amo o dia a dia e procuro ficar plugado no mundo contabil., como prestador de serviços para escritórios contabeis e outros., também estou igual a vocês está bem corrido ultimamente mas precisamos ser persistêntes

marcelo

Rosanna Sarraino Ferreira

Rosanna Sarraino Ferreira

Bronze DIVISÃO 4, Técnico Contabilidade
há 12 anos Segunda-Feira | 11 julho 2011 | 08:05

Marcelo, bom dia.
Obrigada por seu interesse. Infelizmente, meus planos não continuaram. Eu já havia feito um plano de trabalho quase completo para iniciar minhas atividades quando me vi entre dois caminhos: minha empresa e uma oportunidade de fazer a controladoria de um projeto grande aonde trabalho. Conciliar as duas coisas seria impossível, mesmo porque não faria somente a controladoria mas ainda teria minhas atividades, que não são poucas...
Não sei se fui medrosa, mas resolvi desistir do meu projeto e fiquei na empresa. Para não ficar arcando com os custos de uma empresa, resolvi também fechar, aproveitando para aprender na prática a burocracia de se fechar uma empresa.
Mas uma coisa me deixou muito feliz nisso tudo: descobri que tenho várias pessoas que confiam no meu trabalho e, se tivesse levado meu projeto em frente, teria uma boa quantidade de clientes.
Isso também me deixa um pouco triste mas tive que escolher....
Espero que vocês tenham sucesso no caminho que escolherem, pois é o que eu desejo para mim também.

Um grande abraço!

Rosanna Sarraino Ferreira
http://parceriacontabil.blogspot.com
marcelo oliveira mendes

Marcelo Oliveira Mendes

Ouro DIVISÃO 2, Relações Públicas
há 12 anos Segunda-Feira | 11 julho 2011 | 20:17

Rosanna Sarraino Ferreira

boa noite...

nem pense nisso., pois jamais foi medrosa, ao contrário foi humilde postou sua duvída em relação ao mercado contabíl, e oquê prevalece é a experiência adquirida e isso ninguém jamais vai tirar de você quê tenha muito sucesso em sua carreira e de boa a contabilidade está em qualquer outra profissão, quando a gente menos espera está fazendo algo do setor.

desejo muito sucesso e felicidades

até breve

marcelo



O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.