Uma nova IOB agora com Inteligência Artificial
x

FÓRUM CONTÁBEIS

SOBRE O PORTAL CONTÁBEIS

respostas 0

acessos 1.817

Boas Práticas Profissionais

Cristiano

Cristiano

Prata DIVISÃO 1, Contador(a)
há 13 anos Quarta-Feira | 27 abril 2011 | 17:02

Boa tarde a todos!

Abri esse tópico com o objetivo de compartilhar, discutir, melhorar e desenvolver ideias e sugestões, acerca de boas práticas profissonais em nossa área. A definição de práticas aqui adota será a de: comportamentos, técnicas, rotinas e métodos operacionais. Atualmente, estamos vivendo um momento de profundas transformações, cada vez mais a velocidade dos acontecimentos está aumentando, e da mesma forma a nossa responsabilidade, tanto técnica quanto ética e social. Problemas provinientes deste fato podem ser destacados como, a falta de informação, a falta de práticas profissionais, o poder das multas e juros, assim como a coerencia do nosso produto final.

Desta forma, um tanto filosófica quem sabe, proponho uma comunhão de informações sobre práticas adotas em vossos escritórios, empresas ou até pessoalmente, que de alguma forma contribuem para o sucesso profissional, e/ou prevenção e controle de situações indesejadas no futuro. O tamanho da contribuição não é importante, o que vale é a qualidade da mesma. Como professor universitária, tenho visto muitas dificuldades para os novos profissionais no que diz respeito a adequação e a preparação para o mercado de trabalho. Muitos ao final do curso universitário, acabam se frustrando ao tentarem militar na área pois, não conseguem acompanhar a necessidade imposta do dia a dia. Quem sabe podemos servir de norteadores para de alguma forma auxiliar nesta situação.

Algumas sugestões minhas:
-------------------------

* Adoção integral da prática dos 5s, atualmente no cotidiano de nossas atividades o profissional munido destas técnicas, se diferencia no mercado de trabalho, em seu próprio ambiente, e até mesmo em seu comportamento profissional. Mais informações podem ser encontradas, em resumo no link: http://www.pucrs.br/feng/5s/sobre.php

* Reuniões semestrais acerca dos pronunciamentos contábeis, é uma prática muito válida para fins de adequação e normatização interna nos escritórios ou setor contábeis das empresas. Link: http://www.cpc.org.br/index.php

* Profissionais Contábeis, auxiliares de escritório e demais que militam na área deveriam estar muito instruidos à trabalharem com a ferramenta excel (por exemplo), pesquisas por critérios específicos em bancos de dados (SQL), adequação de trabalhar com documentos virtuais (PDF), ao invés do transito de documentos físicos entre escritórios e clientes, organização e controle de protocólos virtuais ou não para fins de comprovação da seriedade da atividade. Pois através destas, o produto final terá um destaque, e com ele uma série de sub-produtos (relatórios gerenciais) que atualmente são de suma importãncia para a tomada de decisões nas empresas.

* Uma nova área está surgindo, Governança Corporativa, e com ela caminha inúmeras sugestões e adoções praticas do dia a dia, para o convivio ético, profissional entre todos do mundo corporativo (cliente, empresa, mercado de trabalho), abaixo vai algumas literaturas sobre pontos de convergência. Links:
(1) www.univen.edu.br
(2) http://www.fucape.br/simposio/4/artigos/antonioI.pdf

* Saiam de sua cadeira por favor. Visitem seus clientes suas necessidades e como podemos através destas criar "valor" ao nosso trabalho. Conheço inúmeros contadores, que nunca visitaram seus clientes, por "falta de tempo". Outros contadores internos são impedidos de trabalhar de forma horizontal nos setores de sua empresa, pois somente o chefe pode. Essa era já acabou, a especialização profissional está para quem conhece bem, o que faz, e com quem faz, não existe mais meio termo.

* Ética acima de tudo.
-------------------------

Agradeço a todos, já antecipadamente a contribuição e o compartilhamento de sua experiência neste tema.


Att.

"Não se pode obter uma boa reputação, na base daquilo que ainda pretendes fazer"
Henry Ford

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.