x

FÓRUM CONTÁBEIS

SOBRE O PORTAL CONTÁBEIS

respostas 8

acessos 1.850

Problemas na Profissão Contábil

Heloisa Motoki
Consultor Especial

Heloisa Motoki

Consultor Especial , Contador(a)
há 12 anos Segunda-Feira | 16 maio 2011 | 11:48

Otavio
Bom Dia


Na minha opinião a atividade de contadores ainda é promissora, afinal somos o unico profissional que esta mencionado no código civil dada a importância de nossa atividade.

O que vem mudando ao longo do tempo é a forma de trabalho do contador, antigamente o contador era uma parte externa da estrutura da empresa que somente processava docuentos, gerava os impostos e entrega obrigaçoes

Atualmente o contador necessita ter uma visão mais ampla do negócio de seus clientes, ele deve atuar participando do negocio do cliente para enteder e dar consultoria antes da execução de qualquer atividade do cliente.

A area de TI não irá concorrer com a contabilidade e sim auxiliar na geração dos processos para atender de forma eficaz as obrigações acessorias que estão sendo geradas pelo órgãos.

Destaco ainda que não ainda a empresa ter um bom sistema, se o mesmo não for parametrizado de forma correta (neste trabalho há necessidade de grande interação entre a TI, empresa e contador) e ainda a cultura da empresa em querer fazer a coisa certa.


Espero ter ajudado
Heloisa Motoki

Carlos Denelli

Carlos Denelli

Prata DIVISÃO 1, Analista Contabilidade
há 12 anos Segunda-Feira | 16 maio 2011 | 12:33

Complementando e resumindo em metafora:

O profissional de TI cria e afia os instrumentos contábeis, porém somente nós contabilistas somos capazes des manusea-los corretamente.

Rogerio de Souza Santos

Rogerio de Souza Santos

Ouro DIVISÃO 1, Técnico Contabilidade
há 12 anos Segunda-Feira | 16 maio 2011 | 14:34

Sinceramente Otávio, acho que este fato nunca irá acontecer; no meu entender são duas profissões que vão andar sempre uma aliada à outra, disto não tenho dúvidas, mas a contábilidade é totalmente diferente, o sentido é outro, a ciência é outra, são profissões diferentes.

Rogerio de Souza Santos
Hugo Ribeiro
Moderador

Hugo Ribeiro

Moderador , Contador(a)
há 12 anos Segunda-Feira | 16 maio 2011 | 15:57

Otávio, boa tarde.

Concordando com a opinião dos colegas e complementando, não há de negar que o profissional contábil está mergulhado em constantes e profundas modificações, o que nem sempre atinge de forma direta o contribuinte.

E diante das exigências tributárias, acredito que cada vez mais, o profissional contábil terá que ficar menos tempo em seu escritório para dispô-lo em favor do seu cliente, de onde o serviço será integralmente gerado, com a assistência de nós contadores.

Daí, estando o serviço rodando com a naturalidade que se espera, sobrará tempo para as análise das demonstrações a fim de se traçar metas propriamente ditas junto com o contribuinte, ou seja, lentamente haverá, no meu ponto de vista, migração de mero executor para serviços de assessoria propriamente dita.

E quanto a TI, tendo-se programas de ponta, são atividades que caminham juntas, embora paralelamente.

Se não houver o controle interno, não há TI que resolva.

Att
Hugo.

Hugo Ribeiro - Cristalina Goiás
[email protected]
Carlos Denelli

Carlos Denelli

Prata DIVISÃO 1, Analista Contabilidade
há 12 anos Segunda-Feira | 16 maio 2011 | 16:27

E baseado nisso tudo fica a dica:

Somente contate o seu suporte TI, se for problema com o software em si. Problemas que causem dano aos fundamentos e principios contábeis.


Tive experiencias desagradaveis não respeitandoesta regrinha básica..rs

ALEXANDRO LUIZ DE SOUZA

Alexandro Luiz de Souza

Bronze DIVISÃO 3, Não Informado
há 12 anos Terça-Feira | 17 maio 2011 | 06:32

A profissão contabil está cada vez mais abrangente, então é necessario se especializar cada vez mais, pois a contabilidade não é informatica e sim conhecimento e responsabilidade social perante as empresas, fisco e a sociedade, a informatica vem somente para facilitar o trabalho assim como a internet.


Atenciosamente
Alexandro

Jucilane Correia

Jucilane Correia

Bronze DIVISÃO 5, Contador(a)
há 12 anos Terça-Feira | 17 maio 2011 | 11:35

A contabilidade tornou-se digital, será necessario o envolvimento dos contadores com programação, para não correr riscos de ser envolvido civilmente em problemas de transmissão de dados. Apesar da legislação não ser muito clara, é o contador que assina digitalmente as informações para o fisco, e se houver erros nestes dados apresentados, podem acarretar multas.

O Sped veio para ficar, e se o contador não assumir outras áreas ( controladoria, Administração, etc) ficará obsoleto. E o pior, o profissional completo ( aquele que é mestre em planejamento tributario, programação, trabalhista, etc) vai ganhar o mesmo que já vem ganhando, não existe o reconhecimento do acumulo de funções.

"Nada é impossivel para aquele que crê."

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.