x

FÓRUM CONTÁBEIS

SOBRE O PORTAL CONTÁBEIS

respostas 5

acessos 3.774

Edmilson Rui

Edmilson Rui

Iniciante DIVISÃO 1, Professor(a)
há 12 anos Quinta-Feira | 25 agosto 2011 | 07:27

Olá amigos
Sou pesquisador aqui em Barcelona. Planejo voltar para o Brasil no proximo mes e tenho alguns planos em mente.
Um deles é fundar uma oscip e propror projetos socio-ambiental na regiao de Rio das Pedras, minha terra natal.
Assim ha algum tempo estou contactando advogados e contabilistas que poderiam auxiliar-me nesta jornada, mas nao encontro nada de util na web. Ja obtive algumas respostas de alguns escritorios de advocacia de Piracicaba, mas senti em muitos deles nunca haviam tratado diretamente do assunto. Se voces puderem ajudar-me, fico agradecido.
Rui

CLEO OLIVEIRA
Articulista

Cleo Oliveira

Articulista , Economista
há 12 anos Quinta-Feira | 25 agosto 2011 | 23:59

Olá Edmilson Rui!

Sou diretora e fundadora de uma OSCIP e lhe afirmo que não há nada complicado em se criar este tipo de organização (é trabalhoso, mas tem como sobreviver a isso.rsss) ... Se quiser lhe encaminho todo o material necessário, via email, para vc estudar antes, minutar o estatuto da sua organização e depois é só contratar um advogado/contador para registro em cartório e após isso, o encaminhamento para o rito processual do Ministério da Justiça.

At.

Cleo Oliveira

Rogério César
Administrador

Rogério César

Administrador , Analista Sistemas
há 12 anos Sexta-Feira | 26 agosto 2011 | 11:41

Bom dia Cleo Oliveira

Para ajudarnão só o Edmilson Rui, mas todos os usuários do Fórum Contábeis, você poderia anexar a este tópico o material citado.

Todos agradecem.

Obrigado

Rogério César
CEO Portal Contábeis. Idealizador, administrador e webmaster do Fórum Contábeis. Graduado em Ciências Contábeis e Análise de Sistemas, empresário Contábil atuante desde 1993.

Respeite as Regras do Fórum
Edmilson Rui

Edmilson Rui

Iniciante DIVISÃO 1, Professor(a)
há 12 anos Sexta-Feira | 26 agosto 2011 | 12:19

Ola Amigos.
Grato pela resposta rapida. Estes foruns sao excelentes para compartilhar informaçao.
Recebi a resposta de uma advogada de Piracicaba especializada no tema e divido com voces.
Abaixo faço uma copia do email. Mas atençao eu nao conheço ela e nao poderia dar qualquer referencia sobre o trabalho ou valores praticado por ela.

Olá Cleo
Fico muito feliz se pudesse compartir comigo suas experiencias nesta área. Realmente será muito valiosa. Poderia, em contrapartida, te ajudar na elaboraçao de projetos para captaçao de recursos junto aos ministerios. Sei lá, trocar informaçao sempre é util para todos.

Olá Mario
Ja havia visto o site do sebrae. Foi sobre este material que comecei a esboçar o estatuto. Recomendo para todos. É de alto nivel. Grato Mario.

O email da advogada.
--
Sr. Rui, bom dia,
grata pelo pronto retorno.
Entendo que constituir uma OSCIP não é tarefa muito complicada, mas existe uma metodologia que simplifica. Os documentos iniciais necessários são tão e somente o (1) Estatuto Social e a (2) Ata de Constituição e eleição de Diretoria.

O pedido de certificação OSCIP junto ao MJ vem depois de já aberta a Associação, com os referidos documentos arquivados no cartório de registro de pessoa jurídica, CNPJ e inscrição municipal em mãos.

Não é exigido Regulamento Interno.

Quanto ao número de pessoas, normalmente eu recomendo o número mínimo de 11, a saber:

01 Presidente e 01 Vice Presidente - Diretoria Executiva;

03 a 05 Conselheiros - Conselho Diretor;

03 membros efetivos e 03 suplentes - Conselho Fiscal.

Quanto à questão trabalhista, a OSCIP pode contratar normalmente funcionários e, inclusive, remunerar diretores. Este tipo de associação conta com algumas isenções fiscais, mas normalmente depende da condição de não remunerar diretoria, como é o caso de impostos federais (INSS patronal, p.ex.).

Posso prestar-lhe este suporte jurídico de constituição da OSCIP, bem como fornecer-lhe os modelos dos principais contratos/termos necessários para a início de funcionamento da OSCIP.
Bem, sugiro marcarmos uma reunião pessoalmente, quando da sua vinda ao Brasil.
Att.,
Silvia


Costa Szakács & Meirelles Advogados Associados
Rua D. Pedro I, 767. Centro.
Piracicaba - São Paulo.
CEP.:13400-410
Pabx.: Oculto
https://www.cszmadvogados.adv.br

CLEO OLIVEIRA
Articulista

Cleo Oliveira

Articulista , Economista
há 12 anos Sexta-Feira | 26 agosto 2011 | 12:57

Olá Edmilson!

Sem problemas. De fato tenho inúmeros projetos sociais importantes e prontos para gerar emprego e renda e SÓ FALTANDO o bendito recurso (rss).

Podemos sim e agradeço-lhe a oferta para juntarmos nossa forças para captaçao de recursos (público/privado, nacional/internacional)... Desenvolvo um trabalho de consultoria para algumas oscips, tanto para elaboração, qto para captação de recursos.

Concordo totalmente qto a importância referente à troca de informações.

Vamos juntos.

At.

Cleo
skype: cleo.sol
@Oculto

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.