x

FÓRUM CONTÁBEIS

SOBRE O PORTAL CONTÁBEIS

respostas 11

acessos 23.757

Honorarios Contábeis - Falta de Pagamento

Ariani Costa

Ariani Costa

Prata DIVISÃO 1 , Contador(a)
há 13 anos Quarta-Feira | 9 novembro 2011 | 16:18

Boa tarde!!!

Gostaria de saber, qual procedimento legal eu tenho que adotar quando um cliente fica muito tempo sem pagar honorários contábeis. Já fizemos de tudo e não adianta, a empresa não paga!!!

Grata!!!

Marcos Campos Valadares

Marcos Campos Valadares

Bronze DIVISÃO 1 , Contador(a)
há 13 anos Quarta-Feira | 9 novembro 2011 | 17:24

Boa tarde Ariani

Para os meus clientes inadimplentes eu pego todos os boletos bancários que ele deixou de pagar (a minha cobrança é por boleto), juntamente com o contrato de prestação de serviços contábeis assinado por ele na época que veio para a contabilidade e mando para um advogado fazer a cobrança judicialmente. A maioria dos processos dá resultado. recebi vários já.

Boa Sorte,

Marcos

marcelo oliveira mendes

Marcelo Oliveira Mendes

Ouro DIVISÃO 2 , Relações Públicas
há 13 anos Quarta-Feira | 9 novembro 2011 | 22:52

Ariani Costa

Entendo quê você está em uma cidade pequena e as vezes ficamos com receio de tomar cértas atitudes, não é justo ficarmos com a responsabilidade de uma empresa quê não paga os honorários afinal de contas temos responsabilidades com funcionários, impostos, softwares etc caso não queira receber seu dinheiro conforme o coléga marcos sugeriu entregue toda documentação aos responsáveis da empresa e se livra deste " mau pagador"

Marcelo

Ariani Costa

Ariani Costa

há 13 anos Quarta-Feira | 9 novembro 2011 | 23:16

Oi Marcos, muito obrigada pela sua atenção!!!

Marcelo, no caso de devolução da documentação, deve-se entregar a contabiliade toda fechada até a data da devolução?

Grata a vcs que disponibilizaram um tempinho dos vossos dias, para me ajudar!!!

Rogerio de Souza Santos

Rogerio de Souza Santos

Ouro DIVISÃO 1 , Técnico Contabilidade
há 13 anos Quinta-Feira | 10 novembro 2011 | 08:36

Ariani,

No momento estou com um caso deste, mandei uma carta em duas vias, ou c/protocolo avisando que os serviços estão paralizados desde tal data, até que os honorários sejam pagos(boleta bancária), e durante este periodo não serei responsável p/quaisquer multas que ocorrer; infelizmente só assim funciona.

Você só será valorizada se agir de uma maneira mais rígida, infelizmente.

Um abraço,

Rogerio de Souza Santos
Marcos Campos Valadares

Marcos Campos Valadares

Bronze DIVISÃO 1 , Contador(a)
há 13 anos Quinta-Feira | 10 novembro 2011 | 10:20

Ariani,

Mande essa carta para o inadimplente com aviso de recebimento para que ele venha retirar os documentos na contabilidade e mencione que a entrega dos documentos se dá por falta de pagamento da mesma. Essa carta servirá para possível ação de cobrança no futuro. Não se esqueça de mandar com AVISO DE RECEBIMENTO. É uma prova pra vc.

Abraços

Ariani Costa

Ariani Costa

há 13 anos Quinta-Feira | 10 novembro 2011 | 10:25

Bom Dia Pessoal!!!

Quero agradecer a vcs pela ajuda que estão me dando!!!

Mas a minha dúvida agora é a segunte: ao entregar os documentos o balanço deve ser encerrado, ou entrega do jeito que está?

Mais uma vez, muito obrigada!!!

Rogerio de Souza Santos

Rogerio de Souza Santos

há 13 anos Quinta-Feira | 10 novembro 2011 | 10:37

Ariane,
O correto é você atualizar o serviço até a data da suspensão do mesmo(carta enviada), se houver encerramento de balanço até esta data, deverá ser feito, mas se ainda não chegou a época do encerramento do balanço, você não pode encerrrar o balanço.

Lembrando que pra você cobrar os honorários atrazados o serviço terá que estar atualizado até a data da suspensão do mesmo. A idéia que lhe dou é começar a cobrar os honorários via banco(boletas), funciona muito bem, evita transtornos c/cliente na hora de mandar cobrar, evita conflitos.

Um abraço,

Rogerio de Souza Santos
JOSÉ PASSOS

José Passos

Bronze DIVISÃO 3 , Contador(a)
há 13 anos Quinta-Feira | 10 novembro 2011 | 10:59

Bom dia a todos.
Dificilmente eu tenho problemas de pagamento com meus clientes.
Sempre envio a nota de prestação de serviços juntamente com o boleto bancário. O boleto tem instrução de cartório para 3 dias. Nas poucas vezes em que os títulos foram automaticamente para cartório, eles pagaram para não sofrer protesto.
Precisamos valorizar nossos serviços!
Abraço a todos deste forum que acesso diariamente.

José Passos
Grupo Plyme - Contabilidade e Assessoria Empresarial

Rogerio de Souza Santos

Rogerio de Souza Santos

há 13 anos Quinta-Feira | 10 novembro 2011 | 13:40

José Ferreira,

É bom a gente saber destes detalhes, que aos poucos a gente vai adaptando-se à realidade do mercado e nos dá coragem para tomar algumas decisões, já notei que estes comentários está surtindo efeito na nossa valorização profissional.

Colegas, vamos saír do casulo e vamos agir, mesmo que seja vagarosamente, profissional bom não anda sobrando por aí não, e para ganhar-mos alguma coisa temos que nos arriscar um pouco.

Um abraço

Rogerio de Souza Santos
Vinícius Ferreira

Vinícius Ferreira

Ouro DIVISÃO 1 , Contador(a)
há 13 anos Quinta-Feira | 10 novembro 2011 | 15:46

Bons questionamentos a respeito do assunto de honorários.

Confesso que tenho um rudimentar sistema de recibos, mas gostei muito da idéia do José Ferreira, vou começar a implantar esta forma de cobrança ainda em 2012.

Abraços!!

"Nenhum trabalho de qualidade pode ser feito sem concentração e auto-sacrifício, esforço e dúvida." (Max Beerbohm).

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade