x

FÓRUM CONTÁBEIS

SOBRE O PORTAL CONTÁBEIS

respostas 11

acessos 23.570

Honorarios Contábeis - Falta de Pagamento

Ariani Costa

Ariani Costa

Prata DIVISÃO 1, Contador(a)
há 12 anos Quarta-Feira | 9 novembro 2011 | 16:18

Boa tarde!!!

Gostaria de saber, qual procedimento legal eu tenho que adotar quando um cliente fica muito tempo sem pagar honorários contábeis. Já fizemos de tudo e não adianta, a empresa não paga!!!


Grata!!!

Marcos Campos Valadares

Marcos Campos Valadares

Bronze DIVISÃO 1, Contador(a)
há 12 anos Quarta-Feira | 9 novembro 2011 | 17:24

Boa tarde Ariani

Para os meus clientes inadimplentes eu pego todos os boletos bancários que ele deixou de pagar (a minha cobrança é por boleto), juntamente com o contrato de prestação de serviços contábeis assinado por ele na época que veio para a contabilidade e mando para um advogado fazer a cobrança judicialmente. A maioria dos processos dá resultado. recebi vários já.

Boa Sorte,

Marcos

marcelo oliveira mendes

Marcelo Oliveira Mendes

Ouro DIVISÃO 2, Relações Públicas
há 12 anos Quarta-Feira | 9 novembro 2011 | 22:52

Ariani Costa

Entendo quê você está em uma cidade pequena e as vezes ficamos com receio de tomar cértas atitudes, não é justo ficarmos com a responsabilidade de uma empresa quê não paga os honorários afinal de contas temos responsabilidades com funcionários, impostos, softwares etc caso não queira receber seu dinheiro conforme o coléga marcos sugeriu entregue toda documentação aos responsáveis da empresa e se livra deste " mau pagador"

Marcelo

Ariani Costa

Ariani Costa

Prata DIVISÃO 1, Contador(a)
há 12 anos Quarta-Feira | 9 novembro 2011 | 23:16

Oi Marcos, muito obrigada pela sua atenção!!!


Marcelo, no caso de devolução da documentação, deve-se entregar a contabiliade toda fechada até a data da devolução?


Grata a vcs que disponibilizaram um tempinho dos vossos dias, para me ajudar!!!

Rogerio de Souza Santos

Rogerio de Souza Santos

Ouro DIVISÃO 1, Técnico Contabilidade
há 12 anos Quinta-Feira | 10 novembro 2011 | 08:36

Ariani,

No momento estou com um caso deste, mandei uma carta em duas vias, ou c/protocolo avisando que os serviços estão paralizados desde tal data, até que os honorários sejam pagos(boleta bancária), e durante este periodo não serei responsável p/quaisquer multas que ocorrer; infelizmente só assim funciona.

Você só será valorizada se agir de uma maneira mais rígida, infelizmente.

Um abraço,

Rogerio de Souza Santos
Marcos Campos Valadares

Marcos Campos Valadares

Bronze DIVISÃO 1, Contador(a)
há 12 anos Quinta-Feira | 10 novembro 2011 | 10:20

Ariani,

Mande essa carta para o inadimplente com aviso de recebimento para que ele venha retirar os documentos na contabilidade e mencione que a entrega dos documentos se dá por falta de pagamento da mesma. Essa carta servirá para possível ação de cobrança no futuro. Não se esqueça de mandar com AVISO DE RECEBIMENTO. É uma prova pra vc.

Abraços


Ariani Costa

Ariani Costa

Prata DIVISÃO 1, Contador(a)
há 12 anos Quinta-Feira | 10 novembro 2011 | 10:25

Bom Dia Pessoal!!!

Quero agradecer a vcs pela ajuda que estão me dando!!!

Mas a minha dúvida agora é a segunte: ao entregar os documentos o balanço deve ser encerrado, ou entrega do jeito que está?


Mais uma vez, muito obrigada!!!

Rogerio de Souza Santos

Rogerio de Souza Santos

Ouro DIVISÃO 1, Técnico Contabilidade
há 12 anos Quinta-Feira | 10 novembro 2011 | 10:37

Ariane,
O correto é você atualizar o serviço até a data da suspensão do mesmo(carta enviada), se houver encerramento de balanço até esta data, deverá ser feito, mas se ainda não chegou a época do encerramento do balanço, você não pode encerrrar o balanço.

Lembrando que pra você cobrar os honorários atrazados o serviço terá que estar atualizado até a data da suspensão do mesmo. A idéia que lhe dou é começar a cobrar os honorários via banco(boletas), funciona muito bem, evita transtornos c/cliente na hora de mandar cobrar, evita conflitos.

Um abraço,

Rogerio de Souza Santos
JOSÉ PASSOS

José Passos

Bronze DIVISÃO 2, Contador(a)
há 12 anos Quinta-Feira | 10 novembro 2011 | 10:59

Bom dia a todos.
Dificilmente eu tenho problemas de pagamento com meus clientes.
Sempre envio a nota de prestação de serviços juntamente com o boleto bancário. O boleto tem instrução de cartório para 3 dias. Nas poucas vezes em que os títulos foram automaticamente para cartório, eles pagaram para não sofrer protesto.
Precisamos valorizar nossos serviços!
Abraço a todos deste forum que acesso diariamente.

José Passos
Grupo Plyme - Contabilidade e Assessoria Empresarial

Rogerio de Souza Santos

Rogerio de Souza Santos

Ouro DIVISÃO 1, Técnico Contabilidade
há 12 anos Quinta-Feira | 10 novembro 2011 | 13:40

José Ferreira,

É bom a gente saber destes detalhes, que aos poucos a gente vai adaptando-se à realidade do mercado e nos dá coragem para tomar algumas decisões, já notei que estes comentários está surtindo efeito na nossa valorização profissional.

Colegas, vamos saír do casulo e vamos agir, mesmo que seja vagarosamente, profissional bom não anda sobrando por aí não, e para ganhar-mos alguma coisa temos que nos arriscar um pouco.

Um abraço

Rogerio de Souza Santos
Vinícius Ferreira

Vinícius Ferreira

Ouro DIVISÃO 1, Contador(a)
há 12 anos Quinta-Feira | 10 novembro 2011 | 15:46

Bons questionamentos a respeito do assunto de honorários.

Confesso que tenho um rudimentar sistema de recibos, mas gostei muito da idéia do José Ferreira, vou começar a implantar esta forma de cobrança ainda em 2012.

Abraços!!

"Nenhum trabalho de qualidade pode ser feito sem concentração e auto-sacrifício, esforço e dúvida." (Max Beerbohm).

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.