Inscreva-se CONBCON 2025
x

FÓRUM CONTÁBEIS

SOBRE O PORTAL CONTÁBEIS

respostas 2

acessos 3.166

Marco Aurelio

Marco Aurelio

Iniciante DIVISÃO 1 , Não Informado
há 13 anos Quinta-Feira | 9 fevereiro 2012 | 11:31

Estou em atraso com pagamento da anuidade de 2011 e não pude votar para eleição do CFC, e não posso exercer atividade correto, sem direito de votar, sem todos direito, mesmo assim cobram multa pela falta da votação cfc e cobram anuidade de 2012, como pode isso? Cm a suspensão e sem direito pela falta do pagamento continuam cobrando anuidade? Parece um paradoxo, sem direito suspenso mais com dever, cabe alguma ação nesse sentido contra o crc? alguém esclareça minha dúvida pertinente.

EDUARDO ALBINO ALTURAS VALINHO

Eduardo Albino Alturas Valinho

Prata DIVISÃO 1 , Coordenador(a) Fiscal
há 13 anos Sábado | 17 março 2012 | 20:32

Marco,

Boa noite!

Trabalhando na função contábil, nós temos a obrigatoriedade de possuir a Carteira do Conselho; mas, caso você não exerça a função contábil no momento, você pode procurar o conselho do seu estado e solicitar a paralisação do seu registro, pois desta forma você não terá a obrigatoriedade de votação e de pagamento de anuidade.
Um fator importante a ser observado é que se você ficar com o registro paralisado por um período superior a 24 meses, você precisará fazer o exame de suficiência do conselho para conseguir o registro novamente.

Abs.

Eduardo Valinho
Contador Especializado em Gestão e Planejamento Tributário
Blog: eduardovalinho.blogspot.com
Alex de Oliveira

Alex de Oliveira

Bronze DIVISÃO 5 , Escrevente
há 13 anos Sexta-Feira | 20 abril 2012 | 16:57

Se você estava exercendo a função, as suas obrigações bem como os seus direitos permanecem em vigor. Você apenas estava inadimplente. No meu entender o Conselho errou ao te penalizar por meio de multa se realmente você foi impedido de votar. Contudo, se o conselho permitia que você votasse mesmo inadimplente e você simplesmente não foi, aí sim a penalidade é justa e oportuna. abçs

"Mas, buscai primeiro o reino de Deus, e a sua justiça, e todas estas coisas vos serão acrescentadas." Mateus 6:33

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade