Bom dia, profissionais amigos
Inicialmente havia pensado em postar um assunto deste molde, abrindo um novo tópico, e encontrei já a admoestação do amigo Paulo Antônio; como os demais, endosso esta lúcida colocação.
Desejo apenas complementar, segundo um novo aspecto que venho percebendo (considerando que sou um usuário novo e conforme minhas possibilidades venho tentando dar dicas às pessoas que buscam informações).
Também não sou moderador ou administrador; sou apenas uma pessoa esforçada e tento proporcionar aos outros tudo aquilo que eu gostaria de receber (princípio da reciprocidade, conforme as regras do fórum).
É apenas uma espécie de desabafo. Tenho percebido que são crescentes (desde meu inicio) perguntas do tipo:
"como se faz tal coisa?"
Pelo meu ponto de vista, perguntas corretas seriam do tipo:
"À vista a minha empresa fez um seguro patrimonial de 1 ano. Debitei prêmios de seguros (CR) e creditei Caixa (AC). Está correto?".
Infelizmente, podemos deparar com perguntas desta maneira:
"Como faço para contabilizar seguro"?
Generalizando, perguntam como se fazem coisas básicas e elementares desde lançamentos relativamente simples - segundo os conceitos de origem e aplicação dos recursos - até perguntas que se respondem por si só, bastando para tanto analisar o conteúdo. A própria estrutura da pergunta que fazem propiciam a conotação de que não são contabilistas, e sim, ou funcionários em desvio de função ou, no caso de profissionais, pessoas totalmente inexperientes por desinteresse e indispostas a raciocinar (e também pesquisar).
Visto que este fórum é democrático, não nego auxílio a outrem, mesmo que a pessoa não seja profissional contábil. Geralmente, e com educação, costumo finalizar dizendo "recomendo que procure um contabilista"
Presumo que com os tempos este portal se auto-regulamentará.
Apenas por comentar minha percepção sinto-me mais aliviado.