
Leticia Vasconcellos Martins
Prata DIVISÃO 2 , Contador(a)respostas 58
acessos 25.004
Leticia Vasconcellos Martins
Prata DIVISÃO 2 , Contador(a)Luciano Fayer Bastos
Ouro DIVISÃO 3Leticia somente fazendo a procuração pelo e-cac
Leticia Vasconcellos Martins
Prata DIVISÃO 2 , Contador(a)Luciano Fayer Bastos
Ouro DIVISÃO 3Leticia boa tarde normalmente pelo e cpf do socio para o e cpf do contador embora a EFD contribuições não exija e cpf
Leticia Vasconcellos Martins
Prata DIVISÃO 2 , Contador(a)Obrigada.
Dei uma lida na Seção 1.13 do Manual da ECD (Sped Contábil) que diz o seguinte:
"O livro pode ser assinado por procuração, desde que ela seja arquivada na Junta Comercial. O Sped Contábil não
faz qualquer conferência da assinatura ou dos procuradores. Esta verificação é feita pela Junta Comercial. A procuração
eletrônica da RFB não pode ser utilizada. "
Luciano Fayer Bastos
Ouro DIVISÃO 3Sim para a ECD somente o e-cpf para os demais a procuração ou o e cnpj esta certa esta referencia Leticia
Kelly Lioi Suruagy
Prata DIVISÃO 5 , Contador(a)Luciano, quanto a obrigatoriedade do ECD para empresas do Lucro Presumido, é apenas para quem distribuiu lucros acima do limite de isenção??
Qual o período que se deve ter por base?? 2014 ou o que gerou o lucro, pois tem empresas que tem lucros acumulados a serem distribuidos em 2014.. Como fica na prática....
Regina Vitoria Rastrelli Teixeira
Ouro DIVISÃO 1 , Técnico ContabilidadeBoa tarde à todos.
Estou com dúvidas sobre a transmissão do ECD.
Tenho o meu certificado e-CPF e procuração digital das empresas.
Se o responsável pela empresa fizer procuração digital para o e-CPF eu posso transmitir utilizando apenas o meu certificado?
Ou é necessário que ele faça um certificado e-CPF para eu utilizar na transmissão?
Não entendi bem como vai funcionar.
Se preciso dos dois certificados, como vou fazer no momento da transmissão?
Alguém já fez este procedimento?
Também estou com dificuldades na validação da escrituração contábil no ECD.
É a primeira vez que estou executando este procedimento e está dando muito erro.
Não localizei um tópico específico para o assunto.
Se houver algum participante que puder me ajudar, ficarei imensamente grata.
Cordialmente!
Cilcéia Pinto Mauricio
Bronze DIVISÃO 4 , Analista ContabilidadeSrs, boa tarde
Leticia Vasconcellos Martins
Prata DIVISÃO 2 , Contador(a)Regina,
Boa tarde.
É necessário do E-CPF do contador e do sócio da empresa. O contador deverá assinar na parte do contador e o sócio como sócio. Serão duas assinaturas no momento da transmissão da ECD.
Para que o contador assine no lugar do sócio através de procuração, não basta apenas a procuração feita pelo E-CAC... É necessário fazer uma procuração que deverá ser arquivada na Junta Comercial...Se não me engano é preciso pagar uma taxa também.
Regina Vitoria Rastrelli Teixeira
Ouro DIVISÃO 1 , Técnico ContabilidadeBoa noite Leticia!
Muio obrigada pelo esclarecimento.
Cordialmente
Jessyca Batista
Prata DIVISÃO 1 , Não InformadoBom dia!
Quanto as empresas do Lucro Presumido que estão obrigadas a entrega do ECD é obrigatório a autenticação do Livro eletrônico na Junta Comercial do Estado?
Tenho algumas empresas que estão obrigadas mas não querem pagar a taxa para autenticação.
Maria Tereza Amaral Cavalcante
Ouro DIVISÃO 1 , Escriturário(a)Boa tarde!
A conta Resultado do Exercício deve ser associada a qual conta no plano referencial, para empresas em geral?
Obrigada
Britto Contabilidade
Bronze DIVISÃO 4 , Não InformadoSrs, boa tarde, minha dúvida, é a mesma da colega mais acima.
Uma empresa enquadrada com base no lucro presumido; qual seria o limite dessa distribuição de lucro que não faria ela estar obrigada a apresentar o ECD?
Qual seria esta base de cálculo? , considera-se a somatória dos 12 meses? e quais os impostos que tenho que deduzir?
No aguardo,
Rita
Leandro Barcelos Borges
Prata DIVISÃO 2 , Auxiliar ContabilidadeBom dia, gostaria de saber se o ECD vai substituir o balanço? e tambem a questao da assinatura digital, o socio vai ter que fazer um E-CPF? se for fazer a procuração tem que pagar taxa e onde pega o modelo dessa procuração ?
Rita de Cassia de Aguiar Soares
Bronze DIVISÃO 2 , Contador(a)Boa Tarde senhores,
Minha questão é a seguinte, o cliente distribuiu lucros acumulados de exercícios anteriores, mesmo assim ele estaria obrigado a entregar a ECD?
Paulo R. Schafer
Moderador , Contador(a)Jessyca Batista
Boa tarde!
SPED Contábil é a substituição da escrituração em papel pela Escrituração Contábil Digital - ECD.
A Escrituração Contábil Digital - ECD, também chamada de SPED-Contábil, trata-se da obrigação de transmitir em versão digital os seguintes livros:
I - livro Diário e seus auxiliares, se houver;
II - livro Razão e seus auxiliares, se houver;
III - livro Balancetes Diários, Balanços e fichas de lançamento comprobatórias dos assentamentos neles transcritos.
É obrigatório o recolhimento de taxa para autenticação.
Att..
Paulo R. Schafer
Moderador , Contador(a)Rita de Cassia de Aguiar Soares
Boa tarde!
Segundo a Instrução Normativa RFB n° 1.420/2013, estão obrigadas a adotar a ECD, nos termos do art. 2° do Decreto n° 6.022/2007, em relação aos fatos contábeis ocorridos a partir de 1° de janeiro de 2014:
....
b) as pessoas jurídicas tributadas com base no lucro presumido, que distribuírem, a título de lucros, sem incidência do IRRF, parcela dos lucros ou dividendos superior ao valor da base de cálculo do Imposto, diminuída de todos os impostos e contribuições a que estiver sujeita;
...
Como cita o item b), estão obrigadas aquelas que distribuírem lucros, assim considera-se também a distribuição de lucros acumulados de exercícios anteriores.
Att..
Paulo R. Schafer
Moderador , Contador(a)Leandro Barcelos Borges
Boa tarde!
Para transmissão da escrituração digital devem ser utilizados somente certificados digitais e-PF ou e-CPF, com segurança mínima tipo A3. Os certificados de pessoa jurídica (e-CNPJ ou e-PJ) não podem ser utilizados.
Att..
Leandro Barcelos Borges
Prata DIVISÃO 2 , Auxiliar ContabilidadePaulo, tambem tenho a mesma duvida que o colega acima que é
Uma empresa enquadrada com base no lucro presumido; qual seria o limite dessa distribuição de lucro que não faria ela estar obrigada a apresentar o ECD?
Qual seria esta base de cálculo? , considera-se a somatória dos 12 meses? e quais os impostos que tenho que deduzir?
No aguardo,
Att
Fernando Rodrigues Pereira
Iniciante DIVISÃO 4 , Contador(a)pode ser uma duvida meio sem noÇao
mais se tiver uma empresa do lucro presumido que nao distribua o lucro para seu socios
por exemplo um motel mais q o socios nao fazem nenhuma retirada a lucro distribuidos
ela continua obrigada a apresentar a ecd por causa das outras obrigaÇoes?
Ricardo Cavalcante Luna
Bronze DIVISÃO 3 , Contador(a)Bom dia amigos e parceiros, vejo que a ECD e ECF continuam tirando o sono de todos , inclusive o meu.
Gostaria que se possível , que algum colega que esteja mais por dentro da ECD (prazo 30/06/2015) referente ao não de2014, o seguinte:
a- Caso a empresa tenha apurado lucro acima do limite, mas não tenha
distribuído no ano calendário, a empresa estará obrigada a entrega da ECD?
b- As empresas que tiverem prejuízo em 2014 estão desobrigadas a entrega da ECDl?
c- Se no ano de 2014 a empresa distribuir lucros acumulados apurados em
anos anteriores será obrigada a ECD?
Ana Carolina
Prata DIVISÃO 1 , Assistente ContabilidadeBoa tarde!
Alguém poderia sanar a seguinte dúvida, referente a IN 1420/13 artigo 3º, especificadamente:
II - as pessoas jurídicas tributadas com base no lucro presumido, que distribuírem, a título de lucros, sem incidência do Imposto sobre a Renda Retido na Fonte (IRRF), parcela dos lucros ou dividendos superior ao valor da base de cálculo do Imposto, diminuída de todos os impostos e contribuições a que estiver sujeita
Já compreendi que as empresas do Lucro Presumido que distribuírem dividendos superior ao Lucro Fiscal estão obrigadas a entregar a ECD.
MAS
Com relação a parte que diz sobre a incidência do IRRF, não estou entendendo, CASO A EMPRESA TENHA IRRF NÃO ESTÁ OBRIGADA? MESMO TER DISTRIBUÍDO DIVIDENDOS SUPERIOR AO LUCRO FISCAL?
Valeria Regina de Assis
Prata DIVISÃO 2 , AuxiliarGente que cruel estou com as mesmas duvidas de vcs..
alguem ai ja conseguir sanar as dúvidas ?
e-cpf da contadora pode assinar e enviar tal declaração?
empresas que tiveram lucros porem ainda não distribuiu não esta obrigada?
empresas que distribuiu os lucros acumulados de anos anteriores acima do limite da base de calculo do IRPJ tb precisa fazer ECD?
Obrigada!! nem estou dormindo por causa disso, porque não tenho balanço feito de ninguem ,..
Fernando Alves Martins
Prata DIVISÃO 3 , Contador(a)Recomendo!
Dúvidas na Escrituração Contábil Digital (ECD)? Assista a palestra completa!
contabilidadenatv.blogspot.com.br
Ricardo Dimitri
Ouro DIVISÃO 2 , Analista FiscalBom dia !
Algum colega possui um exemplo pratico quando se diz no manual da ECD o seguinte: II - as pessoas jurídicas tributadas com base no lucro presumido, que distribuírem, a título de lucros, sem incidência do Imposto sobre a Renda Retido na Fonte (IRRF), parcela dos lucros ou dividendos superior ao valor da base de cálculo do Imposto, diminuída de todos os impostos e contribuições a que estiver sujeita.. ?
A base de calculo que devo utilizar seria o faturamento total da empresa correto? A diminuição inclui PIS, COFINS, CSLL e IRPJ (federais) ou existe mais algum imposto?
Algum colega consegue me ajudar?
Muito obrigado.
Att
Dany Martins
Prata DIVISÃO 1 , Auxiliar ContabilidadeBom dia Ricardo,
Seu raciocino esta correto segue exemplo:
Empresa prestadora de serviço faturamento anual: 520.000,00
520.000,00 x 32% (alíquota de presunção do IRPJ) = 166.400,00
166.400,00
(1.081,60) PIS
(4992,00) COFINS
(4.792,32) CSLL
(4.987,20) IRPJ
= 150.546,88 , valor que pode ser distribuído com isenção do IRRF e não precisar entregar a ECD de lucro presumido
Lembrando que essa regra vale também para empresas com alíquota 16% (faturamento até 120.000,00) , 8% pra comercio etc.
Caso a distribuição seja feita pelo lucro contábil a empresa esta isenta do IRRF, porém terá que entregar a ECD.
Espero ter ajudado.
Att.
Daniele.
Ricardo Dimitri
Ouro DIVISÃO 2 , Analista Fiscal Boa tarde Dany Martins !
Compreendi o seu calculo porém o resultado do IR não consegui chegar. Você consegue esclarecer de como você chegou no valor de R$ 4.987,20?
Att
José Carlos de Jesus
Prata DIVISÃO 4 , Contador(a)kELLY,
A distribuição de lucros deve ser verificada no período da escrituração, ou seja, se o lucro é do período base 2013 e em 2013 foi distribuído lucros acima do permitido, está obrigado a ECD, agora se o mesmo lucro apurado na base 2013 foi distribuido em 2014, não está obrigada a ECD.
O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.
Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies
1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade