x

FÓRUM CONTÁBEIS

TECNOLOGIA CONTÁBIL

respostas 2

acessos 1.173

Certificado Digital para MEI

Julia Lucietto

Julia Lucietto

Iniciante DIVISÃO 4 , Distribuidor(a)
há 11 anos Segunda-Feira | 3 fevereiro 2014 | 13:01

Caro colegas, peço vossa ajuda para o meu problema.
Sou inscrita como MEI na área de vendas de cosméticos e não possuo certificado digital. Pensei em comprar um, mas, como minhas vendas são, em sua maioria, para pessoas físicas (não preciso emitir nota fiscal), desisti de comprar o certificado para emitir NF-e.
Porém, agora estou trabalhando também em outra área, precisamente como digitadora (prestação de serviços). No Portal do Empreendedor eu adicionei como categoria secundária o item "digitador", porém, agora preciso emitir NF-e, pois estou trabalhando para agências que exigem tais notas. A questão é que na minha cidade já se utiliza o sistema SIL para alterar dados cadastrais junto à prefeitura, e pelo o que eu vi no site, é preciso possuir certificado digital para acessar este sistema. Minha pergunta é a seguinte: caso eu procure por um contador (atualmente não sou cliente de nenhum escritório), este poderá acessar o site e realizar as alterações necessárias no meu cadastro através do certificado dele, apenas, ou eu terei que adquirir o certificado digital para o meu CNPJ?
Agradeço a atenção.

HUGO FERNANDEZ LINHARES DE OLIEVIRA

Hugo Fernandez Linhares de Olievira

Prata DIVISÃO 1 , Contador(a)
há 11 anos Segunda-Feira | 3 fevereiro 2014 | 13:08

Bom dia Julia acredito que se for somente para o uso do sistema para a realização de alterações de
dados cadastrais você poderá fazer uma procuração junto ao município autorizando a utilização do certificado do escritório
isso é possível na receita federal onde alguns clientes passam procuração para que o escritório envie algumas declarações que necessitam de certificação digital, porem caso você deseje emitir nota fiscal eletrônica ai sim você terá que faze um certificado em nome do CNPJ.
Espero poder ter ajudado.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade