x

FÓRUM CONTÁBEIS

TECNOLOGIA CONTÁBIL

respostas 4

acessos 4.121

Cadastro do NCM para o SPED

AGNALDO JESUS

Agnaldo Jesus

Bronze DIVISÃO 4 , Assistente Contabilidade
há 11 anos Quarta-Feira | 4 junho 2014 | 21:58

Prezados colegas,

Estou precisando da ajuda de vocês, pois na minha empresa trabalho, fomos orientados pelo pessoal da contabilidade e TI que teríamos que cadastrar no sistema todos os NCM de todos os produtos que compramos. A nossa dúvida é: Não é o fornecedor que é obrigado a informar o NCM? Recebemos os arquivos XML e baixamos para o sistema. Não seria perda de tempo cadastrar milhões de NCM referente a vários produtos? Obs.: estamos no regime especial do ICMS, somos fornecedores de alimentos coletivos.
Se puderem me ajudar, ficarei grato...

rodrigo douglas

Rodrigo Douglas

Iniciante DIVISÃO 4 , Contador(a)
há 11 anos Quarta-Feira | 4 junho 2014 | 22:16

Colega, o código NCM é uma das várias informações que são exigidas de cada um dos produtos comercializados por exemplo, no sped fiscal e sped contribuições. De uma forma ou outra vc precisa ter esses dados nos seus produtos, uma maneira de fazer isso é pegar o NCM que consta na nota de entrada emitida por seu fornecedor.

FLAVIO

Flavio

Ouro DIVISÃO 1 , Auxiliar Escrita Fiscal
há 11 anos Quinta-Feira | 5 junho 2014 | 16:20

Boa tarde, Agnaldo Pereira de Jesus

Preciso entender melhor seu problema, as NF-e's de compra vem com NCM mas você foi orientado a cadastrar no sistema, significa que seu sistema não esta importando essa informação do arquivo XML correto? Caso seja esse problema você poderá usa as notas de entrada para cadastrar esse ncm. Ma se trata-se do cadastro de saída ou seja os produtos que vocês produzem é necessário que vocês consultem a tabela TIPI 2012 e cadastrem o NCM no seu produto.

AGNALDO JESUS

Agnaldo Jesus

Bronze DIVISÃO 4 , Assistente Contabilidade
há 11 anos Sábado | 7 junho 2014 | 19:05

Caros colegas Flávio e Rodrigo,

Eu já ciente de que para o sped é necessário o código NCM dos produtos que são comprados e revendidos.
Explicando melhor a minha dúvida, acontece que no nosso sistema, temos trocentos cadastros de produtos que compramos para preparar as refeições. O nosso ramo é de fornecimento de refeições coletivas. Obs.: estamos no regime especial do ICMS, (pagamos icms de 3,20% sobre o faturamento e não utilizamos os créditos na compra de mercadoria. A minha dúvida é se temos os arquivos XML dos produtos que compramos e vendemos, podemos enviar para a contabilidade estes arquivos e assim eles poderão gerar o arquivo sped???? Por que a contabilidade está nos cobrando que revisamos os NCM dos produtos comprados?, uma vez que temos todos os XML.
Não é a contabilidade que tem a responsabilidade de criar estes arquivos e enviar para a receita federal?

Desde já, agradeço a atenção de todos!

FLAVIO

Flavio

Ouro DIVISÃO 1 , Auxiliar Escrita Fiscal
há 10 anos Segunda-Feira | 9 junho 2014 | 07:59

Bom dia, Agnaldo Pereira de Jesus

Se trata-se de notas de entrada e SPED, você deve estar se referindo ao SPED ICMS/IPI, realmente o envio dos arquivos XML das notas de entrada deveria bastar, mas cada escritório tem seu estilo de trabalho. O que posso te aconselhar é a conversar com seu contador e verificar de que forma vocês podem lidar melhor com isso. Mas em relação ao NCM é estranho o pedido de seu contador, uma vez que o NCM já vem informado na nota.

Atenciosamente!

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade