x

FÓRUM CONTÁBEIS

TECNOLOGIA CONTÁBIL

respostas 0

acessos 10.697

Serviços Ibama somente com certificado digital

HEBERT OTAVIO

Hebert Otavio

Bronze DIVISÃO 5 , Programador(a)
há 10 anos Segunda-Feira | 18 agosto 2014 | 15:58

A partir de 04/08/2014 os serviços disponíveis no site do Ibama (ibama.gov.br) só são acessíveis através de certificado digital, o que está causando alguns transtornos em empresas que precisam emitir o DOF (Documento de Origem Florestal).

Temos alguns clientes que são madeireiras, ou venda de materiais para construção e que não estão mais conseguindo efetuar suas operações com madeiras protegidas pelo Ibama justamente pela falta de acesso aos serviços do Ibama oriunda da necessidade do certificado digital.

Esses mesmos clientes reclamam que não conseguem informação junto aos postos de atendimento do Ibama, pois os atendentes ou não entendem do assunto ou demonstram pouco interesse em orientá-los.

Nesse sentido, tenho visitado alguns clientes para ajudá-los com procedimentos técnicos de informática para "colocar o serviço para rodar" fazendo mais um papel tecnológico do que contábil.

Não sei emitir um DOF e muito menos entendo os serviços disponíveis no site do Ibama. Mas já tive algumas experiências de como "chegar até o serviço do site" e acreditem... é muito difícil para o usuário comum.

Primeiro que o Ibama solicita que seu site seja acessado pelo navegador Mozilla Firefox, que não vem com algumas configurações padrão para uso de certificado digital.

Nesse sentido, aconselho primeiro a verificar qual o certificado digital da EMPPRESA do seu cliente. Certisign, Serasa, Valid e outras.

Depois disso verifique se o certificado é do tipo:
SMARTCARD - o que precisará de uma leitora;
TOKEN - parecido com um pendrive com conexao pela usb;
A1 - arquivo .pfx salvo localmente na maquina do cliente;

Para cada tipo de certificado você terá um trabalho diferente a fazer no menu Ferramentas do Firefox.

Não vou detalhar pois eu mesmo ainda não consegui decorar o passo-a-passo para cada tipo de certificado.

Mas posso dizer uma coisa: Ligue para o suporte da empresa que vendeu o certificado. Eles sim, com base nos dados acima e ainda outros que vão solicitar, podem dizer em que abas do Firefox você deve mexer, adicionando os dispositivos de segurança corretos.

Alguns podem dizer: Poxa, mas eu tentei pelo IE e já funcionou. Sim eu sei que às vezes a sorte aparece. Porém não sei se dentro do Ibama todos os botões e opções estarão visíveis se você estiver usando um navegador diferente do Firefox, pois o próprio site pede para utilizá-lo.

Numa máquina Windows 7 que nunca usou certificado digital na vida dessa máquina, o que eu fiz, considerando o uso de um Smartcard E-CNPJ Certisign com leitora da Gemplus USB Gemalto, baixei e instalei nessa ordem:

Arquivos disponíveis em http://www.certisign.com.br/atendimento-suporte/downloads
SafeSign Standard (versao 32 ou 64 nao senti diferença)
Driver da leitora Gemalto USB gemccid_en-us_32.msi (procure pela versao compativel com seu windows, se é 32 ou 64)
Cadeia de Certificados: acrfbv3.cer, acserporfbv3.cer, icpbrasilv2.cer

Depois disso já deve estar funcionando no IE e Chrome. Porém para funcionar no Firefox, execute o SafeSign Standard (Autenticador Criptográfico) e no menu superior "Integração" clique em "Instalar Safesign no Firefox".

Depois disso, se não funcionar no Firefox, precisará fazer um procedimento de "Carregar novo módulo pcks#11" dentro do Ferramentas>Opções>Avançadas>Certificados>Dispositivos de segurança
No meu caso digitei o comando em "Nome do arquivo:" aetpkss1

Depois disso reiniciei o PC e funcionou o acesso ao site do Ibama, reconhecendo minha leitora e meu certificado digital.

Espero ter auxiliado, porém repito, procurem auxilio na empresa que cedeu o certificado, no meu caso a Certisign

Att

Entenda seu arquivo Retorno_NIS.txt no validador leigonis.contabilidademesquita.com.br

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade