
Igor Ayres Hemetrio
Prata DIVISÃO 5 , Coordenador(a) Contabilidde
Boa tarde prezados!
Gostaria de saber se as empresas de Lucro Presumido, em geral, estarão obrigadas a entregar o SPED Contábil, referente à 2014.
Att,
Igor
CRC/MG 105.791
respostas 3
acessos 2.000
Igor Ayres Hemetrio
Prata DIVISÃO 5 , Coordenador(a) Contabilidde
Boa tarde prezados!
Gostaria de saber se as empresas de Lucro Presumido, em geral, estarão obrigadas a entregar o SPED Contábil, referente à 2014.
Att,
Igor
Renata Mazzali
Prata DIVISÃO 2 , Analista ContabilidadeOi Igor, boa tarde.
De acordo com Instrução Normativa RFB n° 1.420 / 2013, estão obrigadas a adotar a ECD, nos termos do art. 2° do Decreto n° 6.022, de 2007, em relação aos fatos contábeis ocorridos a partir de 1° de janeiro de 2014:
I - as pessoas jurídicas sujeitas à tributação do Imposto sobre a Renda com base no lucro real;
II - as pessoas jurídicas tributadas com base no lucro presumido, que distribuírem, a título de lucros, sem incidência do Imposto sobre a Renda Retido na Fonte (IRRF), parcela dos lucros ou dividendos superior ao valor da base de cálculo do Imposto, diminuída de todos os impostos e contribuições a que estiver sujeita; e
III - as pessoas jurídicas imunes e isentas.
Ou seja, se houver distribuição de lucros acima da base de cálculo do IR e Csll do lucro presumido (que pode ir até 32%), você deverá entregar o SPED e recolher o IR. (Mas o recolhimento do IR aplica-se nos casos em que a empresa não mantem escrituração contábil.)
Não sei se fui clara nas minhas explicações, mas enfim, é isso.
Atenciosamente,
Renata.
Igor Ayres Hemetrio
Prata DIVISÃO 5 , Coordenador(a) ContabiliddeRenata,
Obrigado pela a ajuda. Eu interpretei dessa forma também, mas ainda sim fiquei em dúvidas, pois, algumas pessoas falam que todas as empresas tributadas pelo Lucro Presumido deverão entregar.
Att,
Igor
Sandra Carvalho Pereira
Prata DIVISÃO 2 , Analista ContabilidadeBom dia!! Alguem sabe me informar como faço ref. a empresa que não tem o Ecpf ou Epf e a mesma é registrada em cartorio e não na jucesp? Vi que pela Jucesp dá para fazer prcuração p/ o contador assinar.
O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.
Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies
1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade