x

FÓRUM CONTÁBEIS

TECNOLOGIA CONTÁBIL

respostas 778

acessos 187.220

ECF : Escrituração Contábil Fiscal

GUSTAVO

Gustavo

Bronze DIVISÃO 4 , Assistente Advocacia
há 9 anos Sexta-Feira | 11 setembro 2015 | 16:43

a empresa é lucro presumido...

ref a minha duvida abaixo:

eu não estou recuperando os dados da ECD para o ECF pode me dar problemas? estou fazendo isso pq tinha alguns planos referenciais que no ECD deu certo e no ECF deu erro..eu tive que ajustar algumas contas referenciais...e também no ECD eu fechei o balanço anual já no ECD tem que ser trimestral...esta correto esta situação?

Vocês também fizeram isso de entregar a ECD com balanço encerrado anual e agora no ECF ter que fechar trimestral?

Pedro Paulo Ricardo Maciel

Pedro Paulo Ricardo Maciel

Iniciante DIVISÃO 5 , Assistente Contabilidade
há 9 anos Sexta-Feira | 11 setembro 2015 | 17:07

Boa tarde Amigos,

Minha dúvida está na vinculação do plano contas referencial sobre as Contas IRPJ e CSLL na despesa tributária.
Encontrei as contas 3.02.01.01.01.01 (-) Provisão para Contribuição Social sobre o Lucro Liquido(Atividade Geral)
3.02.01.01.01.02 (-) Provisão para Imposto de Renda ( Atividade Geral)

Alguém pode me dar uma luz, empresas do Lucro Presumido pode ser vinculada nessas contas ?

no manual do ECF na coluna orientações menciona que essas contas e apenas para pessoas juridicas tributadas no lucro real. Alguém pode me ajudar?

Anderson Kolera Silva

Anderson Kolera Silva

Ouro DIVISÃO 2 , Coordenador(a) Contabilidde
há 9 anos Sexta-Feira | 11 setembro 2015 | 17:42

boa tarde prezados,

A minha empresa tem atividade rural e demais atividades e foi usado a segregação em % para achar o valor de cada resultado para ser tributado (rural e demais), conforme determina a Lei e consta no manual da ECF (pagina 133).
Acontece que no PVA da ECF não encontrei nada para fazer essa segregação e desta forma não consigo chegar na base de calculo usada para o IR/CS, pois na ECD não é utilizada segregação e é de onde que vem as informações que alimente o L300 da ECF.

Alguém teve algum caso parecido?

Att.
Anderson Kolera Silva
[email protected]
https://www.linkedin.com/in/anderson-n-silva-17948740/
Consultoria e Freelancer:
Lucro Real | DFC - Demonstrativo do Fluxo de Caixa | ECD/ECF | Demonstrações Financeiras | Notas Explicativas |
"Quem come o fruto do conhecimento, é sempre expulso de algum paraíso"
JAMILE C Z

Jamile C Z

Prata DIVISÃO 2 , Técnico Contabilidade
há 9 anos Segunda-Feira | 14 setembro 2015 | 11:23

Bom dia

Fiz a atualização da versão da ECF hoje para a 1.0.6.2 e agora não estou conseguindo transmitir com procuração eletrônica da empresa para o E-CPF do contador. Alguém mais está com esse problema? Ate a versão anterior consegui transmitir todas as escriturações com a procuração eletrônica, do mesmo jeito que é feito com a DCTF e a EFD-CONTRIBUIÇÕES mensalmente.

Só me faltava essa...

Jamile
Everton Rinaldi

Everton Rinaldi

Prata DIVISÃO 4 , Contador(a)
há 9 anos Segunda-Feira | 14 setembro 2015 | 13:19

Jamile,

Também estou com a versão atualizada e hoje consegui transmitir normalmente com o contador assinando como procurador.

Então o problema não deve ser esse.

Nos diga que o erro que aparece p/ ver se conseguimos ajudar.

Sandra Regina da Silva

Sandra Regina da Silva

Prata DIVISÃO 2
há 9 anos Segunda-Feira | 14 setembro 2015 | 15:00

Boa Tarde Jamile,

tbm não estou conseguindo transmitir, só que não havia tentado antes de atualizar a versão,mas pelo que pesquisei, é devido a procuração estar desatualizada.

Everton,

minha mensagem de erro é " o signatario da escrituração não é o responsavel legal pela empresa no cadastro do CNPJ, nem possui procuração eletronica", vc sabe se é necessario fazer outra procuração?

Everton Rinaldi

Everton Rinaldi

há 9 anos Segunda-Feira | 14 setembro 2015 | 15:14

Sandra,

Então o problema de vocês, ou o seu específico, deve ser mesmo o que você disse.

Não sei dizer se é necessário fazer outra. Talvez se você consultar a atual no site da Receita, você obtém alguma resposta se a procuração está apta a assinar pela empresa. Tem um campo lá específico que diz: "Transmissão de Declarações/Arquivos, inclusive todos do CNPJ, com Assinatura Digital via Receitanet".

O passo a passo p/ cadastramento (se for necessário):
Cadastramento de Procuração Eletrônica:

No site da RFB, http://receita.fazenda.gov.br, na aba Empresa, clicar em “Todos os serviços”, selecionar “Procuração Eletrônica e Senha para pesquisa via Internet”, “procuração eletrônica” e “continuar” ou opcionalmentehttps://cav.receita.fazenda.gov.br/scripts/CAV/login/login.asp.

1. Login com certificado digital de pessoa jurídica ou representante legal/procurador;

2. Selecionar “Procuração eletrônica”;

3. Selecionar “Cadastrar Procuração” ou outra opção, se for o caso;

4. Selecionar “Solicitação de procuração para a Receita Federal do Brasil”;

5. Preencher os dados do formulário apresentado e selecionar a opção “Transmissão de Declarações/Arquivos, inclusive todos do CNPJ, com Assinatura Digital via Receitanet ”.

6. Para finalizar, clicar em “Cadastrar procuração”, ou “Limpar” ou “Voltar”.

A assinatura digital será verificada quanto a sua existência, prazo e validade para a pessoa jurídica identificada na ECF, no início do processo de transmissão do arquivo digital.

RAFAEL PINTO

Rafael Pinto

Prata DIVISÃO 2 , Contador(a)
há 9 anos Terça-Feira | 15 setembro 2015 | 09:49

Bom dia Gustavo.

Quando a recuperação, não há como arrumar no validador, pois os campos de recuperação da ECD não são editáveis, o sistema já faz os saldos trimestrais.

Afonso, no seu caso acho que não haverá problema em transmitir, pois o contador fica vinculado na esfera estadual, na federal nunca enfrentei este problema.

GUSTAVO

Gustavo

Bronze DIVISÃO 4 , Assistente Advocacia
há 9 anos Terça-Feira | 15 setembro 2015 | 11:12

mas Rafael nao vai dar problemas, nos saldos...por ser ecd anual e ecf trimestral? pq me da advertencias de valores....o que acha melhro eu fazer..retificar o ecd para trimestral?

RAFAEL PINTO

Rafael Pinto

há 9 anos Terça-Feira | 15 setembro 2015 | 11:26

Gustavo,

As empresas lucro presumido fecham balanço anualmente, mesmo sendo apurado os impostos trimestrais.

Muitos aqui no fórum estão relatando esta advertência, o que não impede a transmissão do arquivo.

Então você deve verificar todos os campos da ECF e transmitir mesmo com esta advertência.

A menos que alguém do fórum tenha descoberto como sanar estas advertências.

luciana azevedo

Luciana Azevedo

Prata DIVISÃO 1 , Contador(a)
há 9 anos Terça-Feira | 15 setembro 2015 | 13:06

Boa tarde,

Ao validar a ECF está dando os seguintes erros:
A escrituração deve possuir exatamente duas assinaturas
É obrigatória a assinatura do contador e do representante legal

Eu sei que preciso assinar a escrituração, porém estou no passo a passo e esse erro está na validação, não consigo gerar o arquivo para a entrega e muito menos assinar a escrituração.
Já fiz a atualização da versão.

Alguém pode me ajudar por favor.

Everton Rinaldi

Everton Rinaldi

há 9 anos Terça-Feira | 15 setembro 2015 | 13:23

Luciana,

Está aí o problema.

As assinaturas que serão pedidas lá na frente, são de acordo com esse campo. Ou seja, do jeito que está é como se apenas o contabilista fosse assinar.

Mas como sabemos que devem ser no mínimo 2 assinaturas (contador e representante legal da empresa/procurador), você precisa incluir mais um signatário nesse campo (o representante legal da empresa ou o procurador).

Espero ter ajudado.

Ricardo Danillo França de Lima

Ricardo Danillo França de Lima

Prata DIVISÃO 2 , Analista Contabilidade
há 9 anos Terça-Feira | 15 setembro 2015 | 14:53

Pessoal, Boa Tarde

os valores registrados no registro L100 (balanço patrimonial) e L300 (DRE) são através da recuperação da ECD não é isso? sendo que os valores cairam a maioria em contas erradas, e estou fazendo o trabalho no registro L300 todo manual, e quando clico nas contas nao ha relacionamento nenhum de contas referenciais, sendo que deixei toda DRE. Lalur, Lacs correto, e nao ha erros nem advertências, sera que terei algum problema com isso?

Ricardo Danillo
Analista Contábil
Rede de Farmácias Permanente AL/PB/PE
[email protected]
Liodaria de Oliveira

Liodaria de Oliveira

Bronze DIVISÃO 2 , Auxiliar Escritório
há 9 anos Quarta-Feira | 16 setembro 2015 | 09:28

Bom dia,

Empresa lucro presumido, não entregou ECD (estava desobrigada, pois não distribuiu lucro aos sócios). Ao enviar a ECF informou no Registro 0010 (tipo de escrituração) a letra "C", sendo que o correto seria letra "L" (apesar de ter escrita contábil).
A minha consultoria(COAD) disse que não haveria necessidade de retificação. Qual o entendimento de vocês?
Muito obrigada.

João Freitas

João Freitas

Prata DIVISÃO 3 , Tecnólogo
há 9 anos Quarta-Feira | 16 setembro 2015 | 09:28

Aqui nós fizemos o ECF de uma empresa no Lucro Presumido, que havia entregado o ECD. Fizemos todas as correções necessárias, e agora está com o ECF validado e pronto. Porém, quando vou verificar o relatório do PVA referente ao Balanço Patrimonial-Contas referenciais, diz que "Não existem dados para gerar a visualização". Não entendo, pois no validador está todo mapeado as contas com o plano referencial do ECF, e consigo ver o balanço no mesmo, apenas no relatório não...
Alguém pode me ajudar??

JS-Brasil Consultoria Contábil
"Fazendo a conta certa"
Everton Rinaldi

Everton Rinaldi

há 9 anos Quarta-Feira | 16 setembro 2015 | 09:34

Liodaria,

Eu havia feito a mesma coisa.

Porém, eu fiz a retificação.

Nesse mesmo tópico, há conversas onde eu e nossos colegas entendemos que o correto mesmo é a letra "L".

Portanto, o correto é fazer a retificação, melhor do que deixar errado...

RAFAEL PINTO

Rafael Pinto

há 9 anos Quarta-Feira | 16 setembro 2015 | 09:45

Liodaria de Oliveira

Se você colocar C, de acordo com outros comentários e com cursos disponibilizados, a ECf será cruzada com a ECd, no seu caso, não houve entrega de ECD.

Eu no seu caso realizaria a retificação colocando L, como manda no manual.

Att

RAFAEL PINTO

Rafael Pinto

há 9 anos Quarta-Feira | 16 setembro 2015 | 10:51

Bom dia Liodaria,

Não vi nada a respeito de muita sobre retificação da ECF, até porque a retificação pode ser feita a qualquer momento. Não li nada do contrário.

Página 10 de 26

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade