Michel Chanfays
Bronze DIVISÃO 3 , Contador(a)respostas 3
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Michel Chanfays
Bronze DIVISÃO 3 , Contador(a)Christiane Arine
Bronze DIVISÃO 4 , Contador(a)Olá Michel,
abaixo transcrevo exatamente as orientações que dei à meus clientes para que pudessem assinar a ECD em seus computadores e depois me enviassem a mesma para que eu concluísse minha assinatura e consequente envio.
Nós precisamos "pegar na mão" mesmo para que, quem não está acostumado com nossa rotina, possa entender como proceder.
... "Para que vc mesmo faça a assinatura, proceda da seguinte forma:
1º. – acesse o link: idg.receita.fazenda.gov.br e faça o download do programa e instalação do mesmo no seu computador;
2º. – depois de feita a instalação do programa, vc precisa importar o arquivo que segue em anexo e que vc deverá salvar em algum diretório. Para isso, deve executar o programa e no menu Arquivo, escolher a opção Escrituração Contábil > Importar. O sistema irá solicitar o nome do arquivo para importação e você deverá selecionar o arquivo no diretório em que se encontra (o que vc o salvou). Se o sistema informar que a escrituração já existe na base e perguntar se deve sobrepor, escolher “Sim”.
3º. – No alto, à esquerda, há a opção Arquivo. Clique em Arquivo > Escrituração Contábil > Importar. E então indique o diretório onde salvou o arquivo anexo. Na sequência dê um OK na tela de atualização de tabelas;
4º. – No final da validação, irá aparecer uma tela com a informação "A importação foi concluída com êxito. A escrituração não possui erros de estrutura. Deseja fazer a validação de conteúdo agora?" E então vc clica em SIM;
5º. – Assim que vc der um clique no SIM, vai aparecer uma tela com a seguinte mensagem: Arquivo validado com sucesso. Retorne para a tela de Passo-a-Passo para continuar a próxima etapa do processo." E então vc clica em OK;
6º. – O programa deixa uma tela em aberto do lado direito no item Pendências:XXX. Vc deve clicar no X que aparece nessa aba para fechar;
7º. – O programa já vai deixar o item 4 – Assinar Escrituração Digital acionado somente para assinatura. Vc deve clicar sobre o quadrado onde está escrito ECD com a caneta por cima;
8º. – Na sequência o programa vai te mostrar os dois assinantes (que é você e o contador). Vc deve estar com o certificado digital e-CPF já pronto para assinatura no computador e então clicar sobre o seu nome e digitar a senha do certificado digital (PIN), ou seja, a senha que vc cadastrou no momento que fez a validação do certificado onde o foi retirar.
Depois de ter feito a assinatura, será preciso que vc proceda conforme orientações abaixo para me enviar esse arquivo já assinado digitalmente:
9º. – Na parte laranja à direita, clicar em Escrituração > Exportar Arquivo.
10º. – Abrirá uma tela, onde vc poderá indicar um diretório para salvar o arquivo.
11º. – Escolha o diretório onde vai gravar o arquivo mas não mude o nome do arquivo e nem o tipo. Apenas escolha o diretório.
Depois de feito isso, nos envie esse arquivo salvo para que eu possa assinar digitalmente também e transmitir a declaração."
Espero que te ajude!
Atenciosamente,
Michel Chanfays
Bronze DIVISÃO 3 , Contador(a)Obrigado Cristiane. Este procedimento realmente esta funcionando ? Você já enviou seu Sped Contábil desta maneira ?
Christiane Arine
Bronze DIVISÃO 4 , Contador(a)Olá Michel, boa tarde!
Da forma anteriormente informada, com restauração de arquivo não está dando certo. Essa orientação passada foi tirada do suporte do Sped, mas não funcionou efetivamente.
Hoje mudamos a forma de envio do arquivo pela empresa e conseguimos o que precisávamos.
Com geração de cópia de segurança e restauração da mesma, deu certo sim.
Abaixo novo procedimento a ser enviado aos clientes, com a certeza de que o arquivo volta com a assinatura digital do responsável legal, ficando somente a assinatura digital do contador.
... "Para que vc mesmo faça a assinatura, proceda da seguinte forma:
1º. – acesse o link: idg.receita.fazenda.gov.br e faça o download do programa e instalação do mesmo no seu computador;
2º. – depois de feita a instalação do programa, vc precisa importar o arquivo que segue em anexo e que vc deverá salvar em algum diretório. Para isso, deve executar o programa e no menu Arquivo, escolher a opção Escrituração Contábil > Importar. O sistema irá solicitar o nome do arquivo para importação e você deverá selecionar o arquivo no diretório em que se encontra (o que vc o salvou). Se o sistema informar que a escrituração já existe na base e perguntar se deve sobrepor, escolher “Sim”.
3º. – No alto, à esquerda, há a opção Arquivo. Clique em Arquivo > Escrituração Contábil > Importar. E então indique o diretório onde salvou o arquivo anexo. Na sequência dê um OK na tela de atualização de tabelas;
4º. – No final da validação, irá aparecer uma tela com a informação "A importação foi concluída com êxito. A escrituração não possui erros de estrutura. Deseja fazer a validação de conteúdo agora?" E então vc clica em SIM;
5º. – Assim que vc der um clique no SIM, vai aparecer uma tela com a seguinte mensagem: Arquivo validado com sucesso. Retorne para a tela de Passo-a-Passo para continuar a próxima etapa do processo." E então vc clica em OK;
6º. – O programa deixa uma tela em aberto do lado direito no item Pendências:XXX. Vc deve clicar no X que aparece nessa aba para fechar;
7º. – O programa já vai deixar o item 4 – Assinar Escrituração Digital acionado somente para assinatura. Vc deve clicar sobre o quadrado onde está escrito ECD com a caneta por cima;
8º. – Na sequência o programa vai te mostrar os dois assinantes (que é você e o contador). Vc deve estar com o certificado digital e-CPF já pronto para assinatura no computador e então clicar sobre o seu nome e digitar a senha do certificado digital (PIN), ou seja, a senha que vc cadastrou no momento que fez a validação do certificado onde o foi retirar.
Depois de ter feito a assinatura, será preciso que vc proceda conforme orientações abaixo para me enviar esse arquivo já assinado digitalmente:
9º. – Na tela laranja, no alto à esquerda, clicar em Escrituração > Gerar Cópia de Segurança;
10º. – Abrirá uma tela, onde vc poderá indicar um diretório para salvar o arquivo.
11º. – Escolha o diretório onde vai gravar o arquivo. Vc deve criar um nome para o arquivo mas não altere o tipo do arquivo.
Depois de feito isso, nos envie esse arquivo salvo para que eu possa assinar digitalmente também e transmitir a declaração."
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