x

FÓRUM CONTÁBEIS

TECNOLOGIA CONTÁBIL

respostas 6

acessos 5.505

Transmitir ECD somente com e-CPF?

João Paulo Delesposte

João Paulo Delesposte

Prata DIVISÃO 5 , Contador(a)
há 10 anos Quinta-Feira | 11 junho 2015 | 15:56

Olá amigos, fui realizar a transmissão do Speed Contábil - ECD e me deparei com o seguinte problema, tenho o certificado digital da empresa (cliente) e da nossa contabilidade, tudo e-CNPJ. Pelo que percebi, ao tentar realizar a transmissão, nao busca o certificado e-CNPJ.

Para transmitir só é possível com o certificado e-CPF?

Caso seja somente com o e-CPF, deve ser no cpf meu (contador) ou do meu cliente?

Obrigado.

@contabilidadeecontat
Umberto Mallmann

Umberto Mallmann

Prata DIVISÃO 4 , Contador(a)
há 10 anos Quinta-Feira | 11 junho 2015 | 16:02

Olá João Paulo!

Exatamente. Para a transmissão você precisa assinar digitalmente o arquivo com o certificado e-CPF do sócio(s) responsável e do contador.
No seguinte link, leia a pergunta e resposta nº 21:

http://www1.receita.fazenda.gov.br/faq/sped-contabil.htm

21. Estou tentando assinar a Escrituração Contábil Digital com o e-CNPJ e o sistema não está lendo. Está correto? Preciso ter o Certificado Digital do representante (e-CPF) também?
Devem ser utilizados somente certificados digitais e-PF ou e-CPF, com segurança mínima tipo A3. Os certificados de pessoa jurídica (e-CNPJ ou e-PJ) não podem ser utilizados.

O mesmo está definido no DNRC 107/08 que trata da autenticação do Livros Digitais.

Att.
Umberto

Umberto Mallmann
Contador - CRC/RS 73.020
Malcon Contabilidade - malconcontabilidade@gmail.com
Umberto Mallmann

Umberto Mallmann

Prata DIVISÃO 4 , Contador(a)
há 10 anos Quinta-Feira | 11 junho 2015 | 17:07

Olá João, exatamente.

Você também pode optar pela procuração em seu nome... Aí você assina como responsável e contador.

Att.
Umberto

Umberto Mallmann
Contador - CRC/RS 73.020
Malcon Contabilidade - malconcontabilidade@gmail.com
Urley Luca

Urley Luca

Bronze DIVISÃO 3 , Contador(a)
há 9 anos Terça-Feira | 30 junho 2015 | 12:04

Umberto Mallmann,
já havia visto que há possibilidade do contador ser o procurador e fazer as duas assinaturas. Eu gostaria de saber se essa informação do contador -procurador é possível ser retificada posteriormente numa retificadora e ser assinada pelo e-cpf do sócio e não mais do contador - procurador.

Urley Luca - Contador
Continental Organização Contábil Ltda
https://www.conticonta.com.br
(61) 3037-7700
Brasília - DF
Marcelo De Paula

Marcelo de Paula

Ouro DIVISÃO 1 , Analista Contabilidade
há 9 anos Terça-Feira | 30 junho 2015 | 20:33

Boa noite, Urley!

Não vejo problemas em retificar com assinaturas diferentes da entrega original. Pelo menos não avistei nada na legislação que impeça assinaturas com outro e-CPF durante o envio da retificadora.

Abraço!

Marcelo De Paula
Área Contábil e Fiscal
Atua diretamente com 2º e 3º setor
Viçosa - MG

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade

Algumas informações precisam ser revistas: