x

FÓRUM CONTÁBEIS

TECNOLOGIA CONTÁBIL

respostas 118

acessos 101.129

ECF - Recuperação de dados da ECD

Everton

Everton

Bronze DIVISÃO 4, Contador(a)
há 8 anos Segunda-Feira | 10 agosto 2015 | 09:19

Caros Colegas,

Me ajudem se possível...
Uma empresa do lucro presumido que entregou a ECD Sped Contábil sem o mapeamento do plano de contas, quando for confeccionar a ECF sou obrigado a recuperar os dados da ECD?
Só gerará aviso se não importar a ECD para a ECF, ou terei mais algum problema?
Meu sistema contábil gera a ECF completa.
Obrigado.

DEBORA FEITOSA

Debora Feitosa

Prata DIVISÃO 2, Contador(a)
há 8 anos Segunda-Feira | 10 agosto 2015 | 09:26

Mesmo seu sistema gerando o arquivo ECF, dentro do PVA você deve recuperar os dados da ECD.
Empresas obrigadas a entregar o ECD, são obrigadas a recuperar esses dados no ECF. (Manual do ECF)

Capitulo 3 - Blocos e Registro da ECF
Bloco E
Informações Recuperadas da ECF Anterior e Cálculo Fiscal dos Dados Recuperados da ECD (Bloco recuperado pelo sistema – Não é importado)
A recuperação de dados da ECD é obrigatória para as empresas obrigadas a entregar a ECD.
Descrição do Bloco
Recupera, da ECF imediatamente anterior, os saldos finais das contas referenciais e da parte B (do e-LALUR e e-LACS). Calcula os saldos contábeis de acordo com o período de apuração do tributo.

"Se não puder se destacar pelo talento, vença pelo esforço." (Dave Weinbaum)
Jessé César Pinto

Jessé César Pinto

Prata DIVISÃO 5, Contador(a)
há 8 anos Terça-Feira | 11 agosto 2015 | 10:55

Bom dia.

Eu estou tendo problemas porque não mapeamos o plano de contas para enviar a ECD . Vou ter que realizar este mapeamento manualmente em cada ECF ? Fiz alguns testes e em alguns casos o PVA da ECF não estava buscando o saldo inicial, por que seria ?

Obrigado.

"O sol nasce para todos, mas a sombra é somente para quem merece."_ anônimo

CRC : 1SP297323/O-5

Jessé César Pinto
DEBORA FEITOSA

Debora Feitosa

Prata DIVISÃO 2, Contador(a)
há 8 anos Terça-Feira | 11 agosto 2015 | 11:03

Jessé,

Hoje saiu uma nova versão do ECF, veja se resolve seu problema.

"Se não puder se destacar pelo talento, vença pelo esforço." (Dave Weinbaum)
Jessé César Pinto

Jessé César Pinto

Prata DIVISÃO 5, Contador(a)
há 8 anos Terça-Feira | 11 agosto 2015 | 11:32

Debora,

Acabei de instalar a nova versão,mas ainda não sei como preencher o bloco J onde está a maior parte dos erros.Não mapeamos o plano de contas na ECD , e pela quantidade de ECFs que temos que fazer não nos agrada fazer isso manualmente.

Atualizando :vou fazer o mapeamento do plano de contas no sistema que utilizamos, e gerar novamente o arquivo ECD. Então vou copiar o arquivo transmitido que recuperamos de uma cópia de segurança (não estamos com o certificado digital da empresa cliente ) e então tentarei editar diretamente no txt.Se funcionar ganho o tempo no mapeamento em cada SCP (ainda terei que fazer em cada empresa diferente ).Se não funcionar eu pelo menos já fico com o plano de contas parametrizado para o próximo ano .


Obrigado.

"O sol nasce para todos, mas a sombra é somente para quem merece."_ anônimo

CRC : 1SP297323/O-5

Jessé César Pinto
Márlus Mauri de Meira Mathias

Márlus Mauri de Meira Mathias

Diamante DIVISÃO 1, Técnico Contabilidade
há 8 anos Terça-Feira | 11 agosto 2015 | 23:23

Jesse, tente o seguinte

- verifique se no seu sistemas contábil, todas as contas estão vinculadas para o plano de contas referencial

temos 2 opções agora

ECD entregue ( obrigada ) e ECD não obrigada

1) ECD entregue , mas faltando plano referencial

- gere a ECF

- importe a ECF marcando todas as opções

- recupere a ECD

- sem fechar a ECF aberta, importe novamente o mesmo arquivo da ECF, marcando apenas os blocos J e K

2) ECD nao obrigada, mas precisa dos saldos de balanço

- gere a ECD, importe, valide e assine ( apenas 1 assinatura é necessário
- gere a ECF
- importe a ECF
- recupere a ECD

agora que vem a jogada

no momento em recuperar a ECD, vai marcar como se fosse obrigada a entrega da ECD, mas tem como "sumir" com essa marcação

- exporte a ECF da empresa que está "trabalhando" para um outro diretorio
- exclua a ECF
- reimporte a ECF que foi exportada no novo diretorio -> na hora da exportação, a marcação da ECD é gravada no arquivo, mas na recuperação ela SOME.

- NAO recupere novamente a ECD

demais conferências

vai permitir a entrega normalmente, vai dar apenas um aviso assim:
a entidade possui contabilidade, mas não houve a recuperação da ECD

qualquer dúvida, volte a postar


Márlus





Jessé César Pinto

Jessé César Pinto

Prata DIVISÃO 5, Contador(a)
há 8 anos Quarta-Feira | 12 agosto 2015 | 08:16

Márlus bom dia.

Eu já havia encontrado essa solução em um outro fórum, o problema é que eu não acho a opção de importar apenas os blocos J e K ! Qual o procedimento para tal ?

Obrigado .

"O sol nasce para todos, mas a sombra é somente para quem merece."_ anônimo

CRC : 1SP297323/O-5

Jessé César Pinto
Jessé César Pinto

Jessé César Pinto

Prata DIVISÃO 5, Contador(a)
há 8 anos Quarta-Feira | 12 agosto 2015 | 10:59

André Moraes acho que esta solução não se aplica ao meu caso, meu sistema não gera arquivo diretamente para ECF, eu tenho que recuperar da ECD, e na ECD não foi mapeado o plano de contas.

"O sol nasce para todos, mas a sombra é somente para quem merece."_ anônimo

CRC : 1SP297323/O-5

Jessé César Pinto
LENIRA DE MORAES

Lenira de Moraes

Iniciante DIVISÃO 3, Contador(a)
há 8 anos Quinta-Feira | 13 agosto 2015 | 16:25

Caros Colegas,
Fiquei com dúvidas quanto ao preenchimento correto da ECF no caso de empresa tributada pelo Lucro Presumido, desobrigada da entrega da ECD por não ter distribuído lucro no ano calendário de 2014.
Criei a ECF no PVA. No registro 0010 "Parâmetros de tributação" - campo 10 "Escrituração" coloquei "L". Preenchi todos os campos habilitados, validei sem erros e advertências.
A declaração não leva a escrituração contábil, pois pelo que entendi a opção "C" no registro 0010 é somente para empresas obrigadas à entrega da ECD. Portanto foi tudo muito simples, tenho receio que deixei passar alguma coisa.

Lenira

Claudinei Jung

Claudinei Jung

Ouro DIVISÃO 1, Contador(a)
há 8 anos Sexta-Feira | 14 agosto 2015 | 14:16

Jessé César Pinto

Boa Tarde

Estou com o mesmo problema que o seu, meu sistema ainda não tem a geração do ECF e já enviei a ECD das empresas do Lucro Real.

Fiz a geração manual da ECF e recuperei a ECD, deu mais de 5.000 erros porque eu não tinha a feito a referenciação ao plano de contas Referencial do ECF.

Exportei o arquivo txt depois de ter feito a inclusão da ECD, então editei o TXT fazendo a referenciação, importei novamente e pelo menos os erros consegui sanar, agora estou com problemas de advertências coma referenciação, pois não está puxando os saldos.

Parece que o sistema não calculou automaticamente o mapeamento, porque as contas então mapeadas mas os saldos em todos os balanços estão zerados, ai se eu for lá e editá-los manualmente excluindo uma conta e colocando-a novamente ele calcula.

Bem estranho esse problema.

CLAUDINEI JUNG
BACHAREL EM CIÊNCIAS CONTÁBEIS
PÓS GRADUADO EM AUDITORIA E PERÍCIA CONTÁBIL
045 - 99131 8590
Cassiano Rossetto

Cassiano Rossetto

Iniciante DIVISÃO 3, Suporte Técnico
há 8 anos Sexta-Feira | 14 agosto 2015 | 15:20

Boa tarde Pessoal!

Estou com problemas referente a questão da recuperação do ECD no ECF pois o Sped que foi transmitido foi referemciado e aceito pelo ECD com o plano referencial de 2013. Se importo este arquivo do ECD no ECF ocorreram erros das contas referenciais, então referenciei em meu sistema com o novo plano do ecf gerei o ECD, validei e assinei e recuperei o ECD sem problemas, mas no momento da transmissão ocorreu mensagem devido ao número do HASH que estava diferente da base de dados da receita.

Neste caso como devo proceder para alterar este HASH pois até tentei exportar o ECF e lá no registro C040 zerei o HAS e até tentei colocar do ECD transmitidos mas ao reimportar o ECF ele zera este registro.

Aguardo informações se alguém teve esta situação.

Desde já agradeço

Claudinei Jung

Claudinei Jung

Ouro DIVISÃO 1, Contador(a)
há 8 anos Sexta-Feira | 14 agosto 2015 | 15:57

Jessé César Pinto

Márlus Mauri de Meira Mathias

Consegui resolver da seguinte forma:

Com o mesmo arquivo ECF aberto, sem desfazer nada, exportei o ECF para área de trabalho e importei novamente só a parte do Bloco J, deu certo, parece que o sistema tem algum problema e quando fazemos isso ele recalcula todos os valores.

Obrigado

CLAUDINEI JUNG
BACHAREL EM CIÊNCIAS CONTÁBEIS
PÓS GRADUADO EM AUDITORIA E PERÍCIA CONTÁBIL
045 - 99131 8590
Jessé César Pinto

Jessé César Pinto

Prata DIVISÃO 5, Contador(a)
há 8 anos Sexta-Feira | 14 agosto 2015 | 16:21

Claudinei Jung
Neste caso os campos de transporte devem ser atualizados automaticamente ?

Obrigado.

"O sol nasce para todos, mas a sombra é somente para quem merece."_ anônimo

CRC : 1SP297323/O-5

Jessé César Pinto
ERNANDO DE MATOS SILVA

Ernando de Matos Silva

Bronze DIVISÃO 4, Auxiliar Administrativo
há 8 anos Sexta-Feira | 14 agosto 2015 | 16:37

Boa Tarde fui validar o ecf e está dando este erro:

A BASE DE CÁLCULO NEGATIVA ANTES DA COMPENSAÇÃO DA BC NEGATIVA DE PERIODOS ANTERIORES DEVE SER IGUAL AO VALOR REGISTRADO NA CONTA REFERENTE Á BASE DE CALCULO NEGATIVA DO PROPRIO PERIODO NA PARTE B DO E-LACS

O PREJUIZO FISCAL APÓS AS COMPENSAÇÕES DO PERIODO DEVE SER IGUAL AO VALOR REGISTRADO NA CONTA REFERENTE AO PREJUIZO FISCAL DO PROPRIO PERIODO NA PARTE B DO E-LALUR

Se alguém tiver tido este erro e conseguido resolver ficarei muito grato.

Márlus Mauri de Meira Mathias

Márlus Mauri de Meira Mathias

Diamante DIVISÃO 1, Técnico Contabilidade
há 8 anos Sexta-Feira | 14 agosto 2015 | 18:45

Ernanado,,, esse erro me deixou doido.. mas resolvi

digamos o seguinte

prejuizo anterior 2013 : 1.500,00

prejuizo 1 trim 500


no LALUR
crie uma conta na parte B como nome "PREJUIZO CONTÁBIL " ou outra denominação quer achar melhor
coloque a data como 31/12/2013 e o valor do prejuizo - 1.500,00 no meu exemplo
informe a letra D - valores que diminuirão


no mesmo LALUR, na parte dos lançamentos que NAO influenciam na parte A

para o 1º trimestre


o código da conta acima mencionada

o valor do prejuizo -> 500,00
tipo de origem da conta : PF -> PREJUIZO NO TRIMESTE
historico
letra N


grave e saia


NO LACS

vai criar a conta e efetuar os mesmos lançamentos

MAS

ATENTAR --> em vez de informar PF , informar que é BC -> BASE NEGATIVA DA CSLL

nao coloque PF


qualquer dúvida, volte a postar ( mesmo no final de semana , fico de olho no site )




Márlus







ERNANDO DE MATOS SILVA

Ernando de Matos Silva

Bronze DIVISÃO 4, Auxiliar Administrativo
há 8 anos Segunda-Feira | 17 agosto 2015 | 10:00

Bom dia Marlus meu muito obrigado mas o erro continua fiz como você me orientou e continuo com a mesma mensagem :

A BASE DE CÁLCULO NEGATIVA ANTES DA COMPENSAÇÃO DA BC NEGATIVA DE PERIODOS ANTERIORES DEVE SER IGUAL AO VALOR REGISTRADO NA CONTA REFERENTE Á BASE DE CALCULO NEGATIVA DO PROPRIO PERIODO NA PARTE B DO E-LACS

O PREJUIZO FISCAL APÓS AS COMPENSAÇÕES DO PERIODO DEVE SER IGUAL AO VALOR REGISTRADO NA CONTA REFERENTE AO PREJUIZO FISCAL DO PROPRIO PERIODO NA PARTE B DO E-LALUR

Jessé César Pinto

Jessé César Pinto

Prata DIVISÃO 5, Contador(a)
há 8 anos Segunda-Feira | 17 agosto 2015 | 11:44

Márlus , quando eu gero a ECD e valido novamente, você diz que apenas uma assinatura é necessária , é indiferente se a assinatura é do cliente ou do contador ?

Obrigado .

"O sol nasce para todos, mas a sombra é somente para quem merece."_ anônimo

CRC : 1SP297323/O-5

Jessé César Pinto
Claudinei Jung

Claudinei Jung

Ouro DIVISÃO 1, Contador(a)
há 8 anos Terça-Feira | 18 agosto 2015 | 17:03

Jessé César Pinto

Desculpe, não tinha mais visto seu questionamento anterior.

Sim, deve marcar para calcular automaticamente.

CLAUDINEI JUNG
BACHAREL EM CIÊNCIAS CONTÁBEIS
PÓS GRADUADO EM AUDITORIA E PERÍCIA CONTÁBIL
045 - 99131 8590
Jessé César Pinto

Jessé César Pinto

Prata DIVISÃO 5, Contador(a)
há 8 anos Quarta-Feira | 19 agosto 2015 | 08:16

Claudinei Jung , tudo bem , sem problemas!E quanto a minha dúvida a respeito da assinatura digital , você saberia me responder ? Ficou definido que vamos mapear o plano de contas no sistema e gerar a ECD novamente, validar e assinar.Mas como ficamos locados no cliente pretendemos utilizar apenas a certificação digital do mesmo nesta fase, é possível ?
Obrigado.

"O sol nasce para todos, mas a sombra é somente para quem merece."_ anônimo

CRC : 1SP297323/O-5

Jessé César Pinto
Claudinei Jung

Claudinei Jung

Ouro DIVISÃO 1, Contador(a)
há 8 anos Quarta-Feira | 19 agosto 2015 | 18:11

Jessé César Pinto

Para assinar você precisará do certificado digital do cliente e do seu como contador, são duas assinaturas.

Pode também atualizar a procuração e assinar como contador e como procurador do Cliente. O que eu não aconselho tendo em vista que já foi uma conquista dos contadores fazer com que o empresário assinasse junto a entrega do arquivo. Mas é possível fazer com procuração também.

CLAUDINEI JUNG
BACHAREL EM CIÊNCIAS CONTÁBEIS
PÓS GRADUADO EM AUDITORIA E PERÍCIA CONTÁBIL
045 - 99131 8590
Jessé César Pinto

Jessé César Pinto

Prata DIVISÃO 5, Contador(a)
há 8 anos Quinta-Feira | 20 agosto 2015 | 08:28

Claudinei Jung , acho que não entendeu a minha dúvida.Eu sei que é necessário as duas assinaturas para transmissão da ECF, ocorre que vou ter que gerara ECD novamente após a parametrização dos planos de contas do cliente com o plano referencial da Receita Federal, validar e assinar novamente para recuperar os dados para ECF. Nesse ponto alguns colegas citaram que é possível utilizar apenas uma assinatura já que não será retransmitida a ECD. Queremos gerara ECF, recuperar os dados da ECD e validar o arquivo, só então utilizar os dois certificados para assinatura eletrônica e então transmitir os arquivos.

Att,

"O sol nasce para todos, mas a sombra é somente para quem merece."_ anônimo

CRC : 1SP297323/O-5

Jessé César Pinto
Claudinei Jung

Claudinei Jung

Ouro DIVISÃO 1, Contador(a)
há 8 anos Quinta-Feira | 20 agosto 2015 | 08:50

Jessé César Pinto

Entendi.

Eu tive o mesmo problema que você e fiz diferente, pois o meu ECD não estava parametrizado com o novo plano referencial também.

Fiz o seguinte:

Gerei manual o arquivo ECF, preenchendo os dados cadastrais da empresa.

Depois disso importei o ECD mesmo sem as classificações, e exportei o arquivo ECF, agora já com a ECD dentro.

Então peguei o arquivo TXT, e coloquei para o Excel todas as linha J50, você irá notar que o Excel tem o nr das linhas e isso ajuda a corrigir depois a quantidade de linhas adicioadas. Fiz então a inclusão da Classificação das contas de acordo com o novo plano de contas referencial incluindo abaixo de cada conta analítica J050 outra linha J051 com a devida classificação.

Veja o Exemplo da conta Caixa:
|J050|01012014|01|A|5|Oculto|111010|CAIXA|
|J051||1.01.01.01.01|

Depois de tudo classificado, precisa atualizar o nr de linhas J e o Nr de linhas total do arquivo na sua última linha, de acordo com as linhas que estiverem apontando o Excel.

É um pouco trabalhoso, pois se trata de uma atualização manual, mas eu preferi fazer assim do que gerar todo o ECD novamente, até porque meu sistema não estava gerando o ECF ainda.

CLAUDINEI JUNG
BACHAREL EM CIÊNCIAS CONTÁBEIS
PÓS GRADUADO EM AUDITORIA E PERÍCIA CONTÁBIL
045 - 99131 8590
Jessé César Pinto

Jessé César Pinto

Prata DIVISÃO 5, Contador(a)
há 8 anos Quinta-Feira | 20 agosto 2015 | 10:09

Claudinei Jung , obrigado pela dica ! Mas o TI acabou de atualizar o nosso sistema e a nova versão já permite a geração do arquivo ECF, então vou ter a opção de importar apenas os blocos J e K !

"O sol nasce para todos, mas a sombra é somente para quem merece."_ anônimo

CRC : 1SP297323/O-5

Jessé César Pinto
Claudinei Jung

Claudinei Jung

Ouro DIVISÃO 1, Contador(a)
há 8 anos Quinta-Feira | 20 agosto 2015 | 11:07

Jessé César Pinto

Beleza, ainda bem, esses nossos sistemas as vezes nos deixa na mão, o meu também atualizou e agora é possível gerar o ECF a partir de segunda feira passada.

Abraços e boa Sorte

CLAUDINEI JUNG
BACHAREL EM CIÊNCIAS CONTÁBEIS
PÓS GRADUADO EM AUDITORIA E PERÍCIA CONTÁBIL
045 - 99131 8590
Jessé César Pinto

Jessé César Pinto

Prata DIVISÃO 5, Contador(a)
há 8 anos Quinta-Feira | 20 agosto 2015 | 13:24

Claudinei Jung, ainda bem pois gerando através do sistema ganha-se muito tempo ,já estava trabalhando em outras alternativas, mas realmente agora fica muito mais prático.Eu havia pesquisado sobre o sotware que utilizamos aqui e tudo que precisávamos estava disponível na ultima versão já faz algum tempo,apenas precisei cobrar o responsável local pela atualização.

"O sol nasce para todos, mas a sombra é somente para quem merece."_ anônimo

CRC : 1SP297323/O-5

Jessé César Pinto
Claudinei Jung

Claudinei Jung

Ouro DIVISÃO 1, Contador(a)
há 8 anos Quinta-Feira | 20 agosto 2015 | 14:47

Jessé César Pinto

Sim verdade, eu sofri muito editando as empresas que tinha, mas graças a Deus está tudo pronto a tempo.

Abraços e vamos em frente.

CLAUDINEI JUNG
BACHAREL EM CIÊNCIAS CONTÁBEIS
PÓS GRADUADO EM AUDITORIA E PERÍCIA CONTÁBIL
045 - 99131 8590
Página 1 de 4
1 2 3 4

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.