Augusto Matos
Iniciante DIVISÃO 2 , Analista ProgramadorOlá Pessoal, boa noite!
Vejo que algumas pequenas e médias empresas obrigadas à transmitir o SPED Fiscal e Contribuições encontram dificuldades ou simplesmente não fazem a conferência dos livros fiscais antes da emissão.
Isso pode gerar uma sinalização na Receita Federal e a empresa pode sofrer uma auditoria se houver divergência entre as informações lançadas pelo contador e a empresa.
Algumas empresas precisam de um software específico para o seu negócio e geralmente esses sistemas, após fechar o mês base, não é permitido alteração no CFOP das notas fiscais, o que faz com que a empresa tenha que fazer as alterações diretamente no validador do SPED, levando muito tempo.
Tem empresas que tem um ou mais funcionários apenas para fazer isso. Pois é muito complicado ter 2 sistemas, um que atenda ao modelo de negócio da empresa e outro sistema somente para o financeiro.
Por exemplo, um hotel precisa de um sistema que tenha o controle dos quartos, reservas, produtos vendidos, estoque dos produtos, notas fiscais de serviço. Neste caso as notas fiscais lançadas dão entrada nos produtos, que vão para o estoque e a partir daí são controlados através da ficha técnica, reduzindo-os à medida que os setores fazem as solicitações ou que os produtos são vendidos.
Seria inviável lançar todas essas informações em dois sistemas, um financeiro e outro para hotelaria.
Muitos escritórios de contabilidade oferecem este serviço de lançar as notas e elaborar o SPED.
A minha empresa atualmente presta este tipo de serviço de conferência dos livros fiscais e ajustes de CFOP e isto economiza muito para a empresa. Primeiro que não é necessário ter dois sistemas para fazer isso e também não é necessário um funcionário só pra fazer o SPED.
O escritório de contabilidade já lança as notas apenas com o resumo dos CFOPs pela parte do contador.
A minha dúvida é:
A contabilidade também pode gerar o arquivo detalhado do SPED, que deveria ser feito pela empresa? Se não pode, quais problemas a empresa pode ter se a fiscalização descobrir que o SPED é gerado pela contabilidade?