Romulo Carlos Reis Alves
Bronze DIVISÃO 2Bom dia.
Criei meu cadastro para agradecer ao site, que tem uma riqueza enorme de informações sobre os 'benditos' programas da RFB. Tem me ajudado muito. E também para dar essa dica...
No dia de hoje um de nossos clientes reclamou que o SPED Contábil não abre, ou então abre e fecha sozinho, sem nenhuma informação, aviso ou erro. Pesquisando por aqui, percebi que diversas pessoas passam pelo mesmo problema, e até agora, sem solução.
Pois bem, neste cliente eu fiz tudo que foi sugerido: troquei/atualizei Java, reinstalei o programa, alterei o arquivo .lax, modo de compatibilidade ou administrador.... mas também nada deu certo.
Pois bem... fui no gerenciador de tarefas do Windows e percebi que o programa de banco de dados do SPED (que é o MySQL, executável 'mysql-nt') fica aberto mesmo após o programa fechar. Mesmo fechando ele manualmente, o problema continua.
Então, abri os logs do Windows e vi que o MySQL estava pedindo mais memória e/ou necessitando de mais arquivos abertos. Como não tenho como modificar esses parâmetros, a solução que encontrei foi muito simples: fechei TODOS os outros programas que fazem uso do SQL (no caso deste cliente, Alterdata e Mastermaq). Nem foi preciso reiniciar o computador: funcionou na hora. Windows 8.1, Java 32bits na versão 8.91. Também deu certo em Windows 7 SP1 64bits com Java 8.91 32bits.
Acredito que o MySQL dos SPEDs da vida tenham alguma incompatibilidade com os SQL de outros programas. Portanto, fica aí a dica: se os SPEDs, ECFs e etc de vocês não estão abrindo ou abrem e fecham sem sentido, basta fechar outros programas que fazem uso do SQL. Na pior das hipóteses, reiniciem o computador e abram o SPED primeiro.
Espero que esta dica seja útil, assim como o fórum tem sido pra mim.
Abraços!