x

FÓRUM CONTÁBEIS

TECNOLOGIA CONTÁBIL

respostas 0

acessos 13.284

SPED, ECF, etc, não abre (possível solução)

Romulo Carlos Reis Alves

Romulo Carlos Reis Alves

Bronze DIVISÃO 2
há 8 anos Segunda-Feira | 20 junho 2016 | 11:01

Bom dia.

Criei meu cadastro para agradecer ao site, que tem uma riqueza enorme de informações sobre os 'benditos' programas da RFB. Tem me ajudado muito. E também para dar essa dica...

No dia de hoje um de nossos clientes reclamou que o SPED Contábil não abre, ou então abre e fecha sozinho, sem nenhuma informação, aviso ou erro. Pesquisando por aqui, percebi que diversas pessoas passam pelo mesmo problema, e até agora, sem solução.

Pois bem, neste cliente eu fiz tudo que foi sugerido: troquei/atualizei Java, reinstalei o programa, alterei o arquivo .lax, modo de compatibilidade ou administrador.... mas também nada deu certo.

Pois bem... fui no gerenciador de tarefas do Windows e percebi que o programa de banco de dados do SPED (que é o MySQL, executável 'mysql-nt') fica aberto mesmo após o programa fechar. Mesmo fechando ele manualmente, o problema continua.

Então, abri os logs do Windows e vi que o MySQL estava pedindo mais memória e/ou necessitando de mais arquivos abertos. Como não tenho como modificar esses parâmetros, a solução que encontrei foi muito simples: fechei TODOS os outros programas que fazem uso do SQL (no caso deste cliente, Alterdata e Mastermaq). Nem foi preciso reiniciar o computador: funcionou na hora. Windows 8.1, Java 32bits na versão 8.91. Também deu certo em Windows 7 SP1 64bits com Java 8.91 32bits.

Acredito que o MySQL dos SPEDs da vida tenham alguma incompatibilidade com os SQL de outros programas. Portanto, fica aí a dica: se os SPEDs, ECFs e etc de vocês não estão abrindo ou abrem e fecham sem sentido, basta fechar outros programas que fazem uso do SQL. Na pior das hipóteses, reiniciem o computador e abram o SPED primeiro.

Espero que esta dica seja útil, assim como o fórum tem sido pra mim.

Abraços!

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade