x

FÓRUM CONTÁBEIS

TECNOLOGIA CONTÁBIL

respostas 4

acessos 1.870

Guarda de Documentos Físicos/Digitais (Contábeis/Não-Contábe

Felipe Nascimento Alvares

Felipe Nascimento Alvares

Iniciante DIVISÃO 2 , Analista Sistemas
há 9 anos Quarta-Feira | 29 junho 2016 | 11:23

Bom dia a todos,
Estou fazendo uma organização na documentação do departamento e tenho algumas dúvidas referentes à guarda de documentos contábeis e não-contábeis.
Atualmente possuímos pastas e mais pastas (desde 2006!) dos seguintes doctos:

Não Contábeis
SCR 3040
Estatísticas de Crédito (doc. 3050)
Poupança Semestral (doc. 1101)
SFH - SBPE (doc. 1104)

Contábeis
4010
4016
4060
4150

Fora alguns SPED (Contabil/Fiscal/Contribuições)

1 - Por quanto tempo preciso guardá-los? (comprovantes de retorno do BC/Receita e arquivos enviados)
2 - Posso guardá-los somente em formato digital?

Roseli

Roseli

Ouro DIVISÃO 1 , Auxiliar Escrita Fiscal
há 8 anos Sexta-Feira | 30 junho 2017 | 15:37

Olá,
Temos em nosso poder documentos de tds os clientes desde a abertura até agora, em alguns caso são empresas de uns 25 anos, geralmente as nfs de entrada eliminamos referente aos últimos 5 anos, as de saídas após 10 anos emissão, é correto dessa forma?
Declarações tipo Gias, STDAS, recibos Sintegra, Recibos N Paulista. Dctfs, Dacon, Speds, etc livros fiscais e guias pagas com mais de 5 anos, como vcs procedem?

att,

Rose

"Sonhos não morrem, apenas adormecem na alma da gente."
Chico Xavier
Lucas Sousa

Lucas Sousa

Prata DIVISÃO 1 , Coordenador(a) Fiscal
há 8 anos Segunda-Feira | 3 julho 2017 | 09:00

Rose,

Segue link para uma tabela com todos os prazos estabelecidos para cada tipo de documento:

fecomerciosp.blogspot.com.br

Todavia, o procedimento que tendo a adotar é de repassar os documentos para o Cliente, pois é de responsabilidade dele. Recomendo, caso já não esteja sendo feito, cobrar um valor adicional para manter a guarda dos documentos, porque representa um risco para a Empresa/Escritório Contábil se ocorrer qualquer eventualidade.

Espero ter ajudado.

Atenciosamente,

Lucas Sousa
Roseli

Roseli

Ouro DIVISÃO 1 , Auxiliar Escrita Fiscal
há 8 anos Segunda-Feira | 3 julho 2017 | 09:11

Bom dia Lucas,

Obrigada, também acho, é muito papel pra ficar no escritório, vamos ver se consigo colocar em prática essa devolução aos clientes...Boa semana.

"Sonhos não morrem, apenas adormecem na alma da gente."
Chico Xavier

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade

Algumas informações precisam ser revistas: