x

FÓRUM CONTÁBEIS

TECNOLOGIA CONTÁBIL

respostas 5

acessos 741

 Junior

Junior

Bronze DIVISÃO 5 , Autônomo(a)
há 8 anos Segunda-Feira | 1 agosto 2016 | 21:57

Boa noite pessoal. Estou com uma dúvida sobre a EFD. Uma empresa foi aberta em abril / 2016, só que até agora não teve movimentação nenhuma, nem de saída e nem de entrada. Como o regime é normal, o extrato fiscal na tributação está criticando o não envio da EFD. Como eu faço para enviar essas informações zeradas? Agradeço a atenção dos colegas.

Natannia Rodrigues

Natannia Rodrigues

Prata DIVISÃO 2 , Assistente Contabilidade
há 8 anos Segunda-Feira | 1 agosto 2016 | 22:10

Conforme a IN 1252/2012, a empresa que não obteve receita e operações de créditos em determinado mês, fica dispensada da entrega da EFD-Contribuições, exceto no mês de Dezembro, na qual informará os meses em que esteve nesta situação.

Veja a IN RFB Nº 1.252/2012 abaixo:

Art. 5º Estão dispensados de apresentação da EFD-Contribuições:

§ 7º A pessoa jurídica sujeita à tributação do Imposto sobre a Renda com base no Lucro Real ou Presumido ficará dispensada da apresentação da EFD-Contribuições em relação aos correspondentes meses do ano-calendário, em que:

I - não tenha auferido ou recebido receita bruta da venda de bens e serviços, ou de outra natureza, sujeita ou não ao pagamento das contribuições, inclusive no caso de isenção, não incidência, suspensão ou alíquota zero;

II - não tenha realizado ou praticado operações sujeitas a apuração de créditos da não cumulatividade do PIS/Pasep e da Cofins, inclusive referentes a operações de importação.

Porém, deverá ser entregue EFD relativa ao mês de Dezembro, no firo de indicar os meses em que não auferiu receitas e não realizou operações geradoras de crédito. Veja o § 8º do Art. 5º da citada IN RFB:

§ 8º A dispensa de entrega da EFD-Contribuições a que se refere o § 7º, não alcança o mês de dezembro do ano-calendário correspondente, devendo a pessoa jurídica, em relação a esse mês, proceder à entrega regular da escrituração digital, na qual deverá indicar os meses do ano-calendário em que não auferiu receitas e não realizou operações geradoras de crédito.

Lembrando que indicação dos meses sem movimentos devem se fazer constar no Registro 0120 da Escrituração do mês de Dezembro.


Neste caso seria aconselhável a fazer a DSPJ se a empresa não teve nenhuma movimentação

Tecnóloga em Análise e Desenvolvimento de Sistemas pela UNICSUL, e cursando Ciências Contábeis.

Experiência profissional na área contábil/fiscal, atualmente em suporte técnico em tecnologia contábil.

Site: http://maiscontabilnet.blogspot.com.br

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade