Marcela Velozo Bertholdi
Prata DIVISÃO 1 , Analista FiscalBom dia, a todos.
Eu tenho uma dúvida referente a escrituração no SPED Contribuições com as notas fiscais emitidas para Zona Franca de Manaus.
O processo é o seguinte fazemos venda para ZFM utilizando o CFOP 6109, então minha nota sai da seguinte forma valor do produto embutido o PIS/COFINS, na linha do produto o desconto ICMS, nos dados adicionais o valor do desconto de PIS/Cofins. Exemplo abaixo destacado na 1ª forma de fazer e a 2ª forma é como algumas pessoas vem dizendo que deveria fazer:
1ª) Como faço:
Valor do produtos (com PIS/COFINS): .1.000,00 (valor hipotético)
Alíquota ICMS:7%
Desconto PIS/COFINS: 92,50
Desconto ICMS: 70,00
Total da Nota fiscal: 837,50
2ª) Como querem que eu faça:
Valor do produto (sem PIS/COFINS): 900,00 (valor hipotético)
Alíquota ICMS: 7%
Desconto ICMS: 63,00
Total da Nota Fiscal: 837,00
Hoje é da 1ª forma que sai no meu DANFE e desta forma que vai no SPED, mas minha contabilidade está me questionando e dizendo que meu DANFe deveria sair conforme a 2ª forma, porém quando eu mudo um parâmetro no sistema para sair da 2ª forma ao importar no SPED continua saindo igual 1ª forma.
Poderiam me ajudar dizendo como fazem e se possível um base legal com legislação ou nota técnica, você também acham que está errado a 1ª forma de fazer? Se Sim como vocês fazem?
Agradeço e aguardo retorno.
1ª edição: Bom dia, Pessoal, será que não tem ninguém no fórum que trabalha com emissão de nota e SPED para me ajudar?