Vander Lopes Lima
Iniciante DIVISÃO 1 , Analista InformáticaPrezados, boa noite.
Preciso da ajuda dos Srs. Eis que em um escritório de contabilidade estão tentando acessar o sistema da fazenda abaixo com um determinado certificado digital, vamos nomear o certificado com problema de “CERT01”:
http://www4.fazenda.rj.gov.br/ssa/
E ao acessar o link acima e clicar em “Certificado Digital” ele me traz os certificados instalados e ao clicar no “CERT01” ele me retornar a seguinte tela de erro:
“SSA200 - Usuário inexistente ou não autorizado”
Esse mesmo certificado consegue acessar outros sistemas normalmente, somente nesse apresenta falha.
Consigo acessar com outros certificados o sistema normalmente, já foi realizado teste no Internet Explorer, Google Chrome e Mozilla, todos sem sucesso.
O mais estranho que o certificado que funciona de uma outra empresa verificando suas propriedades dentro do navegador Internet Explorer ele vem com um “X” e as seguintes mensagens:
{
Na aba Geral:
Este certificado não pode ser verificado junto a uma autoridade de certificação confiável.
Na aba Caminho de Certificação.
Este certificado raiz da autoridade de certificação não é confiável porque não está no repositório das autoridades de certificação raiz confiáveis.
}
Já o certificado que não funciona traz as seguintes mensagens:
{
Na aba Geral:
Este certificado destina-se ao(s) seguinte(s) fim(ns)
Prova a sua identidade para um computador remoto
Protege emails
Na aba Caminho de Certificação.
Este certificado é válido.
}
Também tem uma questão de eu ter visto esses dias que o certificado que FUNCIONA não está num repositório de confiança, já o certificado que NÂO FUNCIONA, esse se encontra em um diretório de confiança.
Como o site supracitado está com o certificado expirado me leva acreditar que por questões de segurança o CERT01 está apresentando falha. Mas preciso da ajuda dos Srs. Para de alguma forma tornar o sistema acessível com o certificado.
Conto com vocês.
Obrigado desde já pelas contribuições que estão por vir.
Atenciosamente,
Vander Lopes