Uma nova IOB agora com Inteligência Artificial
x

FÓRUM CONTÁBEIS

TECNOLOGIA CONTÁBIL

respostas 4

acessos 13.784

Encerramento Ecd anual e ecf trimestral

ANDREIA APARECIDA SOARES

Andreia Aparecida Soares

Bronze DIVISÃO 5, Auxiliar Contabilidade
há 5 anos Segunda-Feira | 25 junho 2018 | 09:56

Bom dia,
caros colegas.
Estou com a seguinte duvida, sei que é um assunto já batido aqui no fórum mas mesmo assim ainda me vem a duvida quanto ao encerramento da minha ecd de forma de tributação Lucro presumido encerrei anual, acontece que na ecf vem por trimestre e estes trimestre vão acumulando no balanço no ultimo trimestre da o valor correto e já tem um esclarecimento , mas e quanto as contas de resultado antes do encerramento que também vão acumulando como proceder?

obrigada,
Andreia.


Leandro Costa

Leandro Costa

Bronze DIVISÃO 4, Contador(a)
há 5 anos Segunda-Feira | 25 junho 2018 | 11:16

Olá Andreia, bom dia!

Você poderá fazer o seguinte:

Passo 01: Criar uma conta no J050 com código de Natureza 03 (Patrimônio Líquido) do Tipo Analítica, com Nível 5. O grupo de contas superior poderá ser onde você classifica suas contas de lucros e/ou prejuízos. A Nomenclatura fica ao seu critério, mas caso te ajude eu uso o nome: "RESULTADO APURADO NO TRIMESTRE".
Para classificação da conta no plano referencial, vinculei como "Contas do PL não classificadas."

Passo 02: No K155 você irá criar um lançamento com o saldo inicial zerado no 1º Trimestre e logo em seguida o valor do resultado do período, valor a crédito caso tenha apurado lucro e valor a débito caso tenha apurado prejuízo. Esse mesmo lançamento irá se repetir até o 4º Trimestre, mudando apenas o saldo inicial que será o acumulado dos lucros e prejuízos das apurações anteriores.
Já no 4º Trimestre você deverá zerar o saldo final da conta.

Isso vai zerar suas advertências.

Janaina Teles

Janaina Teles

Prata DIVISÃO 1, Contador(a)
há 4 anos Segunda-Feira | 22 julho 2019 | 08:40

Bom Dia!!!

Tentei fazer o procedimento detalhado pelo colega, porém aparecem outros erros, alguem conseguiu arrumar?

Att,
Janaina Teles

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.