x

FÓRUM CONTÁBEIS

TECNOLOGIA CONTÁBIL

respostas 8

acessos 9.411

Programador de software trabalhando como contador

Wladimir Alves Bandeira

Wladimir Alves Bandeira

Iniciante DIVISÃO 3, Administrador(a) Banco de Dados
há 5 anos Quarta-Feira | 23 janeiro 2019 | 04:22

Eu me formei como analista de sistemas desde de 2012, e até hoje não conseguir me incluir no mercado de trabalho como programador.

Eu tenho 1 ano de experiência como programador Java. E acredito que esteja tendo dificuldade para entrar no mercado de trabalho por causa da minha idade. Estou com 38 anos de idade.

Eu estou para fazer no próximo mês um curso de ciências contábeis, a minha dúvida é o seguinte;

1. Com a experiência que tenho como programador será que conseguirei me incluir facilmente no mercado de trabalho como contador apesar de ter quase 40 anos de idade?

2. Será que com o conhecimento que vou adquirir no período de estágio num escritório de contabilidade mais o conhecimento que vou adquirir no curso superior de ciências contábeis me darão condições para desenvolver sistemas PDV?
Como exemplo um ERP voltado para o comércio?

André Menezes

André Menezes

Prata DIVISÃO 3
há 5 anos Quarta-Feira | 23 janeiro 2019 | 08:12

Wladimir Alves Bandeira
Bom dia,

Com certeza valerá a pena todo esforço, nunca é cedo nem tarde demais para começar um novo projeto.

No seu caso, como você entende de programação e banco de dados, aliando toda sua experiencia ao conhecimento de contabilidade sem duvidas você será um profissional mais requisitado, sistemas como Mastersaf Dw e SAP por exemplo são extremamente complexos e mesmo com anos de utilização nós usuários sempre nos deparamos com muita dificuldade justamente por não ter conhecimento básico de programação.

Outro fator, é que cada vez mais a exigência de obrigações via arquivo magnético aumenta demandando conhecimento de processamento de dados, e sua formação nessa área é muito relevante.

Carlos Tellechea

Carlos Tellechea

Prata DIVISÃO 1, Analista
há 4 anos Terça-Feira | 27 agosto 2019 | 15:50

Desenvolver um sistema do zero é muito difícil para ser feito por uma pessoa só. Contudo, a combinação de TI com contabilidade é o futuro pois muitas atividades podem ser automatizadas e com o conhecimento de ambas você pode ser um excelente analista de negócios fornecendo as entradas e o fluxo do processo para outros desenvolvedores.
Acredito que com essas competências combinadas você terá mais chance na TI do que na contabilidade trabalhando na implantação ou desenvolvimento de sistemas contábeis em escritórios ou empregas de médio porte.

Analista Judiciário
Contador
Rherison Jhones Davila da Silva

Rherison Jhones Davila da Silva

Bronze DIVISÃO 3, Contador(a)
há 3 anos Sexta-Feira | 16 outubro 2020 | 17:57

Fiz Ciências Contábeis.

Na faculdade todos os professores falavam "Ciências Contábeis é a ciência que estuda o patrimônio das entidades com o fim de gerar informações para tomada de decisões por parte dos usuários da informação contábil".

Minha opinião é que parece que o "Cientista Contábil" era como um cientista de dados pré-histórico, e hoje os Data Scientists é que estão ficando como responsáveis por "gerar informações para tomada de decisão", e os contadores estão ficando reduzidos a meros prestadores de contas (principalmente pro governo).

Acredito que deveria ter programação e análise de dados nas faculdades de Ciências Contábeis, pois seria muito útil para os contadores saberem pelo menos trabalhar com dados no python, usar VBA e PowerQuery no Excel, conferir os dados de um balancete no arquivo XML, usar machine learning para gerar relatórios economico-financeiros, fazer queries SQL, gerar gráficos no Tableau, etc.

Precisava ter essa aproximação das duas áreas. Se não no futuro os Data Scientists vão acabar sendo responsáveis por desenvolver/manter sistemas que vão fazer todo trabalho de prestação de contas, controle financeiro, etc, usando inteligência artificial, e a profissão contábil vai sumir, como parece que já está acontecendo, só ler a notícia do link: docmanagement.com.br

Cristian Luis Teixeira

Cristian Luis Teixeira

Bronze DIVISÃO 5, Economista
há 3 anos Segunda-Feira | 28 dezembro 2020 | 18:12

Estou bem próximo de sua situação.
Trabalho com contabilidade desde 1990, hoje tenho 45 anos e estou estudando programação de verdade somente agora, já tentei algumas vezes mas sempre desistia, já tentei Delphi e  Java, mas não fui para frente apesar de ter criando alguuns aplicativos.

Hoje estou estudando VB.net aparentemente é uma linguagem de programação que não irá mais evoluir e é justamente por isso que a escolhi, até os dias de hoje ela faz tudo que C# também faz ( para você que veio do Java talvez seja bem mais familiar) então para o que preciso VB.net  é mais que suficiente e não irá enfrentar o modismo que assola as linguagens de programação de hoje em dia, acredito que ela está muito estável e madura e caso precise de algo sempre terei o C# para interoperar e bifurcar .
Outro fator de usar o VB.net é que para o windows ele é muito integrado com excel e power BI, praticamente uso a mesma sintaxe para tudo!

Por que estou lhe falando isso se sua pergunta é se vou conseguir um trabalho como programador?
Bem, quando estudei Delphi já estava com esse problema e tinha apenas 28 anos! concorrer com a moçada de hoje é insano!, mas é insano também para a galera de hoje concorrer com o conhecimento contábil de anos, então temos uma carta na manga, eles são programadores de sintaxe e não de conhecimento operacional, e se nós formos candidatar a uma vaga de uma empresa de software House a coisa fica complicada para nós, mas se formos atender um cliente ou até mesmo um escritório para criarmos alguma automação saímos muito na frente.

Resolvi unir o conhecimento de Contabilidade, Gestão Empresarial, Gestão de Indicadores e claro programação para inicialmente automatizar as rotinas do meu escritório, até esse momento foi fantástico, consegui muita coisa e eliminei muito trabalho manual e aumentei muito a muito eficiência, mas a situação melhorou muito quando os clientes pediam algo para eles, assim puder entrar em um outro nicho, que é justamente, desenvolver para os próprios clientes e isso acabou se expandindo, hoje trabalho com automações do escritório e integração com os clientes (web Service) e apresentando demonstrações em Power BI tudo integrado, inclusive para outros escritórios de contabilidade e outras empresas também.

Não existe função para um programador se não existir um problema real, a contabilidade com seus excessos de burocracia e obrigações é um grande nicho de mercado.

Reflita sobre onde seus conhecimentos podem ser aproveitados, talvez seja velho para um novo programador mas um consultor com conhecimento de negócios, de contabilidade e ainda acima de tudo também sabe programar pode ser bem promissor!
'P.'P.:

Cristian Luis Teixeira
Contador / Economista
[email protected]
Leandro Cursino

Leandro Cursino

Bronze DIVISÃO 4, Advogado(a)
há 3 anos Sexta-Feira | 8 janeiro 2021 | 15:07

Quanta duvidas temos nesse forum, uns indo... outros voltando...kkkkk...

Meu caso é o seguinte, sou de TI a 30 anos, ganhei muito dinheiro, vivi dignamente.. hoje faço Direito... pretendo sair de TI devido a excesso de viagens.. já me custou alguns casamentos... vou atuar no tributario..vale muito a pena saber desenvolver.. quando vejo uma oportunidade já penso em um aplicativo..

Boa sorte a todos.. inclusive para mim...

Rafael

Rafael

Iniciante DIVISÃO 3, Auxiliar Contabilidade
há 3 anos Segunda-Feira | 11 janeiro 2021 | 16:15

Estou prestes a me formar em contabilidade e eu amo essa profissão e também amo programação rsrs, tenho 26 anos e estou aprendendo muitas coisas na parte contábil com os cursos dos professores Loberto Sasaki, Fellipe Guerra e Marcos Lima, de fato estou aprendendo muito, e estou aprendendo junto a isso tudo JavaScript estou estudando programação, CSS, HTML e frameworks NodeJS mongodb etc... Minha dúvida é, como unir esses dois mundos, conhecimentos contabéis, pois como o amigo Cristian Luis Teixeira disse, é um conhecimento que muitos jovens não tem paciência de aprender, então, como eu poderia aproveitar esse nicho contábil e programador, mas ser um empreendedor? E outra dúvida que surgiu foi no comentário do amigo Leandro Cursino, quando ele disse que cria logo um app, esse app seria, por exemplo, uma solução para algum problema que me deparei na parte contábil e vi uma oportunidade de criar um app e lançar, seria isso? Execelente ter encontrado esse fórum.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.