x

FÓRUM CONTÁBEIS

TECNOLOGIA CONTÁBIL

respostas 3

acessos 11.579

Leitora Omnikey não reconhece mais no Windows 10

Luiz Gustavo Munhoz

Luiz Gustavo Munhoz

Bronze DIVISÃO 3, Analista Suporte
há 4 anos Segunda-Feira | 9 setembro 2019 | 15:14

Olá, boa tarde!

Recentemente, a atualização do Windows 10 fez com que a leitora Omnikey 3021 deixasse de funcionar.
Após a atualização, o cliente informou que não conseguiu mais acessar o eCAC com certificado A3.

Ao tentar acessar o eCAC, retorna uma mensagem de erro: HTTP Error 403.7 - Forbidden
Fiz a instalação do SafeSign em outra máquina e conectei a leitora no notebook (também Windows 10). Funcionou normalmente.
Na máquina do cliente não está aparecendo a leitora no SafeSign.

O último ponto de restauração do Windows disponível não irá surtir efeito, está numa data após a atualização do Windows Update.
Pensei em voltar numa versão anterior, lá nas opções de Recuperação do Windows 10. Porém, tenho receio de que este procedimento interfira em outras aplicações do computador.

Alguém já passou por algo parecido? Poderiam me ajudar?
Já tentei reinstalar e tudo mais, mas sem sucesso. No gerenciador de dispositivos a leitora consta, mas se abro o SafeSign, não exibe a leitora.

Obrigado!

Fernando Cabrera Perez

Fernando Cabrera Perez

Prata DIVISÃO 2, Analista Tecnologia
há 4 anos Terça-Feira | 10 setembro 2019 | 12:04

Luiz, boa tarde!

Nunca ocorreu comigo, porém você pode tentar instalar novamente via o Certiinstaller da Certisign.

Esse programa irá analisar todo o computador para ver se existe algum driver faltando e etc.

O link é https://www.certisign.com.br/duvidas-suporte/certiinstaller

Outra coisa que já ocorreu comigo foi que a leitora estava conectada em uma porta usb 3.0, o safe sign não reconhece as leitoras nessa porta, coloquei na porta 2.0 e voltou a funcionar.

Em ultimo caso se for a atualização mesmo do Windows, será necessário adquirir uma nova leitora compativel com Windows 10.

Utilizo sempre a GEMPCTWIN da Gemalto, ela nunca me deu problema mesmo com as atualizações do windows 10.

É bem baratinho no mercado livre e atende todos os certificados.

Atenciosamente,

Luiz Gustavo Munhoz

Luiz Gustavo Munhoz

Bronze DIVISÃO 3, Analista Suporte
há 4 anos Terça-Feira | 10 setembro 2019 | 16:32

Boa tarde Fernando,

Obrigado pela sua atenção.
Irei remover o driver da leitora Omnikey e o SafeSign. Tentarei a instalação através deste CertiInstaller.
Eu havia me atentado com relação à USB, mas a leitora já está na porta 2.0.
Continuo suspeitando que o update do Windows possa ter causado alguma espécie de conflito ou incompatibilidade. O cliente informou que foi após a atualização que ele não conseguiu usar mais a leitora. Ele também comentou que foi uma atualização demorada, bem provável que tenha sido atualização de build do Windows 10.
Eu configurei a leitora numa outra máquina (Windows 7).
Espero que eu tenha êxito através deste CertiInstaller.

Um abraço!

António Jorge

António Jorge

Iniciante DIVISÃO 2, Contador(a)
há 3 anos Segunda-Feira | 15 junho 2020 | 12:38

*** RESOLVIDO PARA NOSSO CASO ***
Segue solução para nosso caso em particular:

1. Nossa leitora é da marca Autêntica, com o driver da OmniKey, como acima.
2.. Resolvemos o problema somente após entrar em contato com a "Autêntica Certificação Digital", via chat - após cadastrar na opção Contato do menu da página;
3. A moça do chat acessou minha máquina remotamente e desinstalou e reinstalou driver atualizados, no link:
Driveres:
=================
Desinstalar e reinstalar driver atualizado do SafeSign:
----------------------
https://www.certisign.com.br/duvidas-suporte/downloads/leitoras
drivers.certisign.com.br

4. Reiniciou a máquina com o certificado na leitora e funcionou;
5. Aconteceu que, nesse meio tempo, foi baixado também o driver do fabricante da leitora:
https://www.dexon.ind.br/download/
https://www.dexon.ind.br/wp-content/uploads/2019/10/Win.zip

6. Se não funcionar até o item 4 acima, tentar o item 5.
7. Importante: sempre reiniciar a máquina após instalar os drivers;
8. No nosso caso também havia o  erro 403 de acesso ao e-CAC da Receita Federal, que resolvemos no navegador Chrome com remoção de cookies:

Tutorial erro e-CAC -  Receita Federal – Tela Sessão Encerrada
 
1. Deletar todos os cookies da Receita Federal:
2. No Chrome clicar em: Menu> Configurações> Cookies e outros dados do site> Ver todos os cookies e dados do site> Pesquisa cookies> [receita] > Remover> Remover todos os cookies selecionados.
3. Voltar à pagina do e-Cac, pressionar F5 para atualizar, e Ok

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.