x

FÓRUM CONTÁBEIS

TECNOLOGIA CONTÁBIL

respostas 68

acessos 26.944

Sistemas de Contabilidade WEB ?

Wilson Júnior

Wilson Júnior

Bronze DIVISÃO 5, Contador(a)
há 2 anos Sexta-Feira | 15 outubro 2021 | 08:54

Leonardo Balbi, bom dia.
Com certeza recomendo. Tem me atendido muito bem.
Não é um sistema perfeito, tem coisas pra melhorar, mas o suporte deles é muito bom, me surpreendi com isso.

Boa sorte na escolha!

Seja cauteloso! Lembre-se que Mark Twain disse que uma mentira pode dar meia volta ao mundo enquanto a verdade ainda está calçando os sapatos.
LEONARDO  BALBI

Leonardo Balbi

Prata DIVISÃO 1, Analista
há 2 anos Sexta-Feira | 15 outubro 2021 | 10:23

Legal Wilson.

Aproveitando então, cite alguns prós e contras para a gente aqui rs
Me interessei por ele por sua culpa rs

Abraços

Wilson Júnior

Wilson Júnior

Bronze DIVISÃO 5, Contador(a)
há 2 anos Sexta-Feira | 15 outubro 2021 | 12:09

Leonardo Balbi, como eu estou com tempo vou ser bem detalhista. Sei como é complicado encontrar um bom sistema com tanta oferta mentirosa por ai. E a Makro mereceu que eu gaste um tempo falando bem deles.

Pra começar, o sistema é realmente WEB, sem enganação como alguns por ai, sem acesso remoto, você acessa ele no navegador sem precisar baixar nada. Eu uso até pelo celular quando preciso muito. Isso já me ganhou, pois era minha maior necessidade.
O layout é muito intuitivo e enxuto, somente o essencial mesmo, por isso da pra acessar do celular, pois não fica um monte de opções de menu visiveis enchendo a tela. 
Pra acessar configurações mais específicas, eventos, relatórios, precisa entrar nos caminhos mais "ocultos", em todas as telas tem um icone específico que abrem essas opções mais complexas, mas que não precisam ficar visiveis o tempo todo. Isso é bom, mas precisa melhorar, pois tem algumas coisas que ficam realmente dificeis de encontrar, ai quando é necessáio fazer algo mais complexo ja deixa de ser intuitivo. Nesse ponto a proposta é excelente, mas precisa melhorar.

Eu gosto do layout da maioria dos relatórios, mas muitos não são editáveis, cabeçalhos e rodapés, por exemplo. O que acaba ficando engessado. Mas da pra acostumar.

A parte do e-social é bem milindrosa, mas nisso todos os sistemas estão sofrendo. No sistema anterior o e-social era enviado automaticamente, eu não conferia nem editava nada, mas percebi que isso é um problema. Tive que corrigir muita coisa errada, na Makro você precisa conferir, o sistema não envia sozinho, você precisa dar o comando, e na sequencia correta dos tipos de eventos, da mais trabalho, mas é ótimo, evita muita dor de cabeça.

Uma das  coisas que mais me incomoda no sistema deles é que os cadastros não são multifinalitários, ou seja, você não tem um cadastro de pessoas geral. Você cadastra a empresa e informa o nome e CPF do representante (vamos supor uma empresa individual), então você precisa cadastrar o socio como empregado para o pro-labore, depois precisa cadastrar o socio como socio pra informar a participação no capital, e em alguns casos, como por exemplo declaração de imposto de renda, pra emitir algum comunidado, ou relatório, vc precisa cadastrar essa mesma pessoa como um contato. Achei isso muito chato. basatava um cadastro padrão, e a opção de selecionar em cada uma dessas situações e complementar os campos que são específicos.

Na parte do fiscal, gostei muito da metodologia das importações de notas, dos relatórios específicos pra conferencia da declaração do simples, o sistema tem um modulo que preenche automáticamente toda declaração do simples, dentro do portal do simples, é show.
Acho problematico a questão do estoque no fiscal, por não ter um "de-para" de produtos por fornecedor. Exemplo, se o cliente compra o mesmo produto de 5 fornecedores, cada nota virá com um codigo e descrição de produto diferente, então pra calcular os tributos corretamente na importação, você precisa corrigir item a item em cada importação. Então você tem um cadastro de produtos ja configurados com seus tributos, e precisa abrir a nota importada pra substituir os produtos da importação pelo produto pré cadastrado pra calcular mais rapidamente os tributos, o sistema deveria ter esse "de-para" dos produtos por cnpj pra fazer essa troca automática, ajudaria inclusive a comparar com o inventário que o cliente manda. Esse é um dos principais pontos que acredito que tenha que melhorar. Mas vejo que eles tem uma preocupação constante com melhorias, então, jaja deve pintar algo nesse sentido.

Algo que gosto muito mesmo é a integração automática entre os módulos. Você não importa nada! Ao gerar a folha, ela é contabilizada no ato, se exluir ou alterar, a contabilização é alterada, se importar nota ja está na contabilidade, se gerar honorários do cliente, ja está lá na contabilidade, as depreciações são feitas e contabilizadas no encerramento sem que seja preciso nenhum comando, é só coferir o diário depois, é um sistema só, isso é perfeito!

Tem um serviço contratado a parte, mas é barato, que faz a busca de quase todas as certidões periódicamente. O que te da um diferencial junto ao cliente, principalmente quando você tem cliente que fornece para entidades públicas e precisam de todas as certidões atualizadas todo mês. Esse serviço eu pretendo contratar. 

Não falei tudo, mas vou finalizar por aqui com a cereja do bolo. O SUPORTE. Sofri bastante com isso nos ultimos 2 sistemas, tinha muita preocupação, principalmente quando descobri que não tem um email nem um telefone pra contatar o suporte. Isso mesmo, não tem. Toda solicitação de suporte tem que ser feita dentro no sistema com a abertura de um chamado, e só percebi isso depois de contratado, ja me deu um gelo na espinha kkkkk. Mas eu fiquei EXTREMAMENTE SURPRESO com eles. Você abre o suporte e ja informa o anydesk, e fica em uma fila de espera, em algum tempo, dependendo do período do mês e do módulo do problema, o suporte liga pra você em minutos, solicita acesso ao computador e RESOLVE O PROBLEMA, além de explicarem os porques e como resolver, eles fazem as correções e conferências com muita agilidade. Me venderam um sistema onde os atendentes do suporte são contadores atuantes (não academicos), e foi exatamente o que encontrei. 

Bom é isso. Espero ter ajudado. Depois de quase dois anos procurando um bom sistema, eu fiquei satisfeito com eles. 

Seja cauteloso! Lembre-se que Mark Twain disse que uma mentira pode dar meia volta ao mundo enquanto a verdade ainda está calçando os sapatos.
Alison Silva

Alison Silva

Bronze DIVISÃO 3, Coordenador(a) Administrativo
há 2 anos Sábado | 30 outubro 2021 | 16:55

Olá Wilson, tudo bem?comecei agora também, e iniciei com o Calima... Não fui muito feliz no seu uso, até porque sou zero experiência...

Estou testando o E-Contab e achei mais intuitivo do que o Calima... O que tem a dizer do Makrosystem? O Calima e o E-Contab tem valores acessíveis para quem tá começando (Entre $150 e $300)...

O Makro tem valores parceiros?

Obrigado desde já!

Wilson Júnior

Wilson Júnior

Bronze DIVISÃO 5, Contador(a)
há 2 anos Segunda-Feira | 1 novembro 2021 | 10:18

Alison Silva bom dia.

EContab eu não chegei a testar, não me interessei. O Calima eu não gostei nem um pouco, por varios motivos.
Tem varios pacotes. acessa https://makrosystem.com.br , chegando ao final da pagina vc verá as opções de pacote. Por quantidade de empresas, empregados, usuários. Algum pode ser o suficiente. Eels te dão 7 dias gratis em um acesso teste pra testar tudo que quiser..


Abraço

Seja cauteloso! Lembre-se que Mark Twain disse que uma mentira pode dar meia volta ao mundo enquanto a verdade ainda está calçando os sapatos.
Jonathas Schleicher

Jonathas Schleicher

Iniciante DIVISÃO 5, Contador(a)
há 2 anos Sexta-Feira | 5 novembro 2021 | 17:46

Prezado Colega Wilson,

Confesso que depois dos seus comentários fui atrás da Makrosystem, e pelo que notei realmente um sistema simples, prático e fácil de lidar... Só estou com receio do suporte..
Recebi proposta da Alterdata tbm, mas fui verificar no reclame aqui e tem muitas negativas do sistema.. oque diria da sua experiência com a Alterdata, gostou? Quais os pontos negativos/positivos.. se puder compartilhar agradeço.

Respondendo ao colega Alison, fui verificar valores e mensalidade para um usuário entre R$300 para até 20 empresas e 399 ilimitado de empresas + 720,00 para treinamentos. Não achei que é uma valor muito acima do mercado, creio estar na média.

Forte abraço.

Wilson Júnior

Wilson Júnior

Bronze DIVISÃO 5, Contador(a)
há 2 anos Sexta-Feira | 5 novembro 2021 | 18:21

Jonathas Schleicher eu gostei muito mais da Makro do que da alterdata.

Alterdata é um ótimo sistema, disparado melhor do que o que usei antes dela. Porém, se não mudou, é um sistema pouco intuitivo, tem muita informação e opções que são desnecessárias em 80% do tempo de trabalho e que enchem a tela, e não é web, é um sistema que é vendido como em nuvem, mas o acesso é no servidor deles por acesso remoto da goglobal, tipo anydesk, e dependendo do dia e da hora, vc passa raiva.
O suporte deles eu me decepcionei. No meu caso, em particular, quando contratei eles estavam em mudança na central de campo grande (prejudicou muito o suporte) e eles tiveram um ataque de racker brutal em março. Até agiram rapido, mas demorou muito pra retornar os acessos, que por serem remoto e não web tinham que ser um a um reconfigurado, todo o banco de dados do escritório e dos clientes e refeito os acessos. Eu acabei perdendo a paciência...
O sistema em si eu gostei, muito completo, varias ferramentas ótimas (cuidado com o e-social automático deles.. sugiro não deixar enviar automático sem conferir os eventos antes). Tem um robozinho que realiza diversas rotinas automáticas e analises das tarefas, muito bom. Deu pra ver que eu tive azar com eles... 

Quanto ao valor do treinamento, não tem cmo fugir... e é necessário mesmo no fim das contas.. cada sistema é uma vida diferente kkk!!!

Boa sorte!

Seja cauteloso! Lembre-se que Mark Twain disse que uma mentira pode dar meia volta ao mundo enquanto a verdade ainda está calçando os sapatos.
LEONARDO  BALBI

Leonardo Balbi

Prata DIVISÃO 1, Analista
há 2 anos Terça-Feira | 9 novembro 2021 | 12:52

Boa tarde 'wilson, tudo bem? 
Ca estou novamente, rs.

Na verdade vim até aqui para te perguntar sobre um comparativo entre alterdata x makrosystem. eu ainda nao fechei o meu.
aí vi que escreveu para um amigo aqui. Bacana.

Vi as tarefas agendadas do alterdata, e o calculo automatico de DAS deles achei muito legal. 
Queria ver contigo se na prática funcionava mesmo. Porque vc não poe a mao em nada, e as guias ja calculadas sao enviadas para a "central" e-contador, prontinha. Aí é so encaminhar ao cliente. É isso mesmo?

E as demais tarefas? Ainda compensa a Makro? 
Estou com o orcamentos identicos!das duas empresas!!

Alison Silva

Alison Silva

Bronze DIVISÃO 3, Coordenador(a) Administrativo
há 2 anos Terça-Feira | 9 novembro 2021 | 13:04

Boa tarde Pessoal, tudo bem?

Venho hoje com meu relato pessoal rs
Acabei fechando com a NetSpeed.. fiz um teste com o software deles durante alguns dias, e inclusive a parte da integração com o E SOCIAL que hoje é uma das coisas que mais pega!

O valor acabou sendo super acessível em relação a outros cotados (na faixa de $200,00) e sem valor de instalação!

Voltarei aqui contando as experiências vividas!

Wilson Júnior

Wilson Júnior

Bronze DIVISÃO 5, Contador(a)
há 2 anos Terça-Feira | 9 novembro 2021 | 13:33

Alison Silva NETspeed eu não testei porque estava o dobro da Alterdata na época.

Faz uma resenha dele aí. O que ele tem de bom. Desempenho, ferramentas etc.

Seja cauteloso! Lembre-se que Mark Twain disse que uma mentira pode dar meia volta ao mundo enquanto a verdade ainda está calçando os sapatos.
Wilson Júnior

Wilson Júnior

Bronze DIVISÃO 5, Contador(a)
há 2 anos Terça-Feira | 9 novembro 2021 | 13:42

Leonardo Balbi Alison Silva funcionalidades como agendamento de tarefas, gerar guias, envio de e-social, transmissão de dctfweb, comunicação com cliente (envios de relatórios guias, etc) isso tudo já se tornou básico de qualquer sistema que queira permanecer no mercado.. kkkk
Os dois tem isso. Tanto Makro quanto Alterdata.
Mas eu não recomendo Alterdata. Entre Makro e Alterdata eu fico com Makro sem medo de ser feliz. Ele é totalmente web, Alterdata não.
Alterdata trabalha com módulos separados que necessitam realizar integração, no Makro é tudo uma coisa só, na mesma página web separados apenas por guias, o que faz em um registra no outro instantâneamente. Além do layout ser muito mais limpo e simples. E o Alterdata tem algo que me irritou muito, um delay desconfortável entre o comando dado e a resposta do sistema, já que você está comandando outro computador por conexão remota.
Vc devia fazer o teste com a Makro antes de fechar. O Alisson também falou da Net Speed.
O segredo é testar. Abraço

Seja cauteloso! Lembre-se que Mark Twain disse que uma mentira pode dar meia volta ao mundo enquanto a verdade ainda está calçando os sapatos.
Luiz Carlos Caproni Junior

Luiz Carlos Caproni Junior

Prata DIVISÃO 1, Controller
há 2 anos Quarta-Feira | 17 novembro 2021 | 20:47

Oi Wilson Junior , 

Primeiro quero agradecer sua disponibilidade em compartilhar toda sua caminhada em busca de um sistema , enriquecendo com detalhes essa sua trajetória, segundo quero lhe desejar todo sucesso do mundo nesse novo desafio .. Vejo sua história e imagino que seja semelhante a de muitos aqui , inclusive com a minha que há algum tempo atrás comecei do zero e hoje graças a tenho crescido bastante..  Comecei com o Folhamatic  ( Sage Ao3 ) há 5 anos e continuo com eles até hoje,  tenho tido diversas dificuldades durante todo esse período , principalmente no suporte que basicamente não existe , de tanto buscar as soluções para meus problemas sozinho, fui descobrindo função que nem sabia que existia e isso foi postergando minha decisão de mudar .. mas agora estou decidido em buscar uma nova ferramenta e assim como você  dou prioridade ao sistema WEB ,   vou testar o Makrosystem e ver no que vai dar..

Abraços. 





Wilson Júnior

Wilson Júnior

Bronze DIVISÃO 5, Contador(a)
há 2 anos Quarta-Feira | 17 novembro 2021 | 22:52

Luiz Carlos Caproni Junior, que bom que o tópico ajudou.
Espero que a Makro seja o ideal pra você, porque essa saga de procurar sistema é muito complicada... Demanda muito esforço e tempo de configuração, aprendizado, adaptação... E se em pouco tempo perceber que o sistema não serve pra sua necessidade tem a tal da quebra de contrato pra pagar.... complicado. 

Seria bom pro tópico se outras pessoas dessem testemunho de outros sistemas web com bons detalhes... 
Boa sorte!!!

Seja cauteloso! Lembre-se que Mark Twain disse que uma mentira pode dar meia volta ao mundo enquanto a verdade ainda está calçando os sapatos.
Joel C Rhoden

Joel C Rhoden

Prata DIVISÃO 1, Contador(a)
há 2 anos Segunda-Feira | 29 novembro 2021 | 19:24

Boa noite a todos.
Tenho acompanhado este forum e gostaria de saber de alguém pode indicar algum sistema que calcule corretamente folha na escala 12x36.
Todos os meses precisamos ajustar manualmente VT e VR, pois invariavelmente há mudanças de escala tipo um mes trabalha 15 dias e no outro 16 dias. É bem trabalhoso já que o sistema que utilizo não faz de forma automatica.

Obrigado

Rafael Abreu

Rafael Abreu

Prata DIVISÃO 2, Contador(a)
há 2 anos Quarta-Feira | 1 dezembro 2021 | 16:09

Wilson Júnior, boa tarde

Ótimo tópico! Eu trabalho em escritório e, em virtude da pandemia fomos forçados a aderir ao sistema Web. Usamos a muito anos o sistema da Fortes tecnologia, um dos melhores do mercado na verção desktop, mas infelizmente está deixando a desejar na versão "em nuvem", que na verdade também é um tipo de acesso remoto. Estamos enfrentendo muitos problemas de atrasos nos comandos e na parte do eSocial. Eles tem em desenvolvimento um sistema totalmente Web, que inclusive tive acesso enquando ainda estava na faculdade, em 2017 e até a presente data não é comercializado como uma solução contábil completa deles (não é o carro chefe deles). O sistema é bem "simpático" e de fácil uso, mas atende apenas Lucro Presumido, Simples e MEI, para quem está começando pode ser uma boa. Caso queira analisar o mesmo, divulga teu parecer pra gente, vai ser de grande ajuda.
Link deles: https://www.fortestecnologia.com.br/fortesweb/

Abraço.

Rafael Abreu Pereira
Contador
Arcem Consultoria Contábil
WhatsApp Business: (85) 9 9174-8724
Email: [email protected]
Instagram: arcem.contabil
CARLOS HENRIQUE

Carlos Henrique

Iniciante DIVISÃO 4, Contador(a)
há 2 anos Quarta-Feira | 1 dezembro 2021 | 19:59

Boa Noite Srs !
Li um pouco da conversa  Erones e Wilson sobre o Makroweb e pela analise da maioria ele é realmente um bom sistema para se iniciar um escritório, estou com o mesmo desafio, escolher um sistema bom com um custo menor, preciso trabalhar em paralelo, sempre trabalhei com o Contmatic, aprendi nele, porém há sete meses o escritório que eu trabalho trocou pelo Único SCI, ele é um bom sistema todo integrado, fiscal, contábil, Folha de pagamentos, porém o custo é alto e tudo é cobrado a parte, ainda estou na dúvida porque acostumei com o Contmatic e o suporte dele e os cursos são muito bons. 

Abraço a todos.

Arthur Leandro da Silva

Arthur Leandro da Silva

Prata DIVISÃO 1, Contador(a)
há 2 anos Terça-Feira | 14 dezembro 2021 | 17:46

Olá, Galera.
Eu utilizo o FortesWEB. Foi o mais barato que encontrei no mercado. Até certo ponto ele é bom. Tem todos os departamentos (Contábil, Folha e Fiscal) e integra com a OMIE. Porem tem algumas limitações como: não deixa alterar manualmente lançamentos integrados do fiscal e da omie, se quiser alterar o lançamentoo precisa excluir a integração. Não atende eSocial para empresas de construção civil, não integra DP com contábil, não cadastra empresas antes de 2019 do LP, entre outros. Por causa disso estou a procura de outro um pouco melhor com bom custo-benefício.

Pelos comentários dos colegas acima, estou curioso para testar o Makrosystem e também o Calima, pelo custo-beneficio.

Vinícius

Vinícius

Bronze DIVISÃO 2, Coordenador(a)
há 2 anos Quarta-Feira | 15 dezembro 2021 | 09:09

Olá pessoal ! 

Agradeço a todos pelas dicas até o momento.

Acredito que a época pede sistema de fato realmente web.
E como vocês já informaram, desses 100% web a maioria é propaganda enganosa.
Makro e Calima saem na frente em relação a tecnologia.

Entre os dois, gostei mais do sistema da Makro.

Essa mudança de tecnologia me lembra muito na época que migraram do DOS para o Windows.
Quem não se adaptar a essa realidade ficará para trás.

Cínthia Santoro

Cínthia Santoro

Iniciante DIVISÃO 2, Administrador(a) Materiais
há 2 anos Quarta-Feira | 12 janeiro 2022 | 22:52

Boa noite, tudo bem?

Gostaria de saber se vocês indicam a aquisição do sistema para quem acabou de se formar e sem a prática/rotina diária contábil.

Trabalho com cont pública, que é totalmente diferente das rotinas e burocracias de empresas "normais", bem dizer.. porém queria seguir outros rumos.

Savio Marques Soares

Savio Marques Soares

Bronze DIVISÃO 3, Auxiliar Contabilidade
há 1 ano Sexta-Feira | 29 julho 2022 | 08:18

Olá Wilson Júnior! Aqui usamos Alterdata a 14 anos e como escritório começou a crescer muito e estamos atendendo agora uma gama de empresas com volumes maiores de movimentação, além de uma mão de obra qualificada escassa, estamos cogitando muito o MakroWeb, visto que também no inicio desse ano o nosso servidor teve problemas e perdermos tempo para reestruturar, inclusive a salvação foi um Backup do dia anterior. Minha pergunta é: quando você diz que  "o sistema não é perfeito", em quais aspectos? E em comparação com Alterdata o MakroWeb é superior?

marcelo

Marcelo

Bronze DIVISÃO 4, Suporte Técnico
há 1 ano Sexta-Feira | 29 julho 2022 | 08:53

voce pode verificar a possibilidade de contratar um servidor na nuvem e instalar o sistema da Alterdata nele fazendo backup local e ate no gdrive
assim teria acesso remoto facilitado 

Wilson Júnior

Wilson Júnior

Bronze DIVISÃO 5, Contador(a)
há 1 ano Quarta-Feira | 21 dezembro 2022 | 14:35

Rafael Abreu tudo tranquilo?!
Bom eu não usei o Fortes, conheço quem ja usou e gostou, achou que atendem bem, porém não é web. Eu criei o topico e fiz a analise de dois que usei Alterdata e Makroweb, pois não encontrei topico sobre o assunto. 
Cheguei a testar o Calima também, mas não consegui me adaptar, e tinha pouco tempo pra contratar um sistema. O Makro é mais intuitivo e agil dos que testei.

Seja cauteloso! Lembre-se que Mark Twain disse que uma mentira pode dar meia volta ao mundo enquanto a verdade ainda está calçando os sapatos.
Wilson Júnior

Wilson Júnior

Bronze DIVISÃO 5, Contador(a)
há 1 ano Quarta-Feira | 21 dezembro 2022 | 14:41

Marcelo os que possui acesso remoto eu nem cogito mais, pois são lentos, geram muito atraso, e se é pra acessar remotamente é mais rapido e ágil eu instalar um Desktop em casa e acessar por anydesk de qualquer lugar.

Pra desktop eu tive um contato rapido com o FX Sistemas , um amigo usa ha anos e não troca por nada, principalmente pelo suporte que tem. Cogitei contratar mas eu precisava de um web.

Seja cauteloso! Lembre-se que Mark Twain disse que uma mentira pode dar meia volta ao mundo enquanto a verdade ainda está calçando os sapatos.
REBECA DE MELLO BARREIRO TAVARES

Rebeca de Mello Barreiro Tavares

Bronze DIVISÃO 2, Contador(a)
há 1 ano Terça-Feira | 3 janeiro 2023 | 16:42

Prezado, boa tarde. 

Como vai?

Aqui em nosso escritório de contabilidade utilizamos o sistema da Alterdata em nuvem.

Antes da pandemia usávamos o sistema instalado nas próprias máquinas e em 2020 migramos para a nuvem.

Foi uma excelente opção pois permitiu e facilitou o trabalho remoto dos nossos colaboradores. Assim, nossas operações não foram prejudicadas.

Grande abs

REBECA DE MELLO BARREIRO TAVARES

Rebeca de Mello Barreiro Tavares

Bronze DIVISÃO 2, Contador(a)
há 1 ano Terça-Feira | 3 janeiro 2023 | 16:45

Complementando...

Inclusive, este é um excelente tópico a ser explorado tendo em vista a evolução dos sistemas web voltados para a área contábil, financeira e tributária.

Atualmente, por exemplo, estou pesquisando por um sistema de controle de vencimento de certidões para facilitar o nosso monitoramento das certidões em diversos estados e cidades diferentes.

Sem dúvidas, para um escritório de assessoria tributária que atua em diversas cidades, está é uma ferramenta de muita utilidade.

Abs

Cristiano

Cristiano

Prata DIVISÃO 1, Contador(a)
há 1 ano Terça-Feira | 7 fevereiro 2023 | 16:55

@Wilson,

Olá, ainda continua utilizar a MakronSystem?
O que pode me dizer, hoje em dia sobre o sistema, melhorou mais, ainda é ideal para quem está começando? Se trocou, para qual você foi? Ainda indicaria a MS para iniciar?

Desde já
Obrigado!

"Não se pode obter uma boa reputação, na base daquilo que ainda pretendes fazer"
Henry Ford
Página 2 de 3
1 2 3

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.