x

FÓRUM CONTÁBEIS

TECNOLOGIA CONTÁBIL

respostas 52

acessos 104.974

ECAC PORTAL DO GOVERNO (ALTERAR PERFIL DE ACESSO) CONTABILISTA

DIEGO VALERIO

Diego Valerio

Ouro DIVISÃO 1, Contador(a)
há 3 anos Quinta-Feira | 2 julho 2020 | 11:09

Pessoal acessando o Ecac, hoje apareceu uma opção de acesso pelo portal do GovBR, entrando pela senha do contabilista não apareceu, ALTERAR PERFIL DE ACESSO, para mudar para acessar meus clientes!
Alguém sabe me dizer se agora não vamos conseguir acessar o perfil dos nosso clientes mesmo tendo procuração como contabilista?

Esta aparendo que temos de cadastrar no portal GOV.BR até 31/08/2020, segue a mensagem abaixo;
Opções disponíveis até 31/08/2020 Providencie sua conta no GOV.BR

Pessoal se estiver ruim de entender mandei até um print no anexo do tópico, alguém puder me ajudar agradeço.

E-mail¹: [email protected] / Skype: diegovalerio101
Norma Maria França do Nascimento

Norma Maria França do Nascimento

Iniciante DIVISÃO 3, Auxiliar Escrita Fiscal
há 3 anos Quinta-Feira | 2 julho 2020 | 11:34

Bom dia!
O acesso direto ao Portal e-CAC por certificado digital ou em nuvem ficará disponível somente até 31/08/2020.
A partir de 1º de setembro, o acesso ao Portal e-CAC será somente via Código de Acesso ou via Acesso Gov.br.
O Acesso por meio do certificado digital precisará de cadastro prévio no Portal Gov.br.
https://acesso.gov.br
O procedimento necessita ser realizado apenas uma única vez.
Decreto nº 8.936, de 19 de dezembro de 2016.
Espero ter ajudado.
Bom dia para todos!!

Sara Garcia

Sara Garcia

Prata DIVISÃO 5, Contador(a)
há 3 anos Quinta-Feira | 2 julho 2020 | 14:25

Boa tarde!

Pelo o que eu entendi, mesmo criando uma senha do Gov para cada cliente (CPF), quando acessarmos o eCac não vamos conseguir acessar o CNPJ da empresa, correto? pois nao tem como alterar o perfil eCac mais, pelo menos eu não encontrei.

Jonas Antonio Zago

Jonas Antonio Zago

Prata DIVISÃO 1, Analista Contabilidade
há 3 anos Quinta-Feira | 2 julho 2020 | 14:44

A partir do dia 2 de julho, o Portal e-CAC receberá mais uma opção de acesso aos diversos serviços virtuais da Receita Federal.
Além do Código de Acesso e das opções Certificado Digital e Certificado em Nuvem, será possível entrar no Portal e-CAC através do Acesso Gov.Br.
Tal procedimento foi estabelecido pelo Decreto nº 8.936, de 19 de dezembro de 2016, que institui a Plataforma de Cidadania Digital.
O acesso direto ao Portal e-CAC por certificado digital ou em nuvem ficará disponível somente até 31/08/2020.
A partir de 1º de setembro, o acesso ao Portal e-CAC será somente via Código de Acesso ou via Acesso Gov.br.
Dessa forma, o acesso por meio do certificado digital precisará de cadastro prévio e atribuição do respectivo selo de confiabilidade no Portal Gov.br.



Telma Contadora

Telma Contadora

Ouro DIVISÃO 3, Contador(a)
há 3 anos Quinta-Feira | 2 julho 2020 | 14:47

Boa Tarde

Não estão aparecendo as empresas para eu trabalhar !
Eu entrei com o certificado (nuvem) e não aparecem mais...
Tudo nessa Receita é complicado.
Se eu estiver fazendo algo errado, alguém me explica?
Obrigada

Telma, empresária, escritório contábil.

Consultoria para empresas, Professora , Contadora, MBA em Controladoria, Lato Sensu em Direito Tributário, MBA em Gestão de Pessoas, Coaching e Liderança.
Cristina Santos

Cristina Santos

Prata DIVISÃO 1, Auxiliar Escrita Fiscal
há 3 anos Quinta-Feira | 2 julho 2020 | 15:09

Boa tarde 

O acesso pelo gov.br NÃO é exclusivo para Pessoas Físicas. Eu acabei de entrar com o e-CNPJ da empresa, fiz o cadastro e até vinculei o CPF do contador como colaborador na empresa do cliente com a esperança de que com esta adequação seria possível entrar com o e-CPF do contador, porém continua sem acesso para fazer troca de Perfil de Acesso. Apenas aparece essa opção quando se entra com o e-CNPJ da empresa. Estou acreditando que com o e-CNPJ da contabilidade poderemos alterar o perfil de acesso como procurador de pessoa jurídica e ter acesso como antigamente.
Detalhe: Só aparece alterar perfil com certificados tipo A-3 com o A-1 não permite essa opção. Já fiz o cadastro de 3 E-CNPJ no gov.br porém somente os que foram feitos com certificado A-3 dá essa opção.

Alguém conseguiu mais alguma informação?

Willian Santos

Willian Santos

Prata DIVISÃO 2, Diretor(a)
há 3 anos Quinta-Feira | 2 julho 2020 | 15:35

Boa tarde Cristina! Caramba, muito curioso isso ! De fato eu usei certificado A1 em todos os casos,  temos pouquíssimos cliente com o o modelo A3 em nosso escritório. Peço desculpas pela informação errada! Neste caso eu irei pegar um certificado A3 para fazer os testes e retorno.

Cristina Santos

Cristina Santos

Prata DIVISÃO 1, Auxiliar Escrita Fiscal
há 3 anos Quinta-Feira | 2 julho 2020 | 16:19

Boa tarde

Consegui!!!! Sempre entrei com o e-CPF do contador, mas como disse anteriormente não havia a possibilidade de alterar o perfil de acesso. Para aparecer essa opção basta entrar com o certificado digital no gov.br fazer as devidas validações e ir em privacidade/ selos de confiabilidade/ gerenciar listas de selos e ter o selo conta comprovada que é a verificação dos dados do certificado. Pronto! A opção de alterar o Perfil de acesso no e-cac aparece novamente e tudo volta ao normal.

Sara Garcia

Sara Garcia

Prata DIVISÃO 5, Contador(a)
há 3 anos Quinta-Feira | 2 julho 2020 | 17:02

Pessoal, estou completamente perdida nessas configurações do Gov.br...
eu ja fiz o Selo de Confiabilidade da Conta comprovada... 
mesmo assim quando acesso o site do ECAC com a senha do Gov.br (porque o certificado não vai poder ser utilizado depois de 31/08), não consigo trocar o perfil para CNPJ da empresa.

André Oliveira

André Oliveira

Bronze DIVISÃO 5, Contador(a)
há 3 anos Sexta-Feira | 3 julho 2020 | 07:46

Cristina Santos muito obrigado pela dica! Consegui arrumar aqui.

Pessoal nós aqui no escritório utilizamos o certificado digital A1 do escritório com procurações para acessar o E-cac dos clientes.
Para aparecer o botão "Alterar perfil de acesso" no E-cac entrem na página https://sso.acesso.gov.br/login e faça login com o certificado digital do escritório ou do contabilista.
Logo após vá em "Meu Cadastro" > "Privacidade" > "Gerenciar lista de selos de confiabilidade"  e ative o selo "Conta Comprovada".
Com isso feito faça login no E-cac pela nova opção (Gov.br) e o botão "Alterar perfil de acesso" estará ativo.

André Oliveira
Contador
[email protected]
Bruno Telis

Bruno Telis

Prata DIVISÃO 3, Analista Contratos
há 3 anos Sexta-Feira | 3 julho 2020 | 09:52

Bom dia, colegas.

Já consegui o selo de conta comprovada, porém a opção de alterar o perfil de acesso só aparece quando acesso o e-Cac com o certificado A1 do escritório.
Quando acesso com a senha do gov.br do contabilista a opção não aparece.

É necessário alguma configuração mais? 

Bruno Telis

Bruno Telis

Prata DIVISÃO 3, Analista Contratos
há 3 anos Sexta-Feira | 3 julho 2020 | 10:21

Bom dia Sara.

Obrigado pela dica, não tinha percebido que dava pra logar com certificado no gov.br, apenas com a senha.

De fato, a opção para alterar o perfil aparece quando acessado via certificado.

Obrigado.

Igor Pinheiro

Igor Pinheiro

Prata DIVISÃO 2, Contador(a)
há 3 anos Segunda-Feira | 6 julho 2020 | 10:31



"CRISTINA SANTOS
Boa tarde
Consegui!!!! Sempre entrei com o e-CPF do contador, mas como disse anteriormente não havia a possibilidade de alterar o perfil de acesso. Para aparecer essa opção basta entrar com o certificado digital no gov.br fazer as devidas validações e ir em privacidade/ selos de confiabilidade/ gerenciar listas de selos e ter o selo conta comprovada que é a verificação dos dados do certificado. Pronto! A opção de alterar o Perfil de acesso no e-cac aparece novamente e tudo volta ao normal."

Obrigado Cristina Santos. Fiz esse passos e adicionei o Selo do Certificado digital e deu certo.

Ana Amgarten

Ana Amgarten

Iniciante DIVISÃO 3, Assistente Fiscal
há 3 anos Sexta-Feira | 17 julho 2020 | 16:41

Olá! Fiz o cadastro do cliente no gov.br e, ao tentar acessar o ecac, dá o erro :

"Ocorreu um erro. (Código: 88003 - E8B03180) Prezado usuário, as confiabilidades cadastrais que você possui no
Gov.br não permitem acesso ao portal e-CAC. Consulte as formas de integração do e-CAC com o Gov.br no Sitio da Receita Federal na internet."

Alguém sabe o que pode ser feito para acessar o e-cac?

Obrigada!

DIOGENES ANTUNES

Diogenes Antunes

Bronze DIVISÃO 4, Técnico Contabilidade
há 3 anos Sábado | 18 julho 2020 | 18:43

Consegui também!!!
ufa
Para aparecer o botão "Alterar perfil de acesso" no E-cac entrem na página https://sso.acesso.gov.br/login e faça login com o certificado digital do escritório ou do contabilista.
Logo após vá em "Meu Cadastro" > "Privacidade" > "Gerenciar lista de selos de confiabilidade"  e ative o selo "Conta Comprovada".
Com isso feito faça login no E-cac pela nova opção (Gov.br) e o botão "Alterar perfil de acesso" estará ativo.

Juliana Alves Magalhaes

Juliana Alves Magalhaes

Iniciante DIVISÃO 2, Assistente Fiscal
há 3 anos Quarta-Feira | 22 julho 2020 | 15:29


Olá.
Pessoal aqui no escritório temos um grupo de empresas em que o responsável é um só.

No Gov.br vinculei todos CNPJ dessas empresas ao CPF do responsável. 
Porém, quando tento acessar o e-cac não está dando a opção de alterar perfil de acesso.

Gostaria de verificar se alguém aqui tem esse caso parecido e se conseguiu acessar através desse login do gov.br.

Eu já tentei acesso com os dados do responsável da empresa,como também do contador.
E não deu certo. 

O mais próximo que consegui foi:
Entrei no e-cac selecionando a opção gov.br, mas selecionei a opção Certificado digital (E selecionei uma das empresas ligada ao mesmo CPF).
Mas quando entra, mostra que o acesso foi feito pelo gov.br através de certificado digital....

Se alguém souber aqui como faz para acessar o e-cac somente com o login CPF e Senha do gov.br e que consiga alterar perfil de acesso para acessar as outras empresas, me ajudem rs.


Ahh, e detalhe...
Os acessos no e-cac que consegui utilizando CPF e senha no gov.br, só consegui acessar as opções de Pessoa Física..
Pessoa Jurídica nada..
É como se eu estivesse entrando na opção que logo com CPF/ CNPJ, código de acesso e senha...

KATIANE ARRUDA

Katiane Arruda

Prata DIVISÃO 1, Analista Tributos
há 3 anos Terça-Feira | 28 julho 2020 | 12:02

Pessoal, boa tarde !
Primeiramente muito obrigada pelas dicas de todos ! são de extremo valor para todos os profissionais da nossa area !
Estou com as seguintes duvidas, se alguem puder me ajudar serei grata !

1) mesmo apos essa mudança de cadastro.gov entendi que  todos os cliente PJ e PF ainda continuarão tendo a necessidade de obter certificado digital ???  vcs concordam ?? porque pelo que percebi o acesso pelo cadastro.gov PF sem certificado digital nao me da acesso a TODOS os serviços...

2) Para que serve exatamente o "vincular empresas via E-CNPJ ???

Obrigada desde já !

Willian Santos

Willian Santos

Prata DIVISÃO 2, Diretor(a)
há 3 anos Terça-Feira | 28 julho 2020 | 12:32

Boa tarde Katiane!

01 Sim, alguns serviços só podem ser utilizados com certificado digital.

02 Serve para "validar" seu cadastro, atestar que a pessoa que fez o cadastro é de fato quem diz ser. É possível fazer isso utilizando um certificado digital E-CPF, E-CNPJ ( quando você é o responsável pela empresa ), Internet Banking, Biometria Facial, etc.

Página 1 de 2
1 2

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.