x

FÓRUM CONTÁBEIS

TECNOLOGIA CONTÁBIL

respostas 1

acessos 926

ECD, ECF e Plano de Contas

Guilherme Coelho

Guilherme Coelho

Iniciante DIVISÃO 4
há 3 anos Terça-Feira | 22 setembro 2020 | 14:39

Estou com a seguinte situação:

Uma empresa possuía sua contabilidade até o dia 30/06/2019 e depois trocou de sistema.
No novo sistema não foram importados o plano de contas anterior, ou seja, os códigos das contas contábeis foram trocados.

Foi transferido a ECD de 2019 em 2 arquivos, sendo que o primeiro arquivo foi referente aos dois primeiros trimestres de 2019 (gerado pelo primeiro sistema) e o segundo arquivo referente aos 3º e 4º trimestres de 2019 (gerado pelo outro sistema).

No arquivo ECD gerado pelo primeiro sistema, o plano de contas foi importado pelo seu código reduzido e no segundo arquivo ele foi importado pela classificação contábil. Foi feito o registro I157 de transferência de saldo, etc. Foram enviado as ECD's corretamente também.

O problema está na ECF.
Ela importa os dois primeiros trimestres corretamente, porém, ao importar o terceiro e o quarto (que é o segundo arquivo), a ECF simplesmente exclui as contas referenciais do primeiro e segundo trimestre no balanço patrimonial e eu não sei porque. 

E o plano de contas passa a ser o da classificação contábil. Ou seja, o plano de contas com código reduzido desaparece no J050, gerando assim vários erros.
Erro no balanço patrimonial no primeiro e segundo trimestres porque o código da conta reduzido não possui conta referencial e erro no plano de de contas por não possuir as contas que estão no balanço patrimonial do primeiro e segundo trimestre.

Como posso resolver?

Até pensei em retificar as ECD para unificar a situação do plano de contas, mas o segundo sistema não gera o plano de contas no ECD com código reduzido e o primeiro sistema não gera com classificação fiscal. 


Diangelis Brandt

Diangelis Brandt

Prata DIVISÃO 3, Supervisor(a) Contabilidade
há 3 anos Quarta-Feira | 7 outubro 2020 | 10:32

Bom dia Guilherme,

Sei que já passou o prazo srsrs , mas quero contribuir contigo e com outros colegas de profissão.

Já passei por um caso semelhante, e a solução que adotei foi exportar o movimento contábil do outro sistema em .xls. Depois, fiz as alterações de contas para as existentes em meu sistema. Com isso, gerei a ECD substituta, para pegar o período completo com uma unica formatação do plano referencial.

"Sozinho, você vai mais rápido... juntos, vamos mais longe!"

“Tudo quanto fizerdes, fazei-o de todo o coração como para o Senhor e não para homens” (Colossenses 3:23)

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.