x

FÓRUM CONTÁBEIS

TECNOLOGIA CONTÁBIL

respostas 2

acessos 5.607

SUB-APURAÇÃO SPED FISCAL - CRÉDITO PRESUMIDO SANTA CATARINA

ALICE VERDI

Alice Verdi

Prata DIVISÃO 1, Analista Fiscal
há 3 anos Quinta-Feira | 8 outubro 2020 | 09:03

Bom dia!

Precisava de ajuda para entender melhor a sub-apuração do Sped Fiscal, vigente a partir de 01/2020 em SC. No caso, tenho um cliente novo que irá optar pelo crédito presumido textil de 3%, ou seja, ele pagará apenas os 3%. Pelo andei lendo, terei que fazer 3 lançamentos no registro C197, porém não consegui entender exatamente.

Exemplo, tenho uma nota no valor de R$ 1.000,00. O ICMS destacado é de R$ 120,00 (12%).
Entretanto, devido ao crédito presumido, a empresa pagará R$ 30,00 (3%).

Como farei os lançamentos no registro C197?

Só há duas coisas inevitáveis: morte e impostos!
- Benjamin Franklin
Sidney Costa

Sidney Costa

Ouro DIVISÃO 2, Analista Sistemas
há 3 anos Segunda-Feira | 12 outubro 2020 | 23:32

A Sub-Apuração de ICMS resumidamente, é o lançamento de estorno de Débitos e Estorno de Créditos na apuração principal, com códigos especiais, que automaticamente reflete em Débitos e Créditos na sub-apuração;

No caso específico de Crédito presumido (Sub-Apuração 2) de Santa Catarina os códigos são?

SC24000001-SA Crédito Presumido - Estorno na conta gráfica normal do débito de ICMS incidente sobre as saídas e transferência do imposto para a sub-apuração

SC54000001-SA Crédito Presumido - Estorno de crédito da conta gráfica normal do crédito presumido de ICMS utilizado, transferido para a sub- apuração, decorrente das vendas de mercadorias

SC54000002 - Crédito Presumido - Estorno de crédito da conta gráfica normal do crédito de ICMS, transferido para a sub- apuração, destacado sobre as devoluções de vendas de mercadorias

Sintia

Sintia

Bronze DIVISÃO 5, Auxiliar Contabilidade
há 2 anos Quinta-Feira | 7 abril 2022 | 08:21

Olá, bom dia Sidney, 
Será que você poderia me dar um esclarecimento?
Tenho um cliente novo, industria laticinia, a princípio queijo mussarela e prato e requeijão.
Como descubro quais os códigos de ajuste de icms cabe?
tb se é por apuração ou sub apuração?
Eu já li tanto e não cheguei a conclusão alguma...rsrsrsr
Poderia me dar um auxílio?

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.