x

FÓRUM CONTÁBEIS

TECNOLOGIA CONTÁBIL

respostas 6

acessos 7.561

Instalação EFD Contribuições Linux

LUCAS GRECCO RIBEIRO

Lucas Grecco Ribeiro

Iniciante DIVISÃO 4, Analista Fiscal
há 3 anos Quinta-Feira | 17 dezembro 2020 | 11:57

Olá colegas,

Estou tentando comparar o desempenho do programa EFD Contribuições nos sistemas Windows e Linux. Apesar de utilizar a versão Windows (32-bits), acredito que a versão Linux terá um desempenho superior por usar arquitetura 64-bits. No entanto, não encontro meios de fazer o programa rodar em uma máquina Linux. Alguém , por acaso, consegue usar o programa EFD Contribuições em uma máquina Linux de forma bem sucedida ?

Mto obg!

Erones Jose Santana

Erones Jose Santana

Bronze DIVISÃO 5, Programador(a)
há 3 anos Quarta-Feira | 13 janeiro 2021 | 18:34

Amigo, boa tarde ! Não entendi seu problema.. 

La no portal, onde se faz download do validador EFD tem versão disponível para Linux, seja 32 ou 64 bits.

É só escolher a opção, fazer download e executa-lo sem problemas, como se fosse no windows.

E para seu conhecimento. No linux é bem mais rápido sim, se a maquina que usar, também ajudar né ? 

Erones Jose Santana

Erones Jose Santana

Bronze DIVISÃO 5, Programador(a)
há 3 anos Quarta-Feira | 13 janeiro 2021 | 19:29

Você tem o java instalado nessa maquina ? Esta com java instalado e atualizado ? 

A) Para Windows: EFDContribuicoes_w32-3.0.1.exe
B) Para Linux:  EFDContribuicoes_linux_x64-3.0.1.jar

Para instalar a versão linux do EFD Contribuições, é necessário adicionar permissão de execução, por meio do comando “chmod +x spedcontribuicoes_linux-3.0.1.bin”, ou conforme o Gerenciador de Janelas utilizado.

Seria interessante mais informações sobre o erro que você está tendo, contudo vamos começar instalando e configurando o Java 8, mais especificamente o OpenJDK 8.

A versão do OpenJDK 8 que está no seu repositório pode (ou não) ser suficiente, contudo o OpenJDK fornece um PPA.
OBS: Testado no KDE Neon (18.04).Adicionando o PPA:

sudo add-apt-repository ppa:openjdk-r/ppaAtualizando a lista de repositórios (isso se o comando a cima não realizar esse procedimento de forma automática):

sudo apt updateInstalando o OpenJDK 8:
sudo apt install openjdk-8-jdkDefinindo que o OpenJDK 8 é o padrão para o sistema:
sudo update-alternatives --config javaNo terminal irão aparecer as opções de java que você a disposição, selecione o numero referente ao OpenJDK 8:

Se não tem o java instalado na maquina, instale e execute esses comandos para funcionar.

sudo add-apt-repository ppa:webupd8team/java
sudo apt-get update
sudo apt-get install oracle-java8-installer

Ou consulte: https://plus.diolinux.com.br/t/instalacao-do-sped-fiscal/3328/2

Sidney Costa

Sidney Costa

Ouro DIVISÃO 2, Analista Sistemas
há 3 anos Quarta-Feira | 13 janeiro 2021 | 22:36

Downloads$ sudo apt install openjdk-8-jdk

Lendo listas de pacotes... Pronto
Construindo árvore de dependências       
Lendo informação de estado... Pronto

Alguns pacotes não puderam ser instalados.
Isto pode significar que
você solicitou uma situação impossível ou, se você está usando a
distribuição instável, que alguns pacotes requeridos não foram
criados ainda ou foram retirados da "Incoming".
A informação a seguir pode ajudar a resolver a situação:

Os pacotes a seguir têm dependências desencontradas:
 openjdk-8-jdk : Depende: openjdk-8-jre (= 8u275-b01-0ubuntu1~20.04) mas não será instalado
                 Depende: openjdk-8-jdk-headless (= 8u275-b01-0ubuntu1~20.04) mas não será instalado
                 Recomenda: libxt-dev mas não é instalável
E: Impossível corrigir problemas, você manteve (hold) pacotes quebrados.

LUCAS GRECCO RIBEIRO

Lucas Grecco Ribeiro

Iniciante DIVISÃO 4, Analista Fiscal
há 3 anos Segunda-Feira | 1 março 2021 | 17:02

@erones

Sim, a RFB sempre disponibiliza instaladores para ambiente Windows (32-bits) e Linux(32-bits e 64-bits). No entanto, os instaladores Linux parecem ter problemas estruturais. No meu caso, o programa acusa que não tenho as permissões necessárias para a execução do SPED- Contribuições. No entanto, não me parece o caso, já que estava logado como root da máquina e com 'chmod - R 000' ativado para a pasta do PVA.

Com isso, suspeitei de alguma incompatibilidade Java, mas executei o programa a partir do 'jre' 'zipado' no '.jar' da própria RFB. Em último caso, li o bytecode do inicializador do programa e parece que o programa, ao iniciar, executa testes de permissão do usuário, criando, durante a execução (runtime), arquivos e pastas para deletá-los logo em seguida. No entanto, isso não é possível para um arquivo '.jar'. Tanto é, que consegui hackear o programa, alterando o caminho para meu Desktop e acessei o PVA sem erro. No entanto, outras funções apresentaram problemas, como por exemplo importar um arquivo EFD.

Eu descrevi minha situação com mais detalhes em: www.vivaolinux.com.br

Assim sendo, alguém conseguiu instalar a versão Linux x64 do EFD-Contribuições de forma bem sucedida ? Se sim, poderia informar, por favor, a distribuição Linux utilizada ?


@Marcel Maia

Mto obg pela resposta. No caso, sou usuário Windows e gostaria de usar a versão Linux única e exclusivamente por ser 64-bits.

Muito obg

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.